Atualidade
LEXUS apresenta “Sparks of Tomorrow” na Semana de Design de Milão 2022
Instalações, novos protótipos e revelação de talentos globais

A LEXUS acaba de anunciar detalhes sobre a sua participação na Semana de Design de Milão, evento de referência para a vanguarda do design contemporâneo mundial. Desde a sua primeira participação, em 2005, que a LEXUS tem proporcionado envolventes e fascinantes experiências aos visitantes do evento. Uma parceria com talentos de renome que incluem Philippe Nigro, Neri Oxman, Sou Fujimoto e Rhizomatics, entre outros, com vista à criação de novos projetos de design inspirados nos valores e na visão da LEXUS.
O evento deste ano – LEXUS: Sparks of Tomorrow – apresenta um trio de explorações de design, todas inspiradas na abordagem da marca, centrada no ser humano e orientada para o futuro. Atrativa e envolvente, LEXUS: Sparks of Tomorrow inclui uma instalação imersiva do premiado arquiteto e designer Germane Barnes em parceria com o estúdio de iluminação Aqua Creations, protótipos dos finalistas do LEXUS Design Award 2022 e trabalhos dos alunos da Royal College of Art de Londres, numa antecipação de um futuro mais sustentável.
A LEXUS firmou parceria com Germane Barnes para criar uma nova iteração da instalação ON/ revelada durante o Design Miami/ 2021, desta vez, numa colaboração com a Aqua Creations para destacar o compromisso com a perícia especializada e os materiais de alta qualidade, o centro do ethos da LEXUS. Esta versão da instalação, que será revelada em Milão, tem como inspiração central o RZ, o primeiro modelo da marca com plataforma dedicada para elétricos a bateria. Centra-se numa realização escultórica tridimensional em escala precisa do RZ, feita em aço, e iluminada; a estrutura do carro brilha e fica suspensa logo acima do solo, para espelhar a visão de um futuro mais sustentável.
Baseada nesse princípio de conceito que ganha vida, a instalação apresenta a coleção Code 130 ° de luzes pendentes coloridas da Aqua Creations, que iluminam o veículo e adicionam uma qualidade delicada, material e alegria à instalação imersiva. Alternado o esquema futurista apresentado em Miami, a iluminação da Aqua Creations cria uma personificação física e elegante da eletricidade que reflete o compromisso partilhado de princípios de excelência em design evidentes no habilidosamente trabalhado RZ.
ON/ cria um ambiente projetado para envolver espectadores de todas as idades, proporcionando uma experiência visualmente dinâmica e interativa, ao mesmo tempo em que disponibiliza um convidativo espaço para recarregar e refletir. A instalação estará acompanhada por uma área de lounge adjacente onde também estará a nova coleção de iluminação ToTeM da Aqua Creations, com áreas discretas para descanso, repouso e recarga – o espelho do compromisso da marca com o princípio de Omotenashi (hospitalidade excecional).
Os visitantes também terão a oportunidade de explorar o trabalho dos seis finalistas do LEXUS DESIGN AWARD 2022, talentos promissores cujas novas ideias serão apresentadas em plataformas estabelecidas e respeitadas pela comunidade criativa global. Os finalistas foram escolhidos pelas soluções originais que apresentaram para a construção de um amanhã melhor, ao mesmo tempo que articulam os três princípios fundamentais da marca LEXUS – Antecipar, Inovar e Cativar; sem esquecer o reforço da felicidade de todos.

Os finalistas incluem Charlotte Böhning & Mary Lempres (EUA-Alemanha e EUA-Noruega/ sedeadas nos EUA), Wondaleaf (Malásia), Team Dunamis (Nigéria), Poh Yun Ru (Singapura), Kristil & Shamina (Rússia) e Kou Mikuni (Japão). No seu décimo ano, o prémio celebra talentos criativos emergentes de todo o mundo. Selecionado por um painel composto pelos visionários criativos Paola Antonelli, Anupama Kundoo, Bruce Mau e Simon Humphries, o vencedor do Grande Prémio deste ano será anunciado no dia 12 de maio.
A exposição da LEXUS também inclui trabalhos de alunos, o futuro do talento em design internacional, que representam novos conceitos radicais de transporte de luxo gerados num programa criativo da LEXUS, “2040: The Soul of Future Premium”. O desafio sobre a visão da evolução do transporte de luxo em meados do século 21 foi lançado pela LEXUS em setembro de 2021, em parceria com o Royal College of Art (RCA) em Londres, um dos centros de pesquisa e aprendizagem de arte e design mais prestigiados e influentes do mundo. O desafio era explorar novas arquiteturas de veículos para responder às alterações na vida das cidades europeias, na sociedade e na demografia, e reimaginar o papel que a marca LEXUS pode desempenhar no cenário de mobilidade para além das próximas duas décadas. Inspirou o trabalho original de 20 alunos de pós-graduação do Centro de Design de Mobilidade Inteligente da RCA, um centro interdisciplinar de excelência em design e pesquisa.
Duração
06 a 12 de junho – 11h00 – 21h00
Localização
Superstudio Più (Art Point)
Via Tortona, 27 20144 – Milão, Itália
“141 detidos entre 14 e 17 de abril”.
Imagens: LEXUS.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca