Connect with us

Atualidade

Anadia: “Conferências de Outono” com balanço positivo, segundo o Município

Publicado

on

O debate em torno da Economia Circular e da Descarbonização encerrou o ciclo de “Conferências de Outono”, promovido pelo Município de Anadia, em parceria com a FNWay Consulting. A última sessão decorreu na passada sexta-feira, 18 de novembro, com a presença do ex-ministro do Ambiente, Carlos Borrego; a jurista e gestora Paula Policarpo; e a engenheira Ana Maria Couras como oradores principais. A moderação esteve a cargo de Luís Mira Amaral, ex-ministro da Indústria e Energia.

Para Luís Mira Amaral, “a economia circular vai criar novas cadeias de valor que irão permitir desacoplar o crescimento económico”. Por sua vez, Carlos Borrego considera que “não é só falar sobre as alterações climáticas, é necessário melhorar o uso dos recursos”, sublinhando que “Portugal tem uma economia pouco eficiente e pouco produtiva”.

Paula Policarpo referiu que “as respostas para mudar já existem. Falta agora implementá-las”. Ana Maria Couras abordou a questão da economia circular, salientando que “a circularidade da economia vai impor uma reflexão do que é a sociedade”.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, faz um balanço global “positivo” da iniciativa, considerando que o mundo vive hoje “um período particularmente difícil”, face a um conjunto de constrangimentos derivados da inflação, da instabilidade dos mercados e da questão das energias, com um forte reflexo no quotidiano das pessoas e das empresas.

“Esta foi uma tentativa de fazer uma reflexão à volta destas matérias e, obviamente tentar sensibilizar para trabalharmos em alternativas”, afirma a autarca. O ciclo de conferência iniciou-se com a temática da Energia, a que seguiu o Crescimento Económico e a Produtividade, terminando com a Economia Circular e a Descarbonização. “Tratam-se de temas atuais, com que nos debatemos no nosso dia a dia, e que merecem uma reflexão mais aprofundada”, explica.

Maria Teresa Cardoso refere, ainda, que a iniciativa pretendeu, também, “sensibilizar os nossos governantes da importância, cada vez maior, de se olhar para o reflexo que estes temas, nomeadamente o da energia, têm na indústria e na economia em geral”. A presidente da Câmara Municipal assegurou que iniciativa é para ter continuidade no próximo ano, abordando, obviamente, outros temas pertinentes. Deixou uma palavra de agradecimento a todos os oradores que aceitaram este desafio, bem como às pessoas que participaram nas conferências.

Foto: CMA.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas