Connect with us

Atualidade

Educação socioemocional: projeto português vai ser apresentado a investigadores internacionais

Publicado

on

A Mente de Principiante, associação com intervenção no desenvolvimento pessoal desde a infância, vai apresentar a um grupo de investigadores de Israel, que está de visita a Portugal, o seu programa de educação socioemocional: Calmamente – Aprendendo a Aprender-se. O evento acontece dia 30 de março, em Valongo, distrito do Porto, e está enquadrado numa iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian, que selecionou o “Calmamente” como um dos projetos de referência para ser apresentado ao grupo internacional que tem um roadshow programado pelo país.

No âmbito das Academias Gulbenkian do Conhecimento – iniciativa promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian e que engloba cem projetos de promoção de competências em crianças e jovens -, o programa de educação socioemocional Calmamente – Aprendendo a Aprender-se, da Associação Mente de Principiante, foi selecionado – pelas suas boas práticas e consistente metodologia – para ser apresentado a um grupo de estudo de Israel que visita, esta semana, Portugal. Os investigadores vão conhecer a metodologia do Calmamente e assistir a uma aula no terreno, numa escola do Município de Valongo.

A receção está marcada para a manhã de 30 de março, e acontece no Agrupamento de Escolas de São Lourenço (Ermesinde), no concelho de Valongo, distrito do Porto, onde o projeto está a ser implementado, este ano letivo, numa experiência piloto promovida pelo Município de Valongo, que apostou no desenvolvimento das competências socioemocionais nos alunos do primeiro ciclo do Ensino Básico.

O grupo de investigadores será recebido no auditório da escola sede do Agrupamento de Escolas de São Lourenço, pela Chefe de Divisão da Educação do Município de Valongo, Júlia Mendes, pela direção daquele agrupamento escolar e por representantes da Associação Mente de Principiante, onde assistirá à apresentação do programa de educação socioemocional Calmamente, uma intervenção a cargo da presidente da Associação Mente de Principiante, Andreia Espain.

Alguns membros da delegação israelita deslocar-se-ão, depois, para uma das escolas do agrupamento (Escola Montes da Costa), onde o projeto está a ser dinamizado, para observar a implementação da metodologia no terreno, assistindo a uma aula do Calmamente.

A comitiva de estudo vinda de Israel é composta por um grupo multidisciplinar de 30 especialistas com funções de liderança em diversas áreas relacionadas com a educação socioemocional e o desenvolvimento de competências. Para além do programa Calmamente, outros projetos nacionais serão dados a conhecer durante o roadshow em Portugal, organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Sobre o Programa Calmamente

Desenvolvido pela Associação Mente de Principiante, é um programa de educação socioemocional com implementação em várias turmas e escolas, de norte a sul do país, com um impacto global em mais de 3.000 alunos.

O grande passo foi dado no ano letivo 2020/21, com a integração do programa em horário curricular em quatro escolas públicas do Agrupamento de Escolas Abel Salazar, em São Mamede de Infesta (Matosinhos), abrangendo mais de quatrocentas crianças com idades compreendidas entre os 8 e 11 anos. Um projeto que contou com o apoio das Academias Gulbenkian do Conhecimento e que foi avaliado e monitorizado pela Universidade da Maia.

Este ano letivo, a Associação Mente de Principiante reforçou a sua rede de intervenção, ao ver a sua metodologia chegar a mais de 1000 alunos de várias escolas do país: Valongo, Macedo de Cavaleiros, Vila Nova de Paiva (Viseu) e Porto.

O programa Calmamente está estruturado em sessões compostas por diversas dinâmicas que favorecem a aquisição de competências como o autoconhecimento, a comunicação e a autorregulação emocional, entre outras, contribuindo para o crescimento emocional equilibrado dos participantes.

Sobre a Mente de Principiante:

Fundada por Andreia Espain, a Associação Mente de Principiante, com sede na Maia, surge com a missão de promover o bem-estar integral, desenvolvendo diversas ações nesse sentido. A sua atuação incide nos domínios do desenvolvimento social, pessoal e emocional, com foco principal em crianças e jovens. Todas as atividades e dinâmicas são personalizadas e dirigem-se ao contexto escolar, empresarial e comunitário. Na génese da associação e na sua identidade, está um dos princípios básicos do mindfulness: Mente de Principiante. Ver, cada momento, pela primeira vez!

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos: Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida de Balugães

Iniciativa conta com 70 cavalos e 12 charretes

Publicado

on

É uma iniciativa inédita. O Município de Barcelos, em parceria com Confraria da Nossa Senhora Aparecida, promove, no próximo domingo, 13 de abril, uma “Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida” de Balugães, pelos caminhos de São Tiago. Evento pioneiro no concelho de Barcelos, esta peregrinação equestre arranca junto ao Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, pelas 9h00 da manhã, estando prevista a chegada a Balugães, por volta das 13 horas. Vão participar nesta peregrinação 70 cavalos e 12 charretes. 

Além do caráter religioso, esta iniciativa pretende promover o território de Barcelos, no meio equestre nacional.

A Peregrinação alicerça-se historicamente na passagem pela Casa da Recoleta, atual Albergue Municipal, onde se terá programado a primeira peregrinação à Senhora da Aparecida. Atentos a este quadro, onde se junta atividade equestre, história e tradição, esta iniciativa visa valorizar o “cluster” equestre em Barcelos e posicionar o território neste segmento a nível nacional.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Amadora: Detidos por vaga de roubos

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 2 de abril, pelas 07h40, na freguesia de Encosta do Sol, procedeu à detenção de dois homens de 24 e 26 anos, por serem suspeitos da prática de quatro crimes de roubo.

O modus operandi dos suspeitos baseava-se no seguimento das vítimas até às respetivas residências com o intuito de as invadir. Com recurso à violência deixavam as vítimas na impossibilidade de resistir, apoderavam-se de dinheiro e de ouro que depois vendiam em ourivesarias.

Os crimes ocorreram entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025 e foram declarados como prioritários, sendo alocadas equipas de investigação criminal em exclusivo nestas investigações. Em estreita e simbiótica coordenação com o Ministério Público da Amadora, foi possível recolher indícios da prática dos crimes pelos suspeitos que sustentaram a emissão de mandados de busca domiciliária. Dessas diligências foi possível apreender objetos roubados e vestuário com valor probatório e, de forma superveniente, apreender várias armas de fogo e estupefacientes.

Os detidos, ambos com antecedentes criminais vários, nomeadamente crimes violentos dirigidos à esfera patrimonial, foram presentes a 1.º Interrogatório Judicial tendo sido submetidos à medida de coação de Prisão Preventiva.

A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, tendo em conta a violência com que são praticados, neste caso, contra vítimas especialmente vulneráveis sendo este tipo de detenções relevante para o fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Porto: Mais quatro detenções por contrafação

Publicado

on

No dia 07 de abril, no Porto, a 1.ª Divisão Policial, numa operação de fiscalização e em colaboração com representantes legais de marcas registadas e protegidas, procedeu à detenção de quatro homens com idades compreendidas entre os 54 e os 68 anos de idade, por posse de artigos contrafeitos para venda.

Desta operação, foram apreendidos 18 kits (camisola + calção) e 600 artigos contrafeitos referentes a marcas registadas e protegidas pelo Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.

Os detidos foram notificados para comparecer perante as Autoridades Judiciárias competentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas