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Atualidade

“Alto Minho 4D – Viagem no Tempo”

Em maio, a CIM Alto Minho continua a assinalar os 15 anos, promovendo a rede de 10 rotas cronológicas culturais, baseadas na história e nos bens patrimoniais do Alto Minho

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A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) continua a assinalar os seus 15 anos e, no mês de maio, aposta na promoção turística do “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo”, um projeto dinamizado em conjunto com os seus 10 municípios associados, e que agora volta a ser relançado. Esta ação visa ainda assinalar o Dia Internacional dos Museus – a celebração desta data é realizada desde o dia 18 de maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento.

O “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo” é uma rede de 10 rotas cronológicas culturais baseadas na história e nos bens patrimoniais do Alto Minho. São elas: a Rota da Arte Rupestre e do Megalitismo, a Rota dos Castros, a Rota do Romano, a Rota do Românico ao Gótico, a Rota dos Mosteiros, a Rota dos Descobrimentos, a Rota dos Castelos e Fortalezas, a Rota do Barroco, a Rota da Arquitetura Tradicional e a Rota do Moderno ao Contemporâneo.

A proposta é explorar estas rotas a partir das designadas “Estações ou Porta do Tempo” em cada concelho do Alto Minho

O Alto Minho é detentor de um inestimável património histórico e arqueológico, sendo visível por todo o território inúmeros monumentos funerários (como dolmens ou antas); vestígios de povoados fortificados, conhecidos como castros, cividades ou citânias; castelos e torres medievais; igrejas e mosteiros tradicionais; pontes e paços; antigas fortificações militares de defesa do litoral e magníficas fortalezas seiscentistas.

É toda esta oferta cultural diversificada que se procura valorizar e promover no âmbito do projeto “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo”, nomeadamente através de novos produtos turísticos sistematizados numa rede de dez rotas, baseados na autenticidade, originalidade e diferenciação, num contexto cada vez mais globalizado e de acentuada competitividade, contribuindo para uma maior mobilidade turística na região, mas também para a criação de experiências únicas para quem nos visita.

Como ponto de partida para a visitação de uma rota, foi selecionado um espaço físico em cada concelho do Alto Minho, que incorporou uma solução de base comum em termos de design, equipamentos (tecnologia multidimensional e equipamento multimédia) e valências relacionadas com essa rota. Estes espaços de musealização adotaram a designação de “Estação ou Porta do Tempo”, apresentando-se como centros de recursos partilhados sobre uma determinada rota, com um conjunto de atrações e experiências interativas e multimédia que dão o mote para uma “viagem no tempo” que pode ser feita de duas formas distintas: uma viagem por uma determinada época ou temática por todo o Alto Minho ou uma viagem ao longo do tempo no Alto Minho, cruzando diversas épocas ou temáticas, constituindo-se cada itinerário como elemento estruturador e unificador do território.

Toda a informação sobre estas rotas: https://www.altominho.pt/pt/visitar/experiencias/rotas-alto-minho-4d/

Imagem: CIM-AM.

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Barcelos: Condicionamento na Ponte de Santa Eugénia

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Devido à realização das obras do fecho da Circular Urbana – Nó de Santa Eugénia/Gamil, o trânsito na Ponte de Santa Eugénia vai ser feito de forma alternada, a partir de 25 de junho.

Esta situação advém do facto de ser necessário executar trabalhos de instalação de coletores de grande dimensão que vão drenar as águas pluviais para o Rio Cávado e exigem a abertura de valas de grande dimensão.

Assim, para assegurar a total segurança dos automobilistas e trabalhadores da obra, o trânsito será feito de forma alternada e regulado por semáforos.

O Município de Barcelos apela aos condutores, que tenham outras alternativas, o favor de evitarem a passagem na Ponte.

Estas obras de instalação de condutas deverão demorar cerca de dois meses.

