Atualidade
Sintra participa em mais uma edição do Kids-Dive

A Câmara Municipal de Sintra deu início ao projeto Kids-Dive Sintra – Mergulhar com Crianças, Descobrir o Oceano, na passada quinta-feira, com a realização de diversas atividades de cariz ambiental.
O primeiro dia de atividades deste projeto levou 60 alunos, de um total de 180, a trocar a sala de aulas pelas Piscinas do Complexo Desportivo Municipal de Fitares para um batismo de mergulho, acompanhados por experientes instrutores de mergulho da Nautilus-Sub e do MARE-ISPA. Durante esta ação, os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver tarefas relacionadas com a proteção do meio marinho e da sua biodiversidade.
Posteriormente, o Jardim Zoológico de Lisboa promoveu uma visita virtual a este espaço, através de uma videochamada em direto, onde foram abordados temas como a conservação da biodiversidade e o papel dos jardins zoológicos para a implementação das necessárias medidas para esse objetivo.
Por fim, a APLM – Associação Portuguesa do Lixo Marinho dinamizou um workshop sobre a ameaça que os resíduos representam para a conservação dos ecossistemas marinhos.
O programa para esta edição 2021-2022 irá contar com mais 3 dias de atividades, entre elas, workshops, visita ao Oceanário de Lisboa, batismo de mergulho e uma saída de campo à Praia do Magoito.
Neste ano letivo, as escolas aderentes a este projeto são as Escolas Secundárias de Santa Maria e Ferreira Dias; as Escolas EB 2,3 Escultor Francisco dos Santos e Professor Agostinho da Silva; a Escola EB1 de Colares e a Escola Básica e Secundária Padre Alberto Neto.
“O Kids Dive é um projeto de cariz educativo e cheio de oportunidades únicas para as nossas crianças”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta. O edil afirma, ainda, que “haveria melhor forma de conhecer e aprender mais sobre os nossos mares, a nossa costa? Mergulhar, descobrir as espécies da nossa costa. O conhecimento e a consciência ambiental são ferramentas essenciais para um futuro melhor. E é este conhecimento e consciência que pretendemos fomentar nas nossas crianças, adultos deste nosso futuro”.
Num concelho com cerca de 25 km de orla costeira, “pretende-se, com a participação neste projeto, implementado em Sintra pelo terceiro ano consecutivo, formar crianças e jovens no âmbito da ‘literacia do Oceano’, aumentando a sua consciencialização para a importância do meio marinho e as ameaças de que este é alvo, contribuindo para a formação de uma ‘geração azul’ e promovendo uma sociedade mais participativa na defesa dos oceanos e da sustentabilidade”, refere o município.
O projeto é coordenado pelo MARE/ISPA-IU (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente/Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida) em parceria com várias entidades de renome, como a National Geographic, o Oceanário de Lisboa, o Jardim Zoológico de Lisboa, o Aquário Vasco da Gama, a Nautilis-Sub e a APML – Associação Portuguesa de Lixo Marinho.
Foto: DR.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca