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Voleibol: Sub-20 querem apuramento europeu em Viana do Castelo

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Na Pool D de Apuramento para o Campeonato da Europa de Sub-20, a disputar no Centro Cultural de Viana do Castelo, a partir da sexta-feira e até domingo (8 a 10 de abril), a Seleção Nacional de Sub-20 Masculinos vai defrontar, sucessivamente, as suas congéneres da Suíça, de Israel e da Alemanha.

Tendo em vista a preparação da Seleção Nacional para esta importante fase da competição – apura diretamente o 1º classificado da Pool D para a fase final do Campeonato da Europa –, a equipa técnica liderada por Nuno Pereira convocou 14 atletas para o último estágio de preparação, que se iniciou ontem e se prolonga até quinta-feira em Viana do Castelo. Deste grupo de atletas, sairão os 12 convocados que irão participar na Pool D de apuramento.

No anterior estágio de preparação para a Pool D de Apuramento para o Europeu de Sub-20 Masculinos, realizado em Miranda do Douro, a Seleção Nacional venceu a sua congénere espanhola em dois dos três jogos disputados em três dias consecutivos (18, 19 e 20 de Março): Portugal venceu por 3-2 (25-16, 19-25,  23-25, 25-23 e 15-11), na sexta-feira, perdeu por 2-3 (23-25, 21-25, 25-21, 26-24 e 12-15) no sábado, e voltou a vencer no domingo, por 3-1 (25-14, 25-22, 25-23 e 21-25)*.

* Por acordo entre as equipas técnicas, cada jogo deste estágio tem no mínimo quatro sets.

Até entrarem em competição no dia 8, os treinos vão incidir, sobretudo, em que aspetos? Ou seja, quais as arestas que é preciso limar desde os jogos com a Espanha?

A partir do dia 4 de abril [ontem] iremos incidir mais os treinos na nossa organização ofensiva e na nossa transição, ou seja, serviço e bloco/defesa, sendo que iremos disputar dois jogos-treino com o VC Viana [terça e quarta-feira].

Os jogos com a Seleção de Espanha, inseridos no nosso estágio anterior, serviram para avaliar o nosso nível de desempenho, que se mostrou em crescendo ao longo dos três jogos. As principais arestas que temos de limar é o entrosamento dos jogadores, porque vêm de realidades diferentes, modelos de jogo diferentes e ainda há alguns atletas com poucas rotinas de jogo.

É grande a importância de entrarem bem no primeiro jogo, com a Suíça?

Neste tipo de competição é fundamental entrar bem no 1º dia, porque a competição é curta e não permite deslizes. O jogo com a Suíça é o mais importante da competição, por ser o primeiro. Não temos muitas informações sobre a Suíça, porque não tem participado em competições internacionais, nomeadamente na WEVZA e nas Poules de Apuramento para Campeonatos da Europa.

Segue-se Israel e, por último, a Alemanha. Acreditam que o apuramento direto para o Europeu poderá ser decidido nesse derradeiro jogo?

O apuramento direto para a Fase Final do Campeonato da Europa de Sub-20 é o objetivo principal da Seleção. O objetivo é ambicioso, é verdade, mas essa é uma característica que sempre se evidenciou neste grupo. Para já, o nosso foco será processado jogo a jogo; só pensamos na Suíça e não iremos pensar em Israel e na Alemanha.

Aproveito, ainda, este momento para pedir a todos os vianenses e à Família do Voleibol que se mobilizem e venham até Viana do Castelo para nos apoiarem durante os dias 8, 9 e 10 de abril a conquistar o nosso objetivo: que é estar presente novamente numa Fase Final do Campeonato da Europa (Nuno Pereira).

Convocados para o estágio

AA Espinho:

Paulo Daniel Monteiro

AA S Mamede:

Gonçalo Gomes

Castêlo da Maia GC:

Miguel Azenha

Tiago Matos

Esmoriz GC:

Bruno Dias

GC Santo Tirso:

Diogo Fevereiro

Duarte Abecasis

Santiago Pimentel

Leixões SC:

André Pereira

SL Benfica:

Eduardo Brito

João Infante

VC Viana:

Manuel Figueiredo

Nuno Marques

Ricardo Martins

A Seleção em Miranda do Douro (Foto: FPV)

Calendário de jogos

8 de abril de 2022

17h30 – Israel vs. Alemanha

20h00 – PORTUGAL vs. Suíça

9 de abril de 2022

15h00 – Alemanha vs. Suíça

18h00 – Israel vs. PORTUGAL

10 de abril de 2022

15h00 – Suíça vs. Israel

18h00 – Alemanha vs. PORTUGAL

A equipa de arbitragem será formada por Elisabeth Wurtenberger (Áustria), Ruben Sanchez Rodriguez (Espanha), Marek Lagierski (Polónia) e Vladimir Cvetkovic (Sérvia).

Fotos: FPV.

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PSP de Santa Cruz (Madeira) apreende cerca de 100 artigos furtados

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A PSP apreendeu, no dia de ontem, de cerca de 100 artigos de bijuteria, em cor prateada e dourada, os quais apresentam fortes indícios de terem sido furtados.

A ocorrência teve lugar na cidade de Santa Cruz, após a patrulha policial ter sido acionada para uma tentativa de furto em residência, na zona do Caniço. Após percorrer algumas artérias nas zonas adjacentes, foi possível localizar dois suspeitos desta prática, uma mulher de 47 anos de idade e um homem de 38 anos de idade.

Na sua interceção, os mesmos detinham na sua posse os seguintes objetos: 13 relógios de pulso de diversas marcas; 12 colares; 30 anéis, 09 dos quais em cor dourada, com pedras; 32 brincos; 08 broches e alfinetes de Senhora em diversas cores e com pedras; 06 braceletes; 01 peça de bijuteria em formato do Galo de Barcelos, em cor dourada; 02 sinos em cor dourada; 01 alfinete de gravata; diversas moedas de colecionador, nomeadamente: “Batalha de Ourique 1139-1140”; “ Arte Namban 1543-1639”; “Colombo e Portugal”; “Elizabeth II”; e “Tratado de Tordesilhas”.

Apesar de nenhum destes artigos pertencerem à residência que foi alvo de tentativa de furto, os mesmos foram questionados quanto à sua proveniência, não tendo justificado a sua posse. 

Por existirem fortes suspeitas da prática do crime de furto os objetos foram apreendidos, seguindo-se agora a investigação para apurar os seus legítimos proprietários.

Foto: PSP.

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“Méduse” chega ao MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra

Depois de passar pelo Festival d’Avignon

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O coletivo francês Les Bâtards Dorés estará em Portugal, pela primeira vez, para apresentar o espetáculo “Méduse”, no âmbito do MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra, organizado pelo teatromosca.

Duplamente premiado no Festival Impatience, em Paris, (Prémio do Júri e do Público) e apresentado, em 2018, no prestigiado Festival d’Avignon, onde foi considerado um dos espetáculos-sensação daquela edição, “Méduse” reabre o processo referente ao naufrágio da Medusa – um dos desastres marítimos mais infames do século XIX. A tragédia atraiu atenção internacional, não apenas pela sua importância política, mas também pelo sofrimento humano e significativa perda de vidas que envolveu. O episódio foi igualmente perpetuado na célebre obra “A Balsa da Medusa”, de Théodore Géricault.

Em “Méduse”, o coletivo francês encena um julgamento que dista 200 anos deste naufrágio: um duelo verbal onde se procura encontrar culpados, uma resposta, uma explicação para os acontecimentos e questiona se será possível formular um julgamento sem se ter vivido a experiência. A partir desse questionamento, a dramaturgia desmorona-se para dar lugar à performance e à experimentação. Longe da História e das suas versões oficiais, Les Bâtards Dorésmergulharão com o público no abismo.

Ainda dentro do MUSCARIUM#11, este jovem coletivo francês também mergulhará no início do processo de criação do espetáculo “Matadouro” em coprodução com o teatromosca, com banda sonora original de The Legendary Tigerman e estreia marcada para 2026. Afirmando a aposta na internacionalização, o teatromosca estará, do mesmo modo, a trabalhar na coprodução que une a companhia de dança finlandesa Kekäläinen & Company, a companhia de dança da Galiza, Colectivo Glovo, e a companhia de teatro Leirena Teatro, de Leiria, “Conversas com Formigas”, que estreará igualmente em 2026.

Celebrando a francofonia, a décima primeira edição do MUSCARIUM contará ainda com mais dois espetáculos de companhias francesas, “éMOI”, de Tiphaine Guitton, pela Petite Compagnie, e “L’Invention du Printemps“, pela La Tête Noire – La Compagnie.

Em 2025, o festival estende-se até à Alliance Française de Lisboa, onde decorrerá um encontro dedicado à criação teatral contemporânea francesa e onde poderá ser visitada a exposição “Micro-Folie”, uma experiência digital que junta mais de cinco mil obras de arte de diferentes instituições culturais.

O MUSCARIUM#11 decorrerá de 1 a 21 de setembro, em vários espaços do concelho de Sintra e reunirá artistas e companhias como a Imaginar do Gigante, MUSGO Produção Cultural, Krisálida, Mia Meneses,María de Vicente e Tristany Munduque apresentará um concerto-performance único na emblemática Sala da Música do Palácio de Monserrate.

A programação completa do MUSCARIUM#11 poderá ser consultada em www.teatromosca.com e inclui espetáculos de teatro, dança, música, performance, debates, lançamentos de livros, conversas e encontros entre públicos e artistas. Destaque para o debate sobre o futuro da cultura em Sintra, no âmbito das eleições autárquicas 2025 e que terá a presença dos principais candidatos e candidatas à presidência da Câmara Municipal de Sintra.

Os bilhetes para os espetáculos já se encontram à venda na BOL e locais habituais, com valores que variam entre os 5 € e 7 €. O concerto-performance de Tristany Mundu tem o valor único de 12 €. Os ensaios abertos, debates, lançamentos de livros, encontros e a festa de encerramento do festival são de entrada livre.

Imagem: DR.

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Torne-se amigo da Metropolitana de Lisboa na temporada 2025/2026

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A Metropolitana de Lisboa, criada em 1992, desenvolve um projeto único no contexto nacional e muito raro no panorama internacional. Assenta o seu valor numa atuação transversal, cruzando o ensino especializado com a prática da música. Uma orquestra (OML) e três escolas (Conservatório de Música, Escola Profissional e Academia Nacional Superior de Orquestra) dão corpo a este projeto musical de eleição, que tem vindo a formar centenas de músicos profissionais.

O quotidiano da Metropolitana caracteriza-se pela convivência de diferentes gerações num mesmo edifício (a sua sede, instalada no edifício da antiga Standard Eléctrica, em Lisboa), com a energia inerente à intensa partilha musical entre alunos, professores, músicos profissionais e funcionários administrativos.

Para que este projeto possa consolidar-se e crescer, não basta a atividade que todos eles desenvolvem. A música que fazemos tem como destinatário o público. Sem ele, a nossa missão ficaria incompleta; com ele, ainda podemos fazer mais.

Junte-se aos Amigos da Metropolitana, um grupo de associados que, através do seu contributo e da sua presença, é chamado a participar ativamente na vida da instituição.

Imagem: ML.

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