Atualidade
Adelino Canário designado presidente da Assembleia Geral do Laboratório Europeu de Recursos Biológicos Marinhos

A Presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da Região do Algarve saúda, publicamente, o professor universitário Adelino Canário, diretor do Centro de Ciências do Mar (CCMAR-Algarve) da Universidade do Algarve (UAlg) pela sua designação como presidente da Assembleia Geral do laboratório Europeu de Recursos Biológicos Marinhos.
O Laboratório Europeu de Recursos Biológicos Marinhos (EMBRC) é uma infraestrutura de investigação europeia, sediada em Paris, que oferece à comunidade académica, investigadores e empresas acesso a recursos marinhos, serviços, equipamentos e instalações. Para cumprir estes objetivos, reúne mais de 45 estações marinhas e centros de investigação de dez países: Bélgica, Espanha, França, Grécia, Itália, Israel, Noruega, Portugal, Reino Unido e Suécia, competindo à Assembleia Geral tomar as decisões relativas à estratégia, gestão e desenvolvimento científico.
Através do EMBRC, as instalações e instrumentos de ponta que integram estas estações marinhas e centros de investigação ficam acessíveis a toda a comunidade científica, funções consideradas por Adelino Canário “essenciais para a ciência, pois ao tornarem acessíveis instalações e equipamentos de ponta, estão a facilitar a realização de investigação de alto nível”.
Para além disso, “resultam de associações de vários países pelo que há um grande leque de oportunidades para investigadores portugueses poderem fazer investigação noutros países. São também um instrumento para as empresas desenvolverem ou aperfeiçoarem os seus produtos”, permitindo a partilha de boas práticas e a transferência de tecnologia para os mercados.
Segundo o novo presidente da Assembleia Geral, “Portugal tem tido um papel importante na criação e implementação do EMBRC. A eleição para presidir ao EMBRC é um reconhecimento desse papel e uma aposta no desenvolvimento contínuo daquela infraestrutura em que o CCMAR-Algarve coordena o nó nacional com a participação do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), Instituto do Mar (IMAR) e Algoteca de Coimbra (ACOI).”
O EMBRC foi oficialmente lançado em 2018, ano em que Adelino Canário foi nomeado vice-presidente da Assembleia Geral. Atualmente, os vice-presidentes são Simon Berkowicz, de Israel, e Koen Lefever, da Bélgica.
Na Região do Algarve e com verbas geridas na Região no Quadro Financeiro Plurianual ALGARVE 2020 foi aprovado e executada uma nova infraestrutura científica para o Laboratório nacional de referência, no Campus de Gambelas, Faro. Com uma despesa elegível de 8 milhões e 226 mil euros e uma comparticipação de 5 milhões e 100 mil euros de Fundos Europeus.
Natural de Faro, licenciado e doutorado em Biologia (Universidade de East Anglia, Reino Unido), Adelino Canário pertence aos corpos docentes da Universidade do Algarve desde 1983, onde é Professor Catedrático desde 1995. É, igualmente, Professor Catedrático Convidado da Shanghai Ocean University (China) há oito anos. Para além de uma atividade científica e docente, Adelino Canário foi um dos 95 investigadores de todo o mundo que assinaram um “Apelo Científico para Ações baseadas no Oceano para Combater a Crise Climática” lançado em 2 de novembro de 2021 na COP26, que decorreu em Glasgow (Escócia).
O CCMAR-Algarve é uma Instituição de Utilidade Pública e um dos principais centros europeus de investigação em ciências marinhas. Mais informações em www.ccmar.ualg.pt .
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional Gago Coutinho, em Faro e o grande número rotas aéreas de ligação às principais cidades europeias, bem como a Lisboa e ao Porto, a par das excelentes condições que a UAlg e a Região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a nossa Academia adquira um estatuto central e internacional.
Foto: DR.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca