Atualidade
Barcelos: Meio milhão de euros para pagar projetos do Orçamento Participativo
Verbas ainda dizem respeito aos anos de 2020 e 2021

A Câmara Municipal vai liquidar 500 mil euros referente às verbas em atraso das comparticipações relativas aos Orçamentos Participativos referentes aos anos de 2020 e 2021. Uma decisão tomada em reunião do executivo e que se destina aos projetos vencedores, cuja concretização incidiu no território de cada uma das freguesias contempladas.
Assim, a Junta de Freguesia de Barcelinhos vai receber até um valor máximo de 50 mil euros para a execução do “Parque Canino de Barcelos”. Iguais montantes vão receber outros projetos, casos da Junta de Freguesia de Gilmonde, para a “Requalificação/restauro e conservação da área envolvente da Capela da Nossa Senhora da Salvação”; da Junta de Freguesia de Macieira de Rates com verbas de até 40 mil euros para o projeto “Pensar no Futuro é Agir Agora”, um montante até 50 mil euros destinado ao “Posto Avançado de Emergência” e idêntico valor para executar a iniciativa “Porta do Sol – Viver em harmonia com a natureza”.
Outros dos projetos financiados são os que contemplam a Junta de Freguesia de Oliveira, valores também até 50 mil euros, destinados ao “Auditório Natural”; a Junta de Freguesia de Rio Covo Santa Eugénia para a “Renovação do Polidesportivo”; e a Junta da União de Freguesias de Alvito e Couto, com igual valor para o “Parque de Desportos Radicais”.
Finalmente, ainda no que respeita ao Orçamento Participativo de 2020 e 2021, serão liquidadas as verbas à Junta da União de Freguesias de Chorente, Góios, Courel, Pedra Furada e Gueral para o projeto “Caminho de Santiago – felicidade e segurança”, e à Junta da União das Freguesias de Durrães e Tregosa para executar o projeto “Porta do Neiva”. Ambas as comparticipações podem atingir os 50 mil euros.
Lista completa das deliberações:
PROPOSTA Nº 1. Aprovar, e posteriormente enviar à Assembleia Municipal para apreciação e votação, os documentos de Prestação de Contas do ano económico de 2021;
PROPOSTA Nº 2. Aprovar a atualização do Inventário do Património Municipal, a qual deve ser submetida à Assembleia Municipal;
PROPOSTA Nº 3. Aprovar submeter a proposta de Concessão de comparticipações financeiras às Freguesias e Uniões de Freguesias, no âmbito do Orçamento participativo à Assembleia Municipal; que após a aprovação da presente proposta, o pagamento das comparticipações financeiras seja precedido de inspeção realizada para o efeito, por trabalhadores habilitados do Município de Barcelos e apresentação de comprovativos da realização das despesas.
PROPOSTA Nº 4. Aprovar a proposta de serviço BarcelosBus Especial Cruzes, no âmbito da elaboração de um plano de mobilidade que facilite o acesso ao centro da cidade nos dias em que decorre a Festas das Cruzes, cujo custo se estima em 3.602,99 euros +IVA; aprovar os Planos de Sinalização e Cortes de Trânsito propostos e a aquisição da sinalização correspondente, nomeadamente, painéis de pré-informação, num total de 46 sinais, e painéis adicionais, num total de 27 unidades, cujo o custo se estima em 4.030,00 euros + IVA.
PROPOSTA Nº 5. Nomear o Vereador Carlos Eduardo Reis como representante da Câmara Municipal de Barcelos na Comissão Consultiva da 2ª Revisão do PDM de Barcelos e que esta nomeação inclua, obrigatoriamente, a delegação ou subdelegação dos poderes adequados para efeitos de vinculação dos serviços e entidades representados, nos termos do artigo 6º da Portaria nº 277/2015, de 10 de setembro; solicitar à Assembleia Municipal a indicação de um seu representante/membro na Comissão Consultiva, conforme previsto no artigo 83º do RJIGT, em articulação com o artigo 5º da Portaria nº 277/2015, de 10 de setembro, a qual inclui, obrigatoriamente, a delegação ou subdelegação dos poderes adequados para efeitos de vinculação dos serviços e entidades representados, nos termos do artigo 6º daquela Portaria.
PROPOSTA Nº 6. Aprovar o 13º Ato de Imposição de Obrigações de Serviço Público de Transporte de Passageiros;
PROPOSTA Nº 7. Aceitar o material cedido pela empresa Barcelodis – Sociedade de Distribuição, S.A.: 1 frigorífico e 2 micro-ondas, como apoio para os refugiados recebidos em Barcelos.
PROPOSTA Nº 8. Aprovar a Ata em Minuta.
Todas as deliberações foram aprovadas por unanimidade, à exceção das número 1 e 5, que foram aprovadas por maioria com abstenção dos vereadores eleitos pelo PS.
Imagem: CMB.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca