Connect with us

Atualidade

Barcelos: Câmara mostra limpeza do Cávado aos líderes municipais

Publicado

on

A Câmara de Barcelos organizou uma jornada de trabalho com os líderes municipais dos partidos com representação na Assembleia e presidentes de junta das freguesias ribeirinhas, sobre limpeza de jacintos de água e outras espécies infestantes no Rio Cávado.

Num primeiro momento, nos Paços do Concelho, o chefe da Divisão do Ambiente apresentou as linhas gerais da legislação relativas aos recursos hídricos, explicando que qualquer intervenção que se faça nos rios e ribeiros tem de ter parecer e autorização da APA – Agência Portuguesa do Ambiente. Ruy Machado deixou o pedido para que quem testemunhe algum atentado ambiental comunique de imediato ao SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza da GNR – Guarda Nacional Republicana, para que esta força da autoridade possa agir o mais rapidamente possível. O SEPNA é o serviço especial da GNR a quem compete “zelar pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares referentes a conservação e proteção da natureza e do meio ambiente, dos recursos hídricos, dos solos e da riqueza cinegética, piscícola, florestal ou outra, previstas na legislação ambiental, bem como investigar e reprimir os respetivos ilícitos”.

Foto: CMB.

A limpeza dos jacintos tem de ser contínua

Relativamente aos trabalhos que têm vindo a ser efetuados no Rio Cávado, o coordenador dessa operação, Armando Carvalho, elucidou os participantes sobre o está a ser feito, vincando que estes trabalhos têm de ser executados de forma contínua. “O verão é muito problemático, já que, com as altas temperaturas e baixo caudal, muito facilmente os jacintos se multiplicam em colónias extensas. Não é possível erradicar esta praga, mas com trabalho contínuo e sistemático é possível controlá-la” garantiu.  

Reiterando que o plano que está a ser desenvolvido mereceu aprovação prévia do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas –, Armando carvalho mostrou vídeos e fotografias da área de intervenção, explicando que nessas tarefas são usadas plataformas flutuantes equipadas com gruas, embarcações de apoio, retroescavadora e barreiras de contenção.

Foto: CMB.

Após o encontro com os autarcas das freguesias ribeirinhas e os líderes dos partidos com representação na Assembleia Municipal, seguiu-se uma viagem de barco, durante a qual o coordenador dos trabalhos explicou todo o processo, os meios e as técnicas utilizadas, pelo que todos os participantes nesta jornada tiveram oportunidade de ver in loco o que tem vindo a ser feito e o estado atual do Rio Cávado, no que respeita à limpeza das espécies infestantes.

Fotos: CMB.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas