Atualidade
Viana do Castelo: Maratona Cultural de Apoio ao Povo Ucraniano leva centenas de artistas ao Centro Cultural e Praça da Liberdade
É já este sábado, dia 9 de abril, que Viana do Castelo recebe cerca de cinquenta participações, integrando centenas de artistas, para participar na Maratona Cultural de Apoio ao Povo Ucraniano, que acontece no Centro Cultural e numa mega tenda instalada na Praça da Liberdade. Entre as 16h00 e as 00h30, os cantores, bandas de música, grupos folclóricos, poetas, entre muito mais, vão subir ao palco, com os 5 euros da bilheteira a reverterem a favor da Cruz Vermelha Portuguesa, que fará o devido encaminhamento para a causa ucraniana.
O evento é organizado por Augusto Canário, Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha e Câmara Municipal de Viana do Castelo, apresentando um leque de artistas vindos de todo o país para apresentar música tradicional e clássica, DJ’s, folclore, cantares ao desafio, poesia, fado e stand up comedy.
Augusto Canário assegura que quando as imagens da Ucrânia lhe começaram a entrar “pelos olhos dentro através da televisão”, começou a pensar na ideia de promover um concerto de angariação de verbas. Lançou o repto através das suas redes sociais e, após receber centenas de mensagens de artistas e grupos a disponibilizarem-se para ajudar, a ideia teve de ser adaptada e surgiu a Maratona Cultural, que decorre ao longo de várias horas por envolver meia centena de participações.
“Cada participação terá um tempo máximo de dez minutos, com 7 a 8 minutos de tempo útil de palco, o que dá para duas cantigas, uma peça, um poema, o que quer que seja. Começamos por dar prioridade aos artistas do concelho e depois encaixamos gente de muitas outras zonas do país”, realçou Canário.
“Logo na abertura, temos uma banda de música e um grupo coral que reúne em palco à volta de 100 pessoas. Temos também grupos de folclore, música clássica, fado, poemas, desgarradas, cantigas ao desafio, deixando pelo menos dois DJ’s para o final da maratona porque, se houver quem queira ficar por cá, poderemos prolongar um pouco o evento, a pensar na gente mais jovem que gosta de se divertir”, assegurou o responsável.
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, recordou que Viana do Castelo tem sido “muito solidária” desde que iniciou o movimento de apoio ao povo ucraniano. “Esta solidariedade já se refletiu em resultados muito positivos e concretos. Já enviámos dois camiões com mais de 40 toneladas de bens essenciais para apoiar os refugiados ucranianos. Estes números só foram possíveis com a ajuda da população de Viana do Castelo, dos mais de 50 voluntários que estiveram presentes, das empresas locais que desde a primeira hora nos ajudaram”, esclareceu.
A vereadora referiu que, numa segunda fase, “começamos a preparar a receção do povo ucraniano”, assumindo que Viana do Castelo “já tem recebido bastantes pessoas”. “Estamos a apoiar as pessoas que vêm mais sozinhas ou encaminhadas por associações. Temos planeado tudo o que respeita a alojamento, receção, acolhimento e integração, com o apoio de todas as pessoas que têm disponibilizado apartamentos, casas, alimentação, também em colaboração com as associações, o SEF, a Segurança Social, a ULSAM, entre outros”, indicou ainda.
Já o Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha, Filipe Silva, explicou que este evento “derivou um pouco de uma iniciativa que iniciamos no ano passado, com o Festival Augusto Canário, que se realiza por ocasião do seu aniversário, a 7 de abril”. “Estávamos em conversações para saber como poderíamos promover o festival este ano quando fomos surpreendidos com imagens que começaram a chegar-nos através das televisões. O Augusto ficou desassossegado com essas imagens e começamos a pensar em como poderíamos ajudar o povo ucraniano”, explicou o autarca da freguesia de onde o artista popular é natural.
Os bilhetes estão disponíveis no Teatro Municipal Sá de Miranda, conforme horário de funcionamento, e na plataforma www.BOL.pt. No dia do espetáculo, a bilheteira funciona a partir das 14h00 no Centro Cultural.
Os bilhetes são válidos para todo o dia, no entanto a saída dos recintos obriga a ler o bilhete, junto do segurança, para que se possa voltar a entrar, caso contrário terá que ser adquirido um novo bilhete.
MARATONA CULTURAL DE APOIO AOS REFUGIADOS DA UCRÂNIA
LISTA DE PARTICIPANTES
FUNDAÇÃO ‘ZÉ PEDRO’
JÚLIO VIANA
UCRANIANA
ORQUESTRA SOPRO DE CORDAS
BANDA ASSOCIAÇÃO MUSICAL DE VILA NOVA DE ANHA
CORO ESCOLA DE MÚSICA DE PERRE
DARIO
MARLENE
JAIME PARENTE – JAROJUPE
BANDA ALMANOVA
CARLA MARIA
PALHAÇO MIX
MARIA DO SAMEIRO
ABÓBRIGA – GALIZA
FERNANDO CORREIA MARQUES
RUI CUNHA – FADISTA
COSTA PEREIRA – VIOLA DE FADO
JOSÉ MANUEL – GUITARRA
VIANA BRASS QUINTET JUNIOR
JOSÉ SOUSA
TELMO LIMA
ESTEVÃO NEVES
DANIEL LOPES
AFONSO ARAÚJO
VERDE CANTO
GRUPO ETNOGRÁFICO DE AREOSA
HINOPORTUNA
TRADIÇÃO D’OURO
DANIEL SOUSA
NATY VIEIRA
FILIPE GACHINEIRO
JOCA ARAÚJO
EDUARDO KOSTA – AMARANTINA
XORNAS – FÉLIX
GRUPO DE DANÇAS E CANTARES DA CASA DO POVO DE VILA NOVA DE ANHA
MICAEL SIMÕES – ARTISTA ARRAIANO
MAROTOS DA CONCERTINA
GRUPO ASSOCIATIVO DE DIVULGAÇÃO TRADICIONAL DE FORJÃES
FILIPE NUNES
GAITEIROS DE BRAVÃES
GRUPO FOLCLÓRICO DE SANTA MARTA DE PORTUZELO
SIGA A FARRA
AUGUSTO CANÁRIO
CÂNDIDO MIRANDA
RUI JACO
VÍTOR COSTA
RÚBEN PINTO
PORFÍRIO BARBOSA
SÉRGIO MIRRA TRIO
OS PÊGAS
GRUPO TOADAS DO LIMA
MIKE DA GAITA
DAVID GARCIA
TUNA DE VETERANOS DE VIANA DO CASTELO
AUGUSTO CANÁRIO & AMIGOS
CHICO MALHEIRO / RAÍZES
VÍTOR RODRIGUES
JOSÉ FILGUEIRAS
PEDRO CORREIA
TUKANOS
NELSON COSTA
BANDA MEGA STAR
GRUPO KALHAMBEKE
MARIA LEAL
FÁBIO GONÇALVES DJ
ZÉZÉ DJ
Fotos: CMVC.
Atualidade
Este Natal compre Local
Campanha da MEO Empresas leva clientes aos ‘pequenos grandes negócios’
A menos de um mês para o Natal, e numa altura em que os portugueses começam a preparar as compras para o tradicional encontro de família, a MEO Empresas dá continuidade ao desafio lançado em 2023: ‘Este Natal compre local’.
Todos nós conhecemos a expressão “pequenos negócios”. Aquelas lojas onde compramos o nosso bolo preferido, o cabeleireiro que nos conhece tão bem quanto um amigo. A florista que sabe exatamente as flores preferidas da mãe, ou ainda, o senhor da tasca que nos pergunta se queremos o “habitual”.
É graças a estes negócios que nos sentimos uma parte de uma comunidade, porque quando precisamos de algo, há sempre alguém que nos atende ao virar da esquina. É isso que os torna grande negócios.
E para que possam continuar a crescer, a MEO Empresas apoia os pequenos grandes negócios. Apoie-os também e, este Natal, compre local.
Imagem: MEO.
Atualidade
Barcelos recebe festival de teatro amador do Norte de Portugal e Galiza
O festival PALCO DE TERRA, dedicado ao teatro amador do Norte de Portugal e Galiza, está de volta para a 8ª edição, de 30 de novembro a 1 de dezembro, no auditório da Junta de Freguesia de Balugães, em Barcelos.
Durante o próximo fim de semana, o melhor do teatro amador do noroeste peninsular monta palco na terra de Balugães. Promovido pela companhia Teatro de Balugas, este ano o Festival PALCO DE TERRA recebe novamente dois espetáculos selecionados para representar a Galiza e o Norte de Portugal.
No sábado, pelas 21h30, a comédia “Xacovedra”, da companhia galega Andaravía, abre a programação dedicada ao teatro. O festival continua no domingo, pelas 15h30, com a opereta cómica, “Gandarela”, pelo Grupo Teatral Freamundense.
O certame engloba, também, a atribuição dos Prémios Palco de Terra. São galardões concedidos anualmente para reconhecer e agradecer o trabalho e o esforço de pessoas e instituições no âmbito do teatro realizado no meio rural, e da criação artística sobre o noroeste peninsular.
Todos os eventos do festival decorrem no auditório da Junta de Freguesia de Balugães, em Barcelos, e a entrada é livre.
Imagem: TB.
Atualidade
“Viana Coração do Natal” de 6 de dezembro a 5 de janeiro com uma centena de atividades
Mais de uma centena de atividades integra a programação “Viana Coração do Natal”, a proposta preparada pela Câmara Municipal e pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo para assinalar o período festivo do Natal e Passagem de Ano em Viana do Castelo.
Entre os dias 6 de dezembro de 2024 e 5 de janeiro de 2025, as propostas são para miúdos e graúdos, para todos os gostos e idades, dinamizando o centro histórico e estimulando o comércio tradicional da cidade.
Praça Natal, pista de gelo, minicomboio, Mercado de Natal, animação de rua, concertos, atividades infantis, presépios, exposições e Passagem de Ano integram uma programação diversificada. Mais uma vez, serão distribuídos sacos reutilizáveis de pano ao comércio tradicional vianense (12.000 sacos de pano).
Os bilhetes para a Pista de Gelo (eco) e para o Minicomboio estarão à venda no Museu do Traje, por um custo de 1 euro por equipamento. As animações estão programadas para crianças dos 3 aos 12 anos e vão funcionar sexta e sábado das 12h00 às 22h00 e, de domingo a quinta, das 15h00 às 19h30.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, indicou, em conferência de imprensa, que tem existido “esforço e dedicação para preparar este período especial, envolvendo a cidade com o ambiente e espírito natalício”, num investimento direto que, este ano, ascende a 400 mil euros por parte da autarquia.
“Queremos dar o melhor Natal possível a todos, nomeadamente ao comércio e à promoção turística da cidade”, garantiu.
Também o Presidente da Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo, Manuel Cunha Júnior, assegura que a parceria entre o município e a AEDVC “corre muito bem desde 2019 e tem trazido muita gente à cidade”. Este ano, a cidade conta com mais de 30 ruas, seis praças e quatro rotundas iluminadas, abrangendo, em jeito de novidade, o Largo Maestro José Pedro, o Jardim D. Fernando e a Avenida Campo do Castelo, dando resposta aos pedidos dos comerciantes.
O Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, explicou que, este ano, o Mercado de Natal acontece em três espaços da cidade, convidando à circulação de vianenses e visitantes: Porta Mexia Galvão, Largo Maestro José Pedro e Praça da Liberdade, com cerca de três dezenas de artesãos do concelho vianense.
No dia 6 de dezembro, inaugura a exposição “O Presépio tradicional” no Antigos Paços do Concelho, que ficará exposta até final do ano.
De 6 de dezembro a 23 de dezembro, o Mercado de Natal acontece às sextas-feiras e sábados, nos três locais, das 12h00 às 23h00, e, de domingo a quinta-feira, das 15h00 às 20h00.
Todos os dias, de 6 a 23 de dezembro, existem Atividades Infantis de Natal, distribuídas entre os três espaços (consultar programa completo), cativando os mais novos e convidando a momentos em família.
O programa inclui diversos momentos de Animação de Rua, com a participação de grupos e coletividades locais. Na sexta-feira, dia 6, as arruadas arrancam com a Filarmónica de Vila Nova de Anha, pelas 18h00, seguindo-se um momento musical com Viana D’Arcus nos Antigos Paços do Concelho, às 18h30.
Sérgio Carvalhosa, Tuna de Veteranos, Escola de Música de Perre, Banda de Gaitas de Cardielos, Azeituna, DIXIE Band (ZEPAM) e Hinoportuna são nomes que integram esta programação natalícia.
Sábado, 7 de dezembro, às 21h30, o Teatro Municipal recebe o espetáculo “A hora em que não sabíamos nada uns dos outros”, de Peter Handke, pela Companhia Olga Roriz.
Sexta-feira, 13 de dezembro, às 15h00 e 21h30, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe Seiva Trupe com “Himalaya: A Invenção do Sol”.
Sábado, dia 14, às 15h00, o Feirão do Mel promete animar a Praça da República. Nesse dia, entre as 14h30 e as 16h30, o convite, também na praça rainha, é para a atividade “Carta ao Pai Natal – escreve a tua”.
Nesse fim de semana, dias 14 e 15, das 15h00 às 16h00, será também dinamizado o workshop “Funny Cook – Os miúdos também cozinham!”, na tenda da Praça da Liberdade.
No sábado, 14, às 21h00, e domingo, 15, às 17h00, a Igreja de São Domingos recebe Concertos de Natal com Orquestra Sinfónica | ARTEAM e Coro VianaVocale.
Sábado, dia 14, às 21h30, destaque também para o concerto de Carolina Deslandes no Centro Cultural de Viana do Castelo.
Na semana de 16 a 23 de dezembro, o Espaço Linha Norte, no Estação Viana Shopping, é promovido o Mercado de Arte da AISCA, sempre das 15h00 às 20h00.
Nos dias 17, 22 e 23, sempre às 17h00, O Bicho Papelão promove o teatro “O Primeiro Natal do Pai Natal e Corre Corre Cabacinha” pela cidade.
Sexta-feira, dia 20, Oldies But Goldies – Dos 60 aos 90, com DJ Vítor Coutinho, das 21h00 às 23h00, no Largo Maestro José Pedro (ou Praça da Liberdade).
Na tarde de sábado, 21 de dezembro, é promovido o Natal Solidário / Caminhada do Pai Natal, com Motoclube “Barrigas Negras”, pelas 15h30. A Chegada do Pai Natal está marcada para as 16h00 desse sábado, no Centro Cultural. Nessa noite, às 21h30, o Teatro Municipal recebe 5.º JAZZ, projeto musical em quinteto instrumental, com piano, bateria, baixo, guitarra e saxofone/clarinete.
No domingo, 22, às 16h00, Canções de Natal (A Casa-Viana) na Praça da República.
Terça-feira, 24 de dezembro, das 10h00 às 20h00, a Praça da República é palco do popular evento “Viana, Moscatel e Banana”.
Dias 27 e 28 de dezembro, das 21h00 às 23h00, a Praça da Liberdade acolhe Moonrise.
A Passagem de Ano está a ser programada para o Centro Cultural. O novo ano arranca como habitualmente, a 1 de janeiro, às 17h00, com um Concerto de Ano Novo pela Orquestra con Spirito – Orquestra Sinfónica de Viana do Castelo, no Teatro Municipal Sá de Miranda.
A AEDVC – Associação Empresarial de Viana do Castelo, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, volta a promover o concurso “Viana é Natal”. Este concurso tem como objetivo a promoção e a revitalização do comércio local em Viana do Castelo, mobilizando os comerciantes e envolvendo os clientes.
Terá início a 30 de novembro e término a 07 de janeiro de 2025, podendo participar todas as pessoas singulares que façam compras nos estabelecimentos aderentes. Serão atribuídos 12 prémios, num total de 1.500€ em Vales de Compras, num sorteio a realizar no dia 09 de janeiro de 2025, pelas 15h00, nos Antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo, na Praça da República.
É, ainda, promovido o habitual concurso de montras de Natal, que irá distribuir três prémios no valor total de 650 euros. A partir de 6 de dezembro, será também garantida a sonorização das ruas, promovendo o espírito natalício com músicas festivas.
Foto: CMVC.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação