Atualidade
Ansião: Autarquia homenageia Dr. Travassos, o “Médico do Povo”

O Município de Ansião prestou uma especial homenagem ao Dr. Fernando Travassos no dia em que completaria 100 anos de vida.
No dia 1 de fevereiro, algumas iniciativas foram levadas a cabo para assinalar o centenário do Dr. Travassos, o “médico do povo” ansianense, defensor das tradições e apoiante da força associativa do concelho que o acolheu e onde desenvolveu a sua carreira profissional e um exemplar humanista que perdurará na memória de todos quantos tiveram o privilégio de com ele partilhar alguns momentos.
A partir das 10h30, o Consultório da Memória, inaugurado em 2019, abriu as suas portas, no âmbito do “Dia Aberto”, para receber todos os que quiseram visitar e revisitar o espaço de perpetuação da atividade clínica desta figura ímpar que, não sendo originária do concelho, nele escolheu viver desde 1949 e morrer, em 2018.
No período da tarde, teve lugar, no Auditório da Câmara Municipal, o Colóquio “Dr. Travassos, O Médico do Povo”, no qual marcou presença a Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques, e alguns membros da comunidade para dar o seu testemunho relativo ao contacto que tiveram com este ser que se tornou lendário. As diversas participações tiveram em comum a manifestação da admiração e do carinho que o médico colheu na comunidade que escolheu como sua.
Este foi, também, um momento para o Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, dirigir algumas palavras de apreço a todos os profissionais de saúde que, nos últimos dois anos, têm tido um papel preponderante na luta contra a pandemia que nos assola. Também Rosa Reis Marques referiu ser aquele um momento para celebrar a esperança num futuro mais risonho e saudável que o presente e o passado mais recente.
Seguiu-se a inauguração do busto do Dr. Fernando Travassos, da autoria do escultor Pedro Figueiredo, outrora aluno do ansianense Fernando Freire, cerimónia que finalizou com a atuação da Cantata do Rancho Típico de Alvorge, coletividade de que o médico foi o primeiro membro honorário.
O local escolhido para a implantação do busto, junto à Praça do Município, foi aquele que, no dia da inauguração do espaço dedicado ao seu espólio, 10 de agosto de 2019, acolheu a “Oliveira SNS”, plantada numa parceria entre o Município de Ansião e a Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, em reconhecimento ao criador do Serviço Nacional de Saúde, António Arnaut. A partir de agora, nele passará a evocar-se também outra personalidade que se entregou de corpo e alma ao serviço local de saúde.
Foto: CMA.
Atualidade
Combater o esquecimento – a demência nos dias de hoje e do futuro

Setembro é o mês mundial da Doença de Alzheimer, e afinal o que é esta doença tão temida? A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que se desenvolve de forma insidiosa. Existem várias formas de demência, no entanto, a doença de Alzheimer representa cerca de 60-70% de todas as demências (1). Ocorre geralmente após os 60 anos e tipicamente afeta a zona do cérebro responsável pelo pensamento, a memória e a linguagem.
A Organização Mundial da Saúde estima que em todo o mundo existam 47.5 milhões de pessoas com demência, e que em 2030 quase duplique e em 2050 quase triplique. Na Europa, em 2019, apontavam para mais de 193 mil e 500 pessoas com demência (2). Portugal representa o 4º país com mais casos por cada mil habitantes (3)
“Ando a ficar mais esquecido …” – Esta é a queixa habitual pela qual as pessoas recorrem ao médico por receio desta doença. No entanto, a perda de memória nem sempre é sinónimo de demência e existem outras situações médicas que podem apresentar sintomas semelhantes, como os enfartes, a depressão, o alcoolismo, entre outros.
Devemos suspeitar de demência de Alzheimer em qualquer idoso com início insidioso de perda da memória associada a dificuldade em executar tarefas familiares, perda de noção do tempo e desorientação, problemas da linguagem, trocar o lugar das coisas, alteração da personalidade ou comportamento, e perda de iniciativa (4). Na presença de perda de memória associada a pelo menos um destes sintomas, devemos procurar um profissional de saúde.
Apesar de não haver uma causa bem esclarecida para o desenvolvimento da demência de Alzheimer, existem vários fatores que podem reduzir o risco. A alimentação saudável e variada, o exercício físico, o treino cognitivo através de jogos de raciocínio, ler, escrever, atividades culturais, cozinhar, jardinagem, entre outros, e sono reparador estão entre os fatores que contribuem para travar a progressão. Além disso, é também importante o controlo da diabetes, da hipertensão arterial e do colesterol.
Comece já hoje a mudar o seu risco!
Referências:
1 – World Health Statistics, World Health Organization, 2015
2 – Alzheimer Europe, 2019
3 – Health at a Glance 2017.
4 – Centers for Disease Control and Prevention, Alzheimer’s Disease.
Por: Rita Vale Lima (Interna de Medicina Geral e Familiar da USF Ronfe).
Atualidade
Viana do Castelo: Serviço de Apoio ao Cidadão disponibiliza agendamento online

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de colocar ao dispor dos munícipes o Agendamento Online, exclusivamente de acesso ao sistema de filas de espera para o Serviço de Apoio ao Cidadão, garantindo maior comodidade e rapidez no atendimento, antes de se deslocarem presencialmente.
O cidadão pode, assim, agendar a sua deslocação para atendimento técnico presencial para diversos serviços, nomeadamente Atendimento Geral, Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia (CRCUE), Cemitérios, Taxas e Licenças, Urbanismo – Informações, Urbanismo – Levantamento de Documentos e Urbanismo – Requerimentos.
Esta nova valência visa facilitar o acesso do cidadão aos serviços, que podem agora marcar os seus atendimentos por meio do smartphone ou do computador, evitando filas de espera e prevenindo os serviços, permitindo mais tranquilidade na hora do atendimento.
As regras gerais de funcionamento do atendimento e/ou o agendamento para o atendimento técnico presencial podem ser consultadas em: https://www.cm-viana-castelo.pt/viver/informacoes-uteis/horarios-de-atendimento/
O Serviço de Apoio ao Cidadão conta com atendimento presencial todos os dias úteis, das 9h00 às 16h30, integrando, ainda, atendimento telefónico através do número 258 809 304, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00.
Foto: CMVC.
Atualidade
Braga: Detenção por roubo e resistência e coação a Polícias

Ontem, pelas 12h45, a PSP recebeu uma chamada telefónica a comunicar que um indivíduo havia praticado um roubo a um cidadão, tendo-o agredido violentamente e, de seguida, colocou-se em fuga.
A PSP acionou os meios policiais no sentido de o localizar, tendo de imediato sido intercetado, o autor do roubo, um cidadão com 37 anos de idade.
Durante a abordagem policial, o mesmo teve um comportamento bastante agressivo para com os Polícias, tendo-os insultado, ameaçado e agredido.
Pelo exposto, foi o mesmo detido sendo presente no Tribunal Judicial da Comarca de Braga.
Foto: DR.
-
Atualidade2 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade1 ano atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade1 ano atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade2 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade4 meses atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade2 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação
-
Atualidade1 ano atrás
Barcelos recebe RallySpirit Altice 2022