Entendendo os incómodos que esta situação vai causar, a verdade é que, após o fecho da circular estar concluído, resultarão enormes vantagens para a fluidez do trânsito para quem entra e sai da Cidade.

Imagem: CMB.

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Cinco detenções em operação de prevenção criminal desenvolvida na baixa da cidade do Porto

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O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto, no dia de ontem, realizou mais uma operação policial que teve como objetivo a prevenção e combate à criminalidade de forma a promover a segurança, ordem e tranquilidade pública e de reforço do sentimento de segurança dos cidadãos, na área da baixa da cidade do Porto.

Da presente operação, desenvolvida através do efetivo da 1ª Divisão Policial, resultou a detenção de 01 cidadão por especulação (venda de cigarros avulso); 02 por venda ilegal de conjuntos de jogos de fortuna ou azar; e 02 por tráfico de estupefacientes.

A PSP apreendeu Haxixe, Cocaína e Liamba suficientes para cerca de 216, 28 e 14 doses individuais, respetivamente; a quantia de 441 €; 75 conjuntos de jogos de fortuna ou azar (poker); 36 cigarros; e 01 faca.

Os detidos foram notificados para comparecerem junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

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Universidade do Minho proporciona batismo de voo a 75 alunos de Engenharia Aeroespacial

Estão ligados ao curso com a melhor média nacional e, no sábado, vão testar aeronaves em Cerveira

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Setenta e cinco estudantes de Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho vão realizar o seu batismo de voo este sábado, dia 22 de junho, no aeródromo do Alto Minho (Cerval), em Vila Nova de Cerveira. A manhã começa com workshops de mecânica, planos de voo e meteorologia. A oportunidade para rasgar as nuvens é a partir das 11h00 e, depois, das 14h00. No hangar prevê-se vários ultraleves prontos para sobrevoar as margens do rio Minho e com o apoio de diversos pilotos e engenheiros.

Neste Programa de Adaptação ao Meio Aéreo, os estudantes vão dar asas ao sonho e testar a nível prático o que aprenderam na teoria, resume o diretor da licenciatura e do mestrado em Engenharia Aeroespacial da UMinho, Gustavo Dias. Os alunos, quase todos do 1º ano daqueles cursos, poderão ainda recolher informações e questionar os profissionais do aeródromo para projetos que têm desenvolvido nas aulas.

Por exemplo, na licenciatura em Engenharia Aeroespacial – que tem a nota mínima de entrada mais alta do país (18.86 valores) –, uma das disciplinas exige construir um planador com materiais em fim de vida de empresas da região, além de se aplicar conhecimentos de mecânica, eletrónica e comunicação. Já no mestrado, o desafio é fazer um balão meteorológico para, após subir e rebentar na atmosfera dentro de semanas, ser detetado por GPS e daí analisar-se os dados obtidos de temperatura, humidade e outros indicadores.

A iniciativa no Cerval tem a parceria da recém-criada Associação de Estudantes de Engenharia Aeroespacial da UMinho e da Escola de Engenharia da UMinho. A opção pelo aeródromo de Cerveira em vez do de Braga deve-se a questões de segurança, pois está fora das principais linhas de operação aeronáutica comercial. A UMinho e o Aeroclube do Alto Minho assinaram em 2023 um protocolo para projetos neste domínio e os municípios de Cerveira e Valença estão também disponíveis para investir na construção de um hangar para a investigação da UMinho.

O aeródromo de Cerval é considerado um dos mais importantes da Península Ibérica, com cerca de sessenta aeronaves inscritas. Tem igualmente interesse histórico, pois em 1933 o pioneiro da aviação estado-unidense Charles Lindbergh ficou sem fuel no seu hidroavião Lockheed e fez uma amaragem forçada no rio Minho, em Friestas, Valença, que foi assim projetada na imprensa mundial. Em 1997, foi erigido um monumento alusivo próximo do local.

Foto: UM.

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