Atualidade
Portucalense discute impacto da inteligência artificial na 6ª edição da Virtual Week
Empresas recorrem a ia para reduzir custos e gerar informação sobre os clientes

A Inteligência Artificial (IA) foi o tema escolhido pela Universidade Portucalense (UPT) para a 6ª edição da Virtual Week, que decorre de 10 a 12 de maio, sempre pelas 17 horas, e onde será analisado o seu impacto na sociedade e a importância para o tecido empresarial, como aposta estratégica de empresas para incrementar a produtividade, otimizar os processos e captar clientes.
De acordo com a International Data Corporation, os investimentos em IA serão acelerados nos próximos anos, estimando-se que superem os 110 mil milhões de dólares já em 2024.
Neste contexto, a mais-valia da utilização da IA está bem expressa pelo mercado de milhões onde as gigantes tecnológicas (Google, Amazon, Microsoft, Facebook, IBM) estão a investir, para incrementar os níveis de produtividade, otimizar processos e captar e manter clientes através da melhoria da experiência do serviço prestado.
Um relatório da Algorithmia “2021 enterprise trends in machine learning” revela que os projetos de IA/Aprendizagem Automática (AA) tornaram-se uma das principais prioridades estratégicas em muitas empresas e que, desde o ano passado, as organizações já começaram a aumentar os seus investimentos em IA/AA; 71% dos entrevistados indicaram que os seus orçamentos de IA/ML aumentaram em comparação com o ano anterior.
“A Netflix é um bom exemplo, porque utiliza um algoritmo de recomendações e usa a AA para analisar a grande quantidade de dados dos utilizadores e selecionar os conteúdos mais atrativos para cada, com o objetivo de os reter”, explica Fernando Moreira, professor catedrático do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT).
Assim, os principais objetivos das empresas, ao utilizarem AI, são reduzir custos, gerar informação e insights sobre os clientes, de forma a perceber o comportamento destes.
Fernando Moreira destaca ainda que as funcionalidades da IA e de outras tecnologias emergentes (IoT, blockchain, assistentes digitais, etc.) “permitem às empresas que adotam estas tecnologias de forma mais intensa que os seus concorrentes, acelerar significativamente o ritmo da inovação e gera novas mais valias”.
No dia 10, Paulo Alexandre Ribeiro Cortez, Professor Catedrático do Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho e diretor-adjunto do centro de I&D ALGORITMI, irá abordar a temática “Inteligência Artificial para Apoio à Decisão: Conceitos, Exemplos e Discussão”.
No segundo dia da iniciativa, a 11 de maio, Mário Figueiredo, Professor Catedrático e Distinto do IST, Cátedra Feedzai de Aprendizagem Automática, vai discutir a “Inteligência artificial: aspetos históricos e implicações atuais”.
E, no último dia, 12 de maio, Ana Paiva, Professora Catedrática do IST e Radcliffe Fellow da Universidade de Harvard, conduzirá a sua apresentação tendo por base a “Inteligência Artificial Social”.

Todas as sessões serão moderadas por Fernando Moreira e terão início às 17h00, com transmissão via Zoom.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas em https://webinars.upt.pt/?utm_source=sendinblue&utm_campaign=TECNOLOGIA%20%20EMPRESAS%20%20PORTUCALENSE%20DISCUTE%20IMPACTO%20DA%20INTELIGNCIA%20ARTIFICIAL%20NA%206%20EDIO%20DA%20VIRTUAL%20WEEK&utm_medium=email.
Imagem: UPT.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca