Atualidade
Barcelos: Câmara vai investir 1,5 milhões de euros em modernização e segurança dos sistemas informáticos

A Câmara Municipal de Barcelos vai investir cerca de 1,5 milhões de euros na modernização e na segurança dos sistemas informáticos. O anúncio foi feito ontem, em conferência de imprensa, pelo presidente da Câmara, que deu conta que estava terminado o trabalho de investigação interna, relativamente ao ataque informático de que foi alvo o Município, na noite de 2 de outubro do ano passado.
Mário Constantino, acompanhado pelo vice-presidente da Câmara, Domingos Pereira, pelo vereador do Urbanismo, Carlos Eduardo Reis, e pelo coordenador da investigação interna e da reposição dos sistemas, Ricardo Oliveira, afirmou que o relatório final do incidente já foi remetido às autoridades policiais que investigam este crime, e que, “segundo as informações dos especialistas que coadjuvaram os serviços municipais na análise e investigação do incidente, se tratou de um ataque deliberado e malicioso tendo como objetivo causar danos e perturbações”. O incidente afetou a prestação de vários dos serviços que se suportam em plataformas informáticas, tendo-se materializado de duas formas: a habitual encriptação dos computadores de postos de trabalho, sistemas e dados, e a complementar destruição em massa de alguns suportes de dados.
Fazendo a cronologia do incidente, o autarca assegurou que logo que foi detetado o primeiro sinal de um problema nos sistemas informáticos, o Município agiu de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor a normalidade operativa.
Mário Constantino acrescentou, também, que, segundo os intervenientes envolvidos na investigação do ataque, “a antiguidade de vários dos sistemas existentes (com as correspondentes fragilidades) pode ter contribuído para a extensão dos danos causados”.
Ataque informático afetou mais os serviços do e-Urbanismo
Numa primeira fase, praticamente todos os serviços municipais ficaram afetados pelo ataque informático, mas, entretanto, já foram recuperados e estão em pleno funcionamento, ressalvando-se a situação da plataforma do e-Urbanismo, que foi a que registou mais anomalias, e que só gradualmente poderá voltar à normalidade. Segundo Carlos Eduardo Reis, vereador do Urbanismo, embora o ataque tenha atingido cerca de 3,5 milhões de ficheiros, na prática, e com efeitos perniciosos, o incidente afetou 3.926 processos, muitos deles já quase finalizados. E foi para obviar esta situação que foi comunicado aos técnicos e requerentes a criação de uma plataforma de recuperação, na qual poderiam voltar a descarregar os seus processos. Assumindo que o ciberataque causou atrasos e muitos inconvenientes, o responsável do urbanismo assegura que, neste momento, para os processos novos não existem quaisquer constrangimentos e que nos restantes está a ser feito um enorme esforço de recuperação do tempo perdido, que, calcula, seja de cerca de três meses. Carlos Eduardo Reis agradeceu, nessa tarefa, não só o empenho e esforço dos funcionários municipais, como enalteceu a colaboração e compreensão dos munícipes e outros requerentes face à gravidade da situação vivida.
1,5 milhões de euros para modernizar e reforçar os sistemas informáticos do Município
Aproveitando o encontro com os jornalistas, o presidente da Câmara lamentou os “transtornos causados na relação do Município com os seus munícipes” e referiu que o Município vai proceder a um plano de “renovação informático que melhore os serviços prestados e reforce significativamente a cibersegurança dos sistemas”. Nesse sentido, avançou que já está a ser preparado um conjunto de medidas a implementar ao longo do ano, e que vão ao encontro das boas-práticas da cibersegurança, que vai implicar um investimento a rondar um milhão e meio de euros (1,5 milhões).
Esse investimento comporta, entre outros, a implementação um “Plano de Cibersegurança”, a substituição da plataforma de gestão documental, a compra de soluções biométricas tanto para os serviços online como para os equipamentos dos trabalhadores, a instalação de dois novos Datacenter – um de produção que aloje todas as soluções do Município, e um segundo Datacenter de backup para que, em caso de algum incidente, a atividade da Câmara possa prosseguir com os seus serviços com a menor entropia possível. Além destes investimentos mais significativos, o Plano incluiu outros como melhorar a ligação dos equipamentos municipais por fibra ótica, adquirir, disponibilizar acesso à informação e serviços do Município através de APPs, aplicações para dispositivos móveis, e adquirir equipamento para o centro de digitalização no Município de Barcelos.
Foto: CMB.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca