Connect with us

Atualidade

Barcelos: Festa das Cruzes regressa com programa para todos os gostos

Resistência, João Pedro Pais, Paula Fernandes e Calema em destaque na programação musical

Publicado

on

“Felicidade e regozijo”, eram estes os sentimentos do presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino, quando, ontem, presidiu à apresentação oficial do programa da Festa das Cruzes. “Felicidade” pelo regresso da Festa após dois anos de interrupção devido à pandemia; “regozijo” porque se trata de uma excelente oportunidade para voltar a “realçar a importância da Festa, enquanto manifestação religiosa, social, cultural e económica”.

Momento da cerimónia (Foto: CMB)

Mário Constantino desafiou os barcelenses e visitantes a participarem, em massa, nas diversas atividades festivas, como forma de “exaltar as nossas tradições e ao mesmo tempo potenciar o convívio e as relações interpessoais”. O Presidente disse, também, que “o programa da Festa foi elaborado a pensar nos mais diversificados gostos da maioria das pessoas; um programa popular e mobilizador, tanto nas celebrações de culto, como nas demais manifestações culturais, recreativas e etnográficas.

Mário Constantino concluiu, dizendo que a Festa vai ter um custo de cerca de 430 mil euros, valor que o Município entende como um investimento na cultura, nas tradições, na economia local, no turismo local, e, não menos importante, no recreio, lazer e confraternização da população.

Vereadora da Cultura exalta autenticidade da Festa

“Preparamos um programa que venera a religiosidade, honra a tradição, promove o turismo, incentiva a economia e exalta a animação e o convívio”. Foi desta forma que Elisa Braga sintetizou a vastíssima programação dos cinco dias de festividades da primeira grande romaria minhota. A responsável pelo pelouro da Cultura do Município apresentou o programa realçando quatro grandes áreas: Religiosidade; Tradição; Cultura; Animação.

No que respeita à Religiosidade, no dia 3 – Feriado Municipal – realiza-se a Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz. Ainda na vertente religiosa, destaque para os famosos e tradicionais Tapetes de Pétalas de Flores Naturais, cuja inauguração acontece dia 29 de abril, no primeiro dia da Festa.

Vereadores e entidades presentes (Foto: CMB)

Quanto à Tradição, essa é uma caraterística que atravessa todo o período da Festa. Desde logo, com os Arcos de Romaria, passando pelo Folclore, e pelas Rusgas e Zés Pereiras, culminando com a imperdível Batalha das Flores, a realizar no dia 1º de Maio, dia tradicionalmente dedicado aos espanhóis, e que este ano acontece a um domingo.

Nomes grandes da música para animar a Frente Ribeirinha

De volta aos grandes espetáculos musicais, a primeira grande romaria do Minho leva ao palco da Frente Ribeirinha o grupo Resistência, João Pedro Pais, Paula Fernandes e os Calema.

Uma das mais emblemáticas formações da música portuguesa da primeira metade dos anos 90, Resistência, sobe a palco no primeiro dia das festas, dia 29, às 22h00, para apresentação do projeto que consistiu na união de esforços entre vários músicos, provenientes de diversas bandas, e na transformação, adaptação e nova orquestração de temas trazidos por eles (e não só) para uma vertente mais acústica e virada para uma valorização da “voz” como instrumento.

No dia seguinte, sábado, dia 30, é a vez do cantor e compositor português João Pedro Pais apresentar o álbum ‘Confidências’ (de um homem vulgar) e recordar alguns dos grandes êxitos como os temas ‘Mentira’, ‘Nada de Nada’, ‘Ninguém é de Ninguém’, entre outros.

Sala bem preenchida e com várias representações (Foto: CMB)

No dia 1 de maio, às 22h00, a cantora brasileira Paula Fernandes fará a apresentação do seu mais recente trabalho `Origens 2.0´, num espetáculo que promete uma atmosfera plena de sensações, emoções e muita vibração, com um repertório tocante e animado. Além de alguns temas inéditos, fazem parte deste concerto os seus grandes sucessos.

Para a noite do dia 2, véspera de feriado, está agendado o concerto da dupla Calema, com a apresentação dos seus trabalhos, prevendo-se uma noite com muita animação e que promete ser um reforço positivo para todos aqueles que os escutam, não só pela alegre e contagiante sonoridade, mas também, pela mensagem positiva que está implícita em cada batida.

Para encerrar a grandiosa Festa das Cruzes 2022, a Banda de Música de Oliveira, que este ano comemora o seu 240º aniversário, faz o concerto de encerramento, no dia 3, no palco da Avenida da Liberdade, tendo como convidado o Coral Magistrói.

E porque a tradição se mantém, na Festa das Cruzes não faltarão as arruadas dos Zés P’reiras, o folclore, as bandas filarmónicas, o Festival Lusogalaico e as rusgas minhotas que, quer no palco da Avenida da Liberdade, quer pelas ruas da cidade, animarão vários dias das festividades.

Também de regresso está o “Bamos às Cruzes”, continuando, assim, a aposta em atrair um grande número de jovens a esta romaria, com a promessa de animar os foliões com muita música e bares na Alameda das Barrocas, nos dias 29 e 30 de abril e 1 e 2 de maio.

Tradição

Mantendo a sua vertente tradicional, a Festa das Cruzes volta a ter como um dos pontos altos a Batalha das Flores (dia 1, às 16h00, na Avenida da Liberdade), este ano subordinada ao tema “Batalha pela Paz”.

A Festa das Cruzes tem, ainda, outros momentos marcantes como os seus belos Arcos de Romaria que se alinham ao longo do Campo da Feira, representando as freguesias do concelho.

E como não há festa sem fogo de artifício, a Festa das Cruzes reserva-lhe cinco sessões. No primeiro dia (29 de abril), tem lugar a sessão de fogo de abertura das festividades. No sábado, dia 30, contemple o maravilhoso espetáculo do Fogo da Ponte Medieval com as margens do Rio Cávado iluminadas por milhares de “lumes vivos”. O Fogo Piromusical pode ser visto a partir do Largo da Porta Nova, numa junção de pirotecnia com música, a acontecer no dia 1 de maio. Já no dia 2, o Fogo do Rio pode ser contemplado na Frente Ribeirinha e, para encerrar, assista no dia 3, ao Fogo Preso, no Largo Porta Nova.

Grupos etnográficos marcaram presença na cerimónia (Foto: CMB)

Religioso

No plano religioso, a Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz (dia 3 de maio, feriado municipal, às 16h30), na qual desfilam as cruzes das 89 paróquias do concelho, é o ponto alto desta romaria, e nela participa o novo Arcebispo Primaz de Braga, Dom José Cordeiro.

Já os majestosos tapetes de pétalas naturais, patentes no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, são ponto de passagem obrigatório para quem visita Barcelos por estes dias de festa, e podem ser vistos a partir do dia 29 de abril, às 17h30.

O dia 2 de maio é dedicado a “Barcelos no Caminho de Santiago” com uma caminhada pelo Caminho Português de Santiago, com início às 9h00 (concentração no Largo do Município), seguindo-se às 10h00 a inauguração do Parque do Peregrino, em Macieira de Rates.

Durante a tarde, poderá assistir à Conferência “A Viagem Peregrina no Caminho de Santiago”, no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, e na Galeria Municipal de Arte será inaugurada a exposição “Camiños – O Camiño e as Artes”.

Cartaz (Imagem: CMB)

Fotos e imagens: CMB.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Guimarães: Quatro detidos pelo crime de tráfico de estupefacientes

Publicado

on

No âmbito de um processo em investigação pelo crime de tráfico de estupefacientes, a decorrer na cidade de Guimarães, a PSP procedeu à realização de 4 buscas, sendo 3 delas domiciliárias, das quais resultou a detenção de 4 indivíduos, com idades compreendias entre os 36 e 58 anos, fortemente indiciados pelo crime de tráfico de produto estupefaciente, e a apreensão de: cocaína suficiente para cerca de 103 doses; heroína suficiente para cerca de 92 doses; a quantia de 3.680,00 euros em dinheiro; 1 viatura automóvel; 1 motociclo; 1 cofre; 5 telemóveis; e diverso material utilizado no corte, transporte e ocultação do estupefaciente.

Os detidos foram presentes no Tribunal Judicial de Guimarães, para primeiro interrogatório a aplicação de medida de coação.

“A PSP está e estará atenta ao tráfico de droga e criminalidade conexa”, afirma em nota.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Distrito de Beja: Atividade Operacional da PSP entre 20 e 26 de março

Publicado

on

O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Beja, no âmbito das suas competências de prevenção e combate permanente à prática de ilícitos criminais e contraordenacionais, no período entre 20 a 26 de março de 2024, na sua área de jurisdição, destaca o seguinte registou 01 crime de furto de objetos em interior de   estabelecimento comercial, tendo sido o suspeito intercetado e detido por furto de vários artigos no valor de 183,92 euros; 02 crimes de furto de objetos em interior de   veiculo automóvel, tendo num deles sido furtados vários objetos (incluindo 1 telemóvel), resultando o valor do furto em 1.700 euros; e, ainda, registados 5 (cinco) crimes de burla/abuso de confiança: Burla informática com utilização indevida de dados bancários no valor de 1.310 euros; Encomenda através da plataforma INSTAGRAM – o   item enviado, no valor de 50,00 euros que não corresponde ao item encomendado; Aluguer de veiculo por um determinado tempo que não foi entregue, ultrapassando a data celebrada no respetivo contrato de aluguer; Acesso indevido a conta bancária sem autorização do lesado em que foram feitas compras na internet no valor de 47,62 euros; Acesso indevido a conta bancária sem autorização da lesada em que foram feitas compras na internet no valor de 55,00 euros.

A Esquadra de Competência Territorial da PSP, sito na Rua D. Nuno Álvares Pereira, registou, ainda, 05 crimes por ameaças e agressões, uma que ocorreu junto à Escola de Santa Maria, outro no posto de abastecimento de combustível BP, outros 2 por agressões com roubo e seguido de fuga por parte dos suspeitos, num dos casos após as agressões foi subtraído o valor de 600 euros à vitima. Foi ainda registado 1 crime de violência doméstica em que a vitima acionou o botão de pânico após se ter envolvido em agressões com o ex-companheiro.

No âmbito do Policiamento de Visibilidade por parte desta PSP, foi abordado e intercetado na via pública um cidadão estrangeiro de 24 anos que tinha na sua posse 15 doses de haxixe. O suspeito foi constituído arguido e prestou TIR.

Foi detetada a tentativa de utilização de uma nota contrafeita, tendo sido a referida nota apreendida e elaborado o respetivo auto

Relativamente ao Núcleo de Armas e Explosivos, foram entregues por diversos cidadãos 9 armas de fogo que lhes pertenciam, as quais irão reverter a favor do estado.

A Esquadra de Trânsito da PSP registou, no período indicado, 3 acidentes rodoviários, tendo como resultado final, somente danos materiais.

De referir, ainda, que no âmbito das fiscalizações efetuadas, foram intercetados 2 suspeitos por condução de veículos sem habilitação legal.

No âmbito da Diretiva “Operação 2 Rodas – Agarre-se à Vida” está a decorrer a fiscalização de veículos motorizados de 2 rodas, durante o período de 19 a 24 de março.

Decorreu, na manhã de 22 de março, na Escola D. Manuel I, o exercício/simulacro “Active Shooter”.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Manuel Pizarro inaugura obras de requalificação do Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha

Publicado

on

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, inaugurou, ontem de manhã, em Albergaria-a-Velha, as obras de requalificação do Centro de Saúde que, desde 2021, foi alvo de um projeto de beneficiação faseado, num investimento a rondar um milhão de euros.

Afirmando ser um profundo convicto da descentralização, Manuel Pizarro elogiou a obra realizada pelo Município e afirmou que o equipamento de saúde ia “ficar muito melhor com a Câmara a tomar conta”, na medida em que será possível dar uma resposta mais rápida, beneficiando as pessoas. Respondendo a uma preocupação do Presidente da Autarquia, António Loureiro, sobre os valores da transferência de competências, o ainda ministro reconheceu que o “pacote financeiro” deve ser melhorado. Quanto ao grande desafio do futuro, referiu a promoção da saúde, essencial ao nível dos cuidados primários, de forma a evitar o desenvolvimento de doenças crónicas e evitáveis que depois congestionam os hospitais.

António Loureiro, por seu lado, defendeu que a beneficiação do edifício do Centro de Saúde permite mais espaço, melhores condições para a prestação de cuidados de saúde a todos os Albergarienses e a capacidade para novos desafios. “Hoje, temos edifícios de qualidade e bons profissionais, com mais motivação.” No equipamento sede do Concelho trabalham atualmente 29 profissionais entre médicos, enfermeiros e assistentes.

Com as intervenções no edifício, o Município pretendeu devolver a dignidade formal e funcional às instalações, conferindo melhores condições de funcionamento e de prestação de um serviço de saúde, que deve dar respostas às tendências de desenvolvimento social da comunidade e às exigências cada vez mais rigorosas da escorreita e confortável prática profissional em benefício dos utentes.

O estado de degradação do edifício implicou iniciar a beneficiação na envolvente externa, para blindar as patologias daí provenientes, permitindo conferir mais qualidade no interior e restabelecer as condições mínimas de utilização funcional por parte dos utilizadores do edifício.

A primeira fase do projeto englobou três grandes áreas – a intervenção na cobertura, com a substituição dos materiais existentes e a colocação de novo isolamento térmico e hidráulico; a reconstrução de todo o sistema de águas pluviais; e o tratamento das paredes exteriores, de acordo com as patologias apresentadas, refechando e reparando todos os paramentos exteriores.

Já a segunda fase desenvolveu-se em dois cenários distintos. No interior, com a requalificação dos espaços (gabinetes médicos, sanitários, colocação de um elevador) e a melhoria das acessibilidades e funcionalidade, em cumprimento das normas existentes; no exterior, com a melhoria dos acessos e dos percursos, bem como a remarcação dos estacionamentos. Salienta-se que foi criado, no interior do recinto do Centro de Saúde, estacionamento privilegiado dedicado a pessoas com mobilidade condicionada e também para veículos de transporte das instituições de assistência social.

Impressionado com as obras efetuadas, Manuel Pizarro agradeceu ao Presidente da Câmara Municipal “por aceitar estes desafios com manifestos resultados.”

Foto: CMAV.

Continuar a ler

Mais lidas