Connect with us

Atualidade

Anadia: Prémios Escolares Rodrigues Lapa entregues na passada quarta-feira

Publicado

on

O Município de Anadia distinguiu os melhores alunos das escolas do concelho, no ano letivo 2022-2023, com a atribuição do Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa, numa cerimónia que decorreu, esta quarta-feira, 13 de dezembro, no Cineteatro Anadia.

O Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa foi criado, em 1996, pela Comissão das Comemorações do Centenário do Nascimento do Professor Doutor Manuel Rodrigues Lapa, com o duplo objetivo de homenagear o filólogo anadiense e de distinguir os alunos das escolas de Anadia com melhor aproveitamento escolar no final do 2º e do 3º ciclos do ensino básico, do ensino secundário e do ensino profissional.

A sessão começou com um momento cultural, protagonizado por alunos do Colégio Nossa Senhora da Assunção de Famalicão. Uma viagem pela vida do patrono do Prémio, Manuel Rodrigues Lapa, começando no nascimento, passando pela infância, juventude, idade adulta, e terminando na sua morte e no legado que deixou.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, felicitou os alunos premiados “pela excelência dos resultados alcançados, pelo esforço e dedicação ao estudo”, esperando que este prémio seja “um incentivo para fazerem mais e melhor, independentemente do caminho que quiserem seguir a nível profissional e até pessoal”.

A autarca salientou que este prémio escolar “é uma oportunidade de lembrar a vida e obra de um ilustre conterrâneo, Rodrigues Lapa, e de, ao mesmo tempo, premiar o trabalho de alunos do nosso concelho”.

A edil anadiense recordou que Rodrigues Lapa contribuiu para “a formação de cidadãos de bem, continuando a ser lembrado enquanto exemplo a seguir: exemplo de força, determinação, resiliência, coragem e persistência”.

Maria Teresa Cardoso destacou o papel da família e dos professores, que, “cada vez mais, deve desenvolver-se em parceria, na arte de formar cidadãos para a vida, íntegros, esclarecidos, sensíveis, solidários e justos”. “A família e os professores, pela proximidade que estabelecem com os alunos, são uma fonte de valores importantíssima. Lealdade, respeito, responsabilidade e tolerância são apenas alguns exemplos”, afirmou ainda.

À semelhança do que aconteceu nos anos anteriores, o Lions Clube da Bairrada voltou a associar-se a este galardão escolar premiando os melhores alunos do 12º ano na disciplina de Língua Portuguesa, das escolas dos concelhos de Anadia e Oliveira do Bairro, área de abrangência do Clube.

A cerimónia terminou com um momento musical protagonizado por Hugo Floro, músico e professor anadiense, Raquel Almeida, psicóloga e entusiasta pelo canto, e Gabriel Floro, estudante de violino no Conservatório de Música de Águeda.

Foto: CMA.

Atualidade

Loures: Três detidos em operação de fiscalização

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, realizou, no dia 28 de dezembro, uma operação de fiscalização na Vila da Pontinha da qual resultaram 3 detenções: 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal; 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e resistência e coação sobre funcionário; e 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e tráfico de estupefacientes.

A PSP apreendeu 232 doses individuais de haxixe; 23 doses individuais de cocaína; 2 facas com resíduos de estupefaciente; e 443,48 euros em numerário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Detido por posse de arma proibida

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 27 de dezembro na Vila de Pontinha, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 62 anos, suspeito da prática do crime de detenção de arma proibida.

Tendo sido solicitada a comparência da polícia na sequência de uma desordem supostamente envolvendo armas brancas, foi possível intercetar o agora detido, logo após ter agredido, de forma grave, na face, um outro indivíduo, na posse de uma soqueira.

O detido foi notificado e libertado para comparecer perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amadora: Prisão Preventiva para dois jovens por roubos à mão armada

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 28 de dezembro, cerca das 01h00, na Mina d’Água – Amadora, procedeu à detenção de dois homens, com 16 e 17 anos de idade, por serem suspeitos da prática de 2 crimes de roubo qualificado.

No passado dia 24 de dezembro, dois suspeitos, depois de acionarem o serviço de entrega de refeições através da plataforma GLOVO, abordaram o funcionário e, sob ameaça de arma de fogo e uma faca, subtraíram-lhe a comida e o dinheiro. No dia 27 de dezembro, com a mesma forma de atuar, a mesma dupla conseguiu vitimar outra pessoa, consumando novo roubo, mas subtraindo uma quantia monetária maior.

“O cometimento de crimes violentos e graves merece especial atenção por parte da Divisão Policial da Amadora, designadamente por impactar diretamente com o sentimento de segurança da população e este caso não foi exceção”, sublinha a PSP. Foram desencadeadas diversas diligências para identificar os suspeitos da prática dos crimes, quando, no dia seguinte – 28 de dezembro – se preparavam para praticar um novo crime, com o mesmo modus operandi, foram surpreendidos em flagrante delito pelos polícias, que os abordaram, identificaram e apreenderam uma arma que se veio a apurar ser de alarme, balaclavas e uma navalha. Foram realizadas diligências de recolha de prova nos dois crimes, que sustentaram a emissão de mandado de detenção por autoridade de polícia criminal, procedendo-se à detenção dos suspeitos tendo-lhes sido aplicada, pelo Tribunal de Mafra, a medida de coação de prisão preventiva.

Foi ainda identificada uma criança, a quem foi apreendido o telefone utilizado para acionar o serviço resultado do qual foram cometidos os crimes.

“A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, sendo este tipo de detenções decisivo pela dissuasão de grupos de autores com pretensões idênticas, a par da manutenção das medidas de prevenção criminal necessárias ao fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança”, conclui a PSP.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas