Atualidade
Barcelos: Conferência “Alterações Hormonais e Sexualidade na Fibromialgia”
“Famílias de pessoas com Fibromialgia & Parentalidade”

Este será o tema da Conferência sobre a Fibromialgia, no dia 23 de maio, às 21 horas, no Hotel Bagoeira, em Barcelos, promovida pela Fibromialgia em Portugal e Instituto Renascer, em parceria com o Rotary Club de Barcelos e outras entidades. Contará com a presença da Direção do ACES-Cávado III Barcelos-Esposende.
O evento contará com as preleções e intervenções de Belandina Gil, médica Ginecologia-Obstetrícia; Paula Encarnação, da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho; Rita Fernandes, da Escola Superior da Saúde Santa Maria-Porto, e de Jorge Mandim, Diretor da Fibromialgia em Portugal.
Na sociedade atual, é importante desmistificar, e diminuir, o estigma associado a esta doença, que é invisível e incapacitante.
É importante lembrar que a fibromialgia é uma condição complexa e multifacetada, que afeta cada pessoa de maneira diferente.
É importante abordar e discutir a importância de uma abordagem holística para o tratamento da fibromialgia.
Na sociedade atual, a fibromialgia pode ter efeitos significativos nas pessoas, pois, muitas vezes, há uma falta de compreensão da condição e seus sintomas invisíveis. Isso pode levar à estigmatização e ao preconceito, o que pode afetar a autoestima e a saúde mental das pessoas que vivem com fibromialgia. A fibromialgia é uma condição complexa e multifacetada que pode afetar negativamente o sistema imunológico dos pacientes.
A data de 12 de maio, foi escolhida para lembrar o aniversário de Florence Nightingale, uma enfermeira inglesa do exército britânico que melhorou a assistência médica e fundou a primeira Escola de Enfermagem, mas que se tornou uma doente crónica afligida por esta doença, e acamou nos últimos 50 anos da sua vida, pois muitos dos seus sintomas eram semelhantes, e seriam mais tarde identificados, aos da Fibromialgia e do Síndrome de Fadiga Crónica / Esclerose Múltipla.
A Fibromialgia é considerada uma doença do sistema nervoso central, acompanhada pelas especialidades de Neurologia, Reumatologia, com uma equipa multidisciplinar e requer tratamentos de reabilitação permanentes, pois os doentes apresentam lentificação motora e cognitiva.
O FIBROMIALGIA EM PORTUGAL foi criado em 2009, é destinado a pessoas que sofrem de fibromialgia em Portugal (https://www.facebook.com/groups/146473919672)
A defesa e promoção dos direitos e interesses das pessoas com Fibromialgia-Dor e suas famílias, A ideia é partilhar, conversar e publicar informação sobre a doença, tratamentos, trocas de experiências, sendo gerido por Jorge Mandim e Ana dos Santos.
Mas, o que é a Fibromialgia?
A Fibromialgia, segundo a Sociedade Portuguesa de Reumatologia, caracteriza-se «por queixas dolorosas neuromusculares difusas. Outras manifestações que acompanham também as dores são a fadiga, as perturbações do sono e os distúrbios emocionais».
Quais são os sintomas?
Os seus sintomas variam de pessoa para pessoa, em termos de intensidade.
Estas manifestações podem variar em relação à hora e ao dia, com mais frequência de manhã, e agravam-se com: a atividade física, mudanças climatéricas, a falta de sono e com o stress.
Outras alterações associadas a esta doença são: a fadiga, que normalmente se mantém ao longo do dia; ansiedade; perturbações na atenção, concentração e memória; e problemas gástricos e síndrome de cólon irritável.
A fibromialgia atinge desde crianças, jovens a adultos; usualmente são diagnosticados entre os 20 e 50 anos, mas aumentando a incidência com a idade. Estima-se que cerca de 2% a 4 % da população, embora mais prevalente em idade adulta, que cerca de 85% sejam mulheres e 15% de homens.
Um doente com Fibromialgia vê alterados os sintomas quando colocado numa situação de stress, afetam a sua condição psicológica, física.
Fibromialgia é uma condição complexa e pouco compreendida, caracterizada por dor músculo-esquelética crônica generalizada, associada à rigidez matinal, depressão, ansiedade, alterações do humor, fadiga crónica, perturbações cognitivas e do sono.
Falar de Fibromialgia é falar de Dor…
Esta dor pode ir de moderada a severa, e causa endurecimento/rigidez por todo o corpo. Pode ser debilitante, causar solidão, ansiedade e depressão.
Os doentes com Fibromialgia são acusados de serem psicologicamente frágeis e isso contribui para o aumento da manifestação da doença…
A Fibromialgia foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde em 1992, com o código CID 10 – M79.7
Em Portugal, foi reconhecida, em 2003, pela Direção Geral da Saúde através da Circular Informativa nº 27/DGCG de 03/06/2003-DGS-Direção-Geral da Saúde; Norma nº 017/2016 – 27/12/2016 – Atualização 13/07/2017 – Abordagem Diagnóstica da Fibromialgia – Para: Médicos do Sistema de Saúde
A Organização Mundial de Saúde (OMS) atualizou, em 1 de janeiro de 2022, com um novo código, a Dor e Fibromialgia – atualização Internacional de Doença – CID – código CID 11 – MG 30.01.
O impacto da fibromialgia na sociedade é evidente em várias áreas, incluindo na saúde, no trabalho e na economia. Por exemplo, estudos mostram que as pessoas com fibromialgia têm um risco maior de desenvolver outras condições de saúde, como a depressão, a ansiedade e a síndrome do intestino irritável. Além disso, a dor crónica e a fadiga podem levar a uma diminuição da capacidade de trabalhar e realizar tarefas diárias, o que pode levar a um aumento das taxas de desemprego e da necessidade de apoio social.
Imagem: FP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca