Connect with us

Atualidade

“Águas Passadas”, de João Tordo selecionado ao Fiction Mallorca Pitch

Publicado

on

O livro “Águas Passadas”, uma obra da autoria do escritor João Tordo, será adaptado para o formato série, encontrando-se a produção a cargo da Caracol Studios. O projeto, ainda em fase de desenvolvimento, foi selecionado para o Fiction Mallorca Pitch, onde será apresentado pela produtora do Projeto, Joana Domingues, sendo a única série portuguesa em competição.

“Já perdi a conta ao número de leitores que me pediram uma série de TV inspirada em Águas Passadas. E, na verdade, quando escrevi o livro, sempre pensei que, um dia, a adaptação teria de ser feita – a Pilar e o Cícero merecem passar da página ao ecrã. Adaptar esta história e reinventar estas personagens, que me são tão queridas, em formato de série, é uma responsabilidade para com todos os leitores destes livros e com o material original que talvez seja um dos desafios mais interessantes do meu ofício.” afirmou João Tordo, autor da obra original e responsável pela adaptação da mesma.

A realização deste projeto ainda em fase de desenvolvimento será da responsabilidade de Bruno Gascon, criador da primeira série portuguesa a ser premiada no Conecta Fiction 2022 (O Último Lobo, uma coprodução Caracol Studios e SPi) que acaba de filmar a série “Irreversível” para a RTP e cuja longa metragem “Pátria”, também produzida pela Caracol, estreia a 19 de outubro nos cinemas nacionais. “Desde que li o livro senti que ele era uma série à espera de acontecer, por isso é entusiasmante não só para mim poder trazer para esse formato este livro do João que, tem todos os ingredientes que um bom thriller deve ter e cujas personagens têm a profundidade que procuro trazer para todos os meus projetos, como ainda por cima poder contar com o João enquanto responsável pela adaptação”.

“Águas Passadas” foi apresentado a 17 de outubro na secção competitiva do Fiction Mallorca Pitch. Para Joana Domingues é interessante que “ainda numa fase tão embrionária e de desenvolvimento o projeto tenha captado interesse internacional. Pretendemos aproveitar esta oportunidade para estabelecer pontes para uma possível coprodução sendo que neste momento estamos totalmente focados no desenvolvimento desta série de forma a dá-lhe a dignidade que o livro merece.”

O Fiction Mallorca Pitch é um evento audiovisual que concentra a sua atividade na formação, promoção e networking do setor audiovisual das Ilhas Baleares com o setor nacional e internacional e decorreu entre 17 e 19 de outubro.

Sobre o autor

João Tordo é considerado um dos melhores escritores portugueses da sua geração e os seus livros estão publicados em vários países, incluindo França, Itália, Alemanha, Hungria, Espanha, Croácia, Sérvia, México, Argentina, Brasil, Uruguai ou Colômbia. Venceu o prémio José Saramago em 2009, com o romance As Três Vidas. Foi ainda finalista dos prémios Portugal Telecom, Fernando Namora, Melhor Livro de Ficção Narrativa da SPA e Prémio Literário Europeu. Para além de escritor, é também guionista tendo estado mais recentemente envolvido na equipa que escreveu a primeira e a segunda temporada de Rabo de Peixe).

Sinopse “Águas Passadas”: Durante treze dias de janeiro de 2019, a chuva cai sem misericórdia sobre Lisboa. É quando aparece a primeira vítima, na praia de Assentiz: uma jovem de quinze anos trazida pela maré.

O seu corpo apresenta marcas de sofisticada malvadez. A primeira agente no local é Pilar Benamor, uma subcomissária da PSP cuja coragem e empenho em descobrir a verdade ocultam segredos dolorosos.

A jovem vítima é Charlie, filha de um empresário inglês, mas logo a vítima de um segundo crime brutal um rapaz de dezassete anos aparece na floresta de Monsanto, em condições inenarráveis.

Estas duas mortes prematuras e violentas abrem caminho a uma investigação que irá descarnar a alta sociedade portuguesa e o submundo do crime. Ao longo desse inclemente mês de Inverno, Pilar desbrava caminho na investigação, contra tudo e todos e com a ajuda de Cícero, um misterioso eremita.

Desobedecendo a ordens superiores e colocando a própria vida em risco, vai penetrar no mundo escuro e tenebroso de um psicopata, enquanto luta com os fantasmas que há muito carrega: um pai polícia que morreu em serviço, um vício que a consome e a vulnerabilidade num mundo dominado por homens.

Imagem: DR.

Atualidade

Católica Porto Business School adere à Associação de Escolas de Negócios Africanas

Oportunidade para fomentar ainda mais a colaboração intercontinental

Publicado

on

Em linha com a sua estratégia de internacionalização, a Católica Porto Business School aderiu à Association of African Business Schools (AABS), uma organização de reconhecimento internacional, que define padrões de educação empresarial em África e que reúne escolas de negócios de vários países africanos e europeus.

“Acreditamos no potencial que existe em África, não só a nível das competências transferíveis, que emergem dos contactos multiculturais que esta relação proporciona, mas também em tópicos onde acreditamos que as escolas de negócios africanas podem abrir caminho para uma discussão muito rica,” salienta João Pinto, diretor da Católica Porto Business School, acrescentando que “vemos esta adesão como uma grande oportunidade para fomentar ainda mais a colaboração intercontinental, promover padrões globais e contribuir para o desenvolvimento de profissionais para uma sociedade global, sustentável e ética.”

A Católica Porto Business School mantém uma relação de cooperação e proximidade com o continente africano, em vários projetos e desafios. E um dos principais eixos de atuação, já com mais de uma década, é a cooperação ao nível da formação executiva, nomeadamente na gestão do Programa Atlântico, uma pós-graduação internacional em Gestão, de tripla diplomação, dada pelas três escolas de negócios das Universidades Católicas de Angola (Católica Luanda Business School), Brasil (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e Portugal (Católica Porto Business School). 

Para a Católica Porto Business School, integrar a Association of African Business Schools é uma excelente oportunidade de promover a colaboração entre escolas de negócios europeias e africanas, assente numa troca de perspetivas diversas e multiculturais, e apoiar de forma mais próxima o desenvolvimento do ensino e formação empresarial em África.

Foto: CPBS.

Continuar a ler

Atualidade

Espinho: Detido por suspeita de danos e tentativa de furto em veículo automóvel

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública, hoje, pelas 01H55, deteve 1 homem, de 28 anos, em Espinho, por suspeita de danos e tentativa de furto em veículo automóvel.

Após comunicação a esta Polícia a dar conta de que o indivíduo, momentos antes, tinha arremessado uma pedra de calçada contra o vidro de um automóvel que se encontrava devidamente estacionado na via pública, os polícias conseguiram intercetá-lo, ainda a escassos metros do local do crime, embora tivesse tentado a fuga, ao ser abordado.

O lesado, após ter ouvido um alarme a tocar, vindo do exterior, e também ter sido alertado por um vizinho que tinha ouvido o estilhaçar de um vidro, dirigiu-se ao veículo e verificou danos no vidro do lado do condutor e no para-brisas, bem como o habitáculo remexido, pelo que apresentou queixa na Esquadra Policial de Espinho.

Policias da valência de Investigação Criminal efetuaram as diligências necessárias no local, tendo o veículo sido transportado para as instalações policiais, a fim de ser submetido a perícia. A pedra de calçada foi apreendida, como medida cautelar. O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Aveiro, hoje, pelas 14H00, para conhecimento de eventual medida de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Força Aérea transporta recém-nascidos de Ponta Delgada

Publicado

on

Um avião C-130H da Força Aérea transportou ontem, 7 de maio, dois bebés recém-nascidos entre Ponta Delgada, nos Açores, e Lisboa.

Transportados em incubadoras, ao longo de três horas de voo, por forma a garantir a segurança e os cuidados de saúde neonatais essenciais, os bebés foram permanentemente monitorizados por uma equipa de saúde da Força Aérea, constituída por um médico e um enfermeiro, e por uma equipa de saúde civil.

O avião C-130H da Esquadra 501, sediado na Base Aérea Nº 6, no Montijo, partiu de Ponta Delgada às 18h40, aterrando no Aeródromo de Trânsito Nº 1, na Portela, às 21h50. À chegada a Lisboa, os recém-nascidos foram encaminhados, por ambulâncias do INEM, para uma unidade hospitalar local.

Este foi o quarto voo da Força Aérea dedicado ao transporte de doentes de Ponta Delgada, após o incêndio que deflagrou no Hospital do Divino Espírito Santo, tendo até ao momento já transportado dez pessoas. No passado domingo, um avião C-295M transportou durante a madrugada três doentes para a Ilha Terceira, enquanto durante a tarde um avião Falcon 50 transportou três doentes – dos quais duas grávidas – para a Ilha da Madeira; e, já durante a noite, o avião C-295M voltou a descolar para transportar mais dois doentes para a Ilha Terceira.

O transporte de doentes por via aérea é uma das missões que a Força Aérea dedica à população, através de um dispositivo em alerta permanente nos Açores, na Madeira e no Continente. Desde o início do ano, a Força Aérea já transportou 270 doentes, sobretudo entre ilhas dos Açores, entre ilhas da Madeira e entre os Arquipélagos e o Continente.

Foto: FAP.

Continuar a ler

Mais lidas