Atualidade
Vila Franca de Xira: Detido por tentativa de agressão com arma branca
Mais ocorrências na área de intervenção do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Vila Franca de Xira, no dia 25 de março, pelas 14h30, procedeu à detenção de um homem, com 24 anos de idade, por tentativa de agressão com arma branca.
O suspeito, que tinha na sua posse uma arma branca de grandes dimensões (20 cm de lâmina e 34 cm de comprimