Atualidade
Barcelos: Conferência “Alterações Hormonais e Sexualidade na Fibromialgia”
“Famílias de pessoas com Fibromialgia & Parentalidade”

Este será o tema da Conferência sobre a Fibromialgia, no dia 23 de maio, às 21 horas, no Hotel Bagoeira, em Barcelos, promovida pela Fibromialgia em Portugal e Instituto Renascer, em parceria com o Rotary Club de Barcelos e outras entidades. Contará com a presença da Direção do ACES-Cávado III Barcelos-Esposende.
O evento contará com as preleções e intervenções de Belandina Gil, médica Ginecologia-Obstetrícia; Paula Encarnação, da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho; Rita Fernandes, da Escola Superior da Saúde Santa Maria-Porto, e de Jorge Mandim, Diretor da Fibromialgia em Portugal.
Na sociedade atual, é importante desmistificar, e diminuir, o estigma associado a esta doença, que é invisível e incapacitante.
É importante lembrar que a fibromialgia é uma condição complexa e multifacetada, que afeta cada pessoa de maneira diferente.
É importante abordar e discutir a importância de uma abordagem holística para o tratamento da fibromialgia.
Na sociedade atual, a fibromialgia pode ter efeitos significativos nas pessoas, pois, muitas vezes, há uma falta de compreensão da condição e seus sintomas invisíveis. Isso pode levar à estigmatização e ao preconceito, o que pode afetar a autoestima e a saúde mental das pessoas que vivem com fibromialgia. A fibromialgia é uma condição complexa e multifacetada que pode afetar negativamente o sistema imunológico dos pacientes.
A data de 12 de maio, foi escolhida para lembrar o aniversário de Florence Nightingale, uma enfermeira inglesa do exército britânico que melhorou a assistência médica e fundou a primeira Escola de Enfermagem, mas que se tornou uma doente crónica afligida por esta doença, e acamou nos últimos 50 anos da sua vida, pois muitos dos seus sintomas eram semelhantes, e seriam mais tarde identificados, aos da Fibromialgia e do Síndrome de Fadiga Crónica / Esclerose Múltipla.
A Fibromialgia é considerada uma doença do sistema nervoso central, acompanhada pelas especialidades de Neurologia, Reumatologia, com uma equipa multidisciplinar e requer tratamentos de reabilitação permanentes, pois os doentes apresentam lentificação motora e cognitiva.
O FIBROMIALGIA EM PORTUGAL foi criado em 2009, é destinado a pessoas que sofrem de fibromialgia em Portugal (https://www.facebook.com/groups/146473919672)
A defesa e promoção dos direitos e interesses das pessoas com Fibromialgia-Dor e suas famílias, A ideia é partilhar, conversar e publicar informação sobre a doença, tratamentos, trocas de experiências, sendo gerido por Jorge Mandim e Ana dos Santos.
Mas, o que é a Fibromialgia?
A Fibromialgia, segundo a Sociedade Portuguesa de Reumatologia, caracteriza-se «por queixas dolorosas neuromusculares difusas. Outras manifestações que acompanham também as dores são a fadiga, as perturbações do sono e os distúrbios emocionais».
Quais são os sintomas?
Os seus sintomas variam de pessoa para pessoa, em termos de intensidade.
Estas manifestações podem variar em relação à hora e ao dia, com mais frequência de manhã, e agravam-se com: a atividade física, mudanças climatéricas, a falta de sono e com o stress.
Outras alterações associadas a esta doença são: a fadiga, que normalmente se mantém ao longo do dia; ansiedade; perturbações na atenção, concentração e memória; e problemas gástricos e síndrome de cólon irritável.
A fibromialgia atinge desde crianças, jovens a adultos; usualmente são diagnosticados entre os 20 e 50 anos, mas aumentando a incidência com a idade. Estima-se que cerca de 2% a 4 % da população, embora mais prevalente em idade adulta, que cerca de 85% sejam mulheres e 15% de homens.
Um doente com Fibromialgia vê alterados os sintomas quando colocado numa situação de stress, afetam a sua condição psicológica, física.
Fibromialgia é uma condição complexa e pouco compreendida, caracterizada por dor músculo-esquelética crônica generalizada, associada à rigidez matinal, depressão, ansiedade, alterações do humor, fadiga crónica, perturbações cognitivas e do sono.
Falar de Fibromialgia é falar de Dor…
Esta dor pode ir de moderada a severa, e causa endurecimento/rigidez por todo o corpo. Pode ser debilitante, causar solidão, ansiedade e depressão.
Os doentes com Fibromialgia são acusados de serem psicologicamente frágeis e isso contribui para o aumento da manifestação da doença…
A Fibromialgia foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde em 1992, com o código CID 10 – M79.7
Em Portugal, foi reconhecida, em 2003, pela Direção Geral da Saúde através da Circular Informativa nº 27/DGCG de 03/06/2003-DGS-Direção-Geral da Saúde; Norma nº 017/2016 – 27/12/2016 – Atualização 13/07/2017 – Abordagem Diagnóstica da Fibromialgia – Para: Médicos do Sistema de Saúde
A Organização Mundial de Saúde (OMS) atualizou, em 1 de janeiro de 2022, com um novo código, a Dor e Fibromialgia – atualização Internacional de Doença – CID – código CID 11 – MG 30.01.
O impacto da fibromialgia na sociedade é evidente em várias áreas, incluindo na saúde, no trabalho e na economia. Por exemplo, estudos mostram que as pessoas com fibromialgia têm um risco maior de desenvolver outras condições de saúde, como a depressão, a ansiedade e a síndrome do intestino irritável. Além disso, a dor crónica e a fadiga podem levar a uma diminuição da capacidade de trabalhar e realizar tarefas diárias, o que pode levar a um aumento das taxas de desemprego e da necessidade de apoio social.
Imagem: FP.
Atualidade
Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.
Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.
O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.
Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.
No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.
Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Vila do Conde: Três detenções por furto

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.
Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.
Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.
No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.
Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade11 meses atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares