Atualidade
Sistema 38 PLUS da ECOSTEEL inova e destaca-se nos Prémios Red Dot 2022

Pela segunda vez, a ECOSTEEL vê a OTIIMA ser destacada com o prémio Red Dot 2022 na categoria Product Design, atribuído ao sistema 38 PLUS, o qual voltou a apresentar-se a concurso com um novo conceito de design e um novo sistema de engenharia: o fecho oculto no perfil central.
Com uma linha de visão de apenas 22 mm, este perfil central, com fecho invisível, proporciona à janela uma essência ainda mais minimalista, oferecendo toda a proteção contra intrusão, bem como uma melhoria da acústica e da inércia do perfil.
O fecho encontra-se perfeitamente integrado na capa central, o que lhe confere um caráter invisível, salvaguardando, assim, a estética e o aspeto minimalista inerente às janelas OTIIMA. Esta inovação traduz-se também num conjunto de melhorias a nível dos fechos das capas centrais.
Como explica Ricardo Cortês, responsável do departamento de ID&T, “este conceito, que já havia sido pensado entre portas, foi melhorado e posto funcional, o que lhe valeu um reconhecimento que veio reforçar a credibilidade da marca OTIIMA, a quem é atribuído, pela segunda vez, este prémio, depois de ter sido destacado em 2017”.
38 PLUS é um sistema exclusivo minimalista, caracterizado por um sistema de correr inovador. Trata-se de uma tecnologia que proporciona aos painéis envidraçados uma estabilidade superior, utilizando rolamentos verticais, oferecendo também um excelente desempenho em impermeabilidade, permeabilidade ao ar e resistência a cargas de vento.
Equipado, ainda, com um inovador sistema ANTI-FREEZE exclusivo, este tipo de solução permite anular o processo de condensação nos painéis de vidro, potencia o descongelamento de qualquer formação de gelo no interior do sistema de calhas, proporcionando uma melhor drenagem de água, mesmo sob condições climáticas extremas. Reúne, assim, características técnicas de alta qualidade combinadas com design minimalista que não descura a segurança e uma experiência de utilização intuitiva e simples.
Investigação Desenvolvimento & Tecnologia na ECOSTEEL
Constituído por uma equipa jovem, dinâmica e proativa, cujo foco é a inovação, o departamento de ID&T da ECOSTEEL tem objetivos claros para 2022: caminhar no sentido da otimização, desenvolvendo os mais variados projetos e prestando apoio no trabalho desenvolvido em obra, fábrica ou comercialmente. A principal missão do departamento de ID&T é pensar “fora da caixa”, criar o que não existe, o que também passa por agarrar uma ideia ou um projeto pensado anteriormente e transformá-lo num produto inovador. Ricardo Cortês, Mário Molho e André Almeida, que coordenam este departamento, sublinham que “desta forma, a carga de trabalho é maior do que se fosse algo construído de raiz, mas que o resultado final se revela recompensador. Foi seguindo esta linha de pensamento que nos levou a melhorar o sistema 38PLUS com o fecho oculto: uma ideia que conseguimos concretizar e foi recentemente reconhecida com o Prémio Red Dot, na categoria Product Design”.

Os Prémios Red Dot Design são considerados um dos mais prestigiados concursos internacionais na área do design de produto. Em 2022, designers, escritórios de design e fabricantes de cerca de 60 países inscreveram os seus produtos nos Prémios Red Dot na categoria de Design de Produto. Sob o lema “Em busca do bom design e inovação”, os 48 membros internacionais do júri Red Dot avaliaram cada um dos produtos, tendo em conta, não só a funcionalidade e inovação dos mesmos, como também o design.
Foto: DR.
Imagem: DR.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca