Atualidade
Autarquia de Sintra organiza colóquio sobre “O Património do Romance”

O Património do Romance é o mote para o colóquio organizado pela Câmara Municipal de Sintra, que acontecerá no dia 23 de abril, das 10h00 às 18h00, no MFC – Museu Ferreira de Castro.
Nesta iniciativa, em pleno coração da Vila de Sintra, será abordada e debatida a importância do romance para o património histórico e cultural português, pelos oradores Carlos Jorge F. Jorge, Gabriel Rui Silva, Liberto Cruz, Manuel Matos Nunes, Miguel Real e Vítor Viçoso.
Enquanto género literário, o romance tem sido o instrumento, por excelência, de representação artística do tempo em que se escreveu. Não apenas da exploração dos cantos mais recônditos da condição humana, em que as grandes obras se tornam intemporais por representarem o homem e a mulher de sempre, mas também na fixação permanente de tudo o que de exterior existe e onde esse mesmo humano se move: a paisagem, os aglomerados populacionais, a vida social, política, cultural e mental.
Neste sentido, o romance constitui-se como um inestimável repositório de conhecimento acerca do tempo e do espaço, extrapolando as fronteiras da arte e da fruição estética, para tornar-se igualmente testemunho patrimonial da época em que foi vivido, pensado e escrito.
Durante a manhã, Carlos Jorge F. Jorge, Gabriel Rui Silva e Liberto Cruz, irão desenvolver os seguintes temas, respetivamente: “As máscaras do Viajante” (Ferreira de Castro), “A Pedra e a Pena: A Catedral de Manuel Ribeiro” e “História e ficção em Kaos, de Ruben A.”, seguido de debate.
“A Lisboa que se vê das janelas d’A Velha Casa”, “Saramago, vida e obra” e “As narrativas do fim em Raul Brandão, Carlos de Oliveira e José Cardoso Pires” são os temas a serem mencionados, e posteriormente debatidos, por Manuel Matos Nunes, Miguel Real e Vítor Viçoso, no período da tarde.
A participação nesta iniciativa é gratuita, mediante a inscrição prévia para o número de telefone 219 238 828 ou e-mail.
Os oradores
Carlos Jorge F. Jorge (Lisboa, 1944). Professor emérito da Universidade de Évora, onde ensinou Literatura Comparada e Teoria da Literatura. Autor de uma dezena de obras, entre “Figuras do Tempo e do Espaço: para uma Leitura Literária dos Textos de Viagens” (2001) e “Moradas, Aparições e Intrigas: Gótico, entre o Terror e o Melodrama” (2017). Mantém inúmeras publicações no site ACADEMIA.EDU
Gabriel Rui Silva (Almada, 1956). Doutor em Literatura Portuguesa, leitor e docente em França e Itália, foi Investigador Integrado no Centro de Estudos em Letras (Universidade de Évora). De entre os seus estudos, destaque para “Manuel Ribeiro, o Romance da Fé” (2011) e “Eduardo Metzner: Vida e Obra de um Sem-Abrigo” (2014).
Liberto Cruz (Sintra, 1935). Poeta, ensaísta, biógrafo, tradutor, conferencista. Foi docente das Universidades de Rennes, Nantes e Vincennes (França), e Conselheiro Cultural da Embaixada de Portugal em Paris. Além das biografias de Júlio Dinis e de Ruben A. (esta em parceria com Madalena Carretero Cruz) tem-se interessado por autores como António José da Silva, José Cardoso Pires, Blaise Cendrars e Marquês de Sade.
Manuel Matos Nunes. Licenciado em Economia e em Línguas e Literaturas Modernas, é doutor em Estudos Portugueses com a tese “José Régio, o eu superlativo – o ciclo romanesco A Velha Casa e outros escritos autobiográficos” (2013). Investigador do Centro de Estudos Regianos de Vila do Conde, é também autor de estudos sobre Ferreira de Castro e Mário Dionísio, entre outros.
Miguel Real, professor do ensino secundário e investigador do CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Europeias e Lusófonas da Universidade de Lisboa, é também romancista. Entre Narração, Maravilhoso, Trágico e Sagrado em “Memorial do Convento” de José Saramago (1998) e “Fátima e a Cultura Portuguesa” (2018), é autor de mais de duas dezenas de ensaios de âmbito histórico, filosófico, literário e sociocultural.
Vítor Viçoso. Vítor Manuel Pena Viçoso é professor aposentado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se doutorou em Literatura Portuguesa (1989). É autor de ensaios sobre Raul Brandão, Alves Redol, Carlos de Oliveira e José Saramago, entre outros. De destacar os livros “A Máscara e o Sonho – Vozes, Imagens e Símbolos na Ficção de Raul Brandão” (1999) e “A Narrativa Neo-Realista – As Vozes Sociais e os Universos da Ficção” (2011).
Imagem: DR.
Atualidade
“Méduse” chega ao MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra
Depois de passar pelo Festival d’Avignon

O coletivo francês Les Bâtards Dorés estará em Portugal, pela primeira vez, para apresentar o espetáculo “Méduse”, no âmbito do MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra, organizado pelo teatromosca.
Duplamente premiado no Festival Impatience, em Paris, (Prémio do Júri e do Público) e apresentado, em 2018, no prestigiado Festival d’Avignon, onde foi considerado um dos espetáculos-sensação daquela edição, “Méduse” reabre o processo referente ao naufrágio da Medusa – um dos desastres marítimos mais infames do século XIX. A tragédia atraiu atenção internacional, não apenas pela sua importância política, mas também pelo sofrimento humano e significativa perda de vidas que envolveu. O episódio foi igualmente perpetuado na célebre obra “A Balsa da Medusa”, de Théodore Géricault.
Em “Méduse”, o coletivo francês encena um julgamento que dista 200 anos deste naufrágio: um duelo verbal onde se procura encontrar culpados, uma resposta, uma explicação para os acontecimentos e questiona se será possível formular um julgamento sem se ter vivido a experiência. A partir desse questionamento, a dramaturgia desmorona-se para dar lugar à performance e à experimentação. Longe da História e das suas versões oficiais, Les Bâtards Dorésmergulharão com o público no abismo.
Ainda dentro do MUSCARIUM#11, este jovem coletivo francês também mergulhará no início do processo de criação do espetáculo “Matadouro” em coprodução com o teatromosca, com banda sonora original de The Legendary Tigerman e estreia marcada para 2026. Afirmando a aposta na internacionalização, o teatromosca estará, do mesmo modo, a trabalhar na coprodução que une a companhia de dança finlandesa Kekäläinen & Company, a companhia de dança da Galiza, Colectivo Glovo, e a companhia de teatro Leirena Teatro, de Leiria, “Conversas com Formigas”, que estreará igualmente em 2026.
Celebrando a francofonia, a décima primeira edição do MUSCARIUM contará ainda com mais dois espetáculos de companhias francesas, “éMOI”, de Tiphaine Guitton, pela Petite Compagnie, e “L’Invention du Printemps“, pela La Tête Noire – La Compagnie.
Em 2025, o festival estende-se até à Alliance Française de Lisboa, onde decorrerá um encontro dedicado à criação teatral contemporânea francesa e onde poderá ser visitada a exposição “Micro-Folie”, uma experiência digital que junta mais de cinco mil obras de arte de diferentes instituições culturais.
O MUSCARIUM#11 decorrerá de 1 a 21 de setembro, em vários espaços do concelho de Sintra e reunirá artistas e companhias como a Imaginar do Gigante, MUSGO Produção Cultural, Krisálida, Mia Meneses,María de Vicente e Tristany Munduque apresentará um concerto-performance único na emblemática Sala da Música do Palácio de Monserrate.
A programação completa do MUSCARIUM#11 poderá ser consultada em www.teatromosca.com e inclui espetáculos de teatro, dança, música, performance, debates, lançamentos de livros, conversas e encontros entre públicos e artistas. Destaque para o debate sobre o futuro da cultura em Sintra, no âmbito das eleições autárquicas 2025 e que terá a presença dos principais candidatos e candidatas à presidência da Câmara Municipal de Sintra.
Os bilhetes para os espetáculos já se encontram à venda na BOL e locais habituais, com valores que variam entre os 5 € e 7 €. O concerto-performance de Tristany Mundu tem o valor único de 12 €. Os ensaios abertos, debates, lançamentos de livros, encontros e a festa de encerramento do festival são de entrada livre.
Imagem: DR.
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Torne-se amigo da Metropolitana de Lisboa na temporada 2025/2026

A Metropolitana de Lisboa, criada em 1992, desenvolve um projeto único no contexto nacional e muito raro no panorama internacional. Assenta o seu valor numa atuação transversal, cruzando o ensino especializado com a prática da música. Uma orquestra (OML) e três escolas (Conservatório de Música, Escola Profissional e Academia Nacional Superior de Orquestra) dão corpo a este projeto musical de eleição, que tem vindo a formar centenas de músicos profissionais.
O quotidiano da Metropolitana caracteriza-se pela convivência de diferentes gerações num mesmo edifício (a sua sede, instalada no edifício da antiga Standard Eléctrica, em Lisboa), com a energia inerente à intensa partilha musical entre alunos, professores, músicos profissionais e funcionários administrativos.
Para que este projeto possa consolidar-se e crescer, não basta a atividade que todos eles desenvolvem. A música que fazemos tem como destinatário o público. Sem ele, a nossa missão ficaria incompleta; com ele, ainda podemos fazer mais.
Junte-se aos Amigos da Metropolitana, um grupo de associados que, através do seu contributo e da sua presença, é chamado a participar ativamente na vida da instituição.
Imagem: ML.
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Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
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