Atualidade
AICCOPN: 131 anos ao serviço das empresas e do setor da construção e imobiliário
Ontem, dia 13 de agosto, a AICCOPN celebrou o seu 131º Aniversário

“Os pilares que a AICCOPN sempre promoveu e defendeu – Rigor | Qualidade | Mestria – que sustentam a nossa atuação e caracterizam a nossa identidade, continuam a nortear a estratégia para enfrentar os desafios futuros e para criar oportunidades para os/as Associados/as, no mercado nacional e internacional”, começa por afirmar a Associação.
As Empresas do Setor da Construção e do Imobiliário “têm-se destacado pela sua resiliência e capacidade de manter uma trajetória de crescimento, apesar do cenário macroeconómico europeu e português complexo que vivemos e que continua a evidenciar um elevado nível de incerteza, em face da evolução da inflação e do nível das taxas de juro, a que acrescem constrangimentos setoriais, como a falta de mão de obra e a evolução dos preços das matérias-primas, da energia e dos materiais de construção”, continua.
No âmbito do Investimento Público, tendo por referência os montantes disponíveis no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e no Portugal 2030 e os prazos de execução estabelecidos, “torna-se evidente, tal como temos vindo a defender, a necessidade uma maior celeridade no processo execução dos fundos europeus, de modo a incentivar e possibilitar uma maior inovação, a transição energética, a promover uma maior coesão social e territorial e um desenvolvimento mais eficiente e sustentável, em convergência com os restantes países europeus”, afirma.
A AICCOPN destaca a “importância de apoiar e incentivar, aquele que é um desafio transversal, a capacitação das nossas Empresas na revolução tecnológica e digital em curso no Setor, com a adaptação à Construção 4.0, que se tem afirmado como o caminho natural para o aumento de competitividade e produtividade. É essencial promover a formação profissional, assim como o recurso às novas tecnologias e a sua implementação na atividade desenvolvida, designadamente através da adoção de novos processos construtivos, como a construção off-site ou modular, a procura de soluções inteligentes e sustentáveis, com uma maior aposta na formação e capacitação dos recursos humanos em novas competências, como o BIM, a impressão 3D e a realidade aumentada. Esta é uma condição incontornável e necessária para que, em conjunto com as nossas Empresas, possamos evoluir e potenciar o crescimento do Setor, da economia e do nosso País”.
A AICCOPN, no âmbito dos Serviços e do apoio prestado aos/às seus/suas Associados/as e na promoção e desenvolvimento do Setor da Construção e do Imobiliário, encontra-se a preparar um conjunto de novas iniciativas, na expectativa de contribuir para um impacto positivo junto das Empresas, arrancando já no dia 8 de setembro, com a Conferência “Os Desafios da Construção 4.0: Da Descarbonização à Transição Digital” que, além das matérias em debate, integrará a Cerimónia de distinção das Empresas Qualificadas com a Marca da AICCOPN: R.U.-I.S. – Reabilitação Urbana Inteligente e Sustentável, que promove os princípios de respeito pelas boas práticas empresariais, pela segurança, com uma consciência ambiental.
Estão, igualmente, em agenda, ações no âmbito da Contratação Pública, do Programa “Mais Habitação”, das Alterações à Lei Laboral, da “Construção Segura e Saudável”, entre outras de relevante interesse para o exercício da atividade, no seguimento do trabalho contínuo desenvolvido conjuntamente com o Governo, com o instituto regulador, o IMPIC, com a ACT e com as demais entidades que intervêm e tutelam direta e indiretamente o Setor.
A AICCOPN, com 131 anos de história, “considerando a sua missão e os seus valores, continuará atenta às necessidades das Empresas, procurando de forma ativa, eficiente e mobilizadora, corresponder aos desafios dos/das Associados/as, alicerçada numa dinâmica de crescimento e desenvolvimento sustentável do Setor que representa”, conclui.
Imagem: AICCOPN.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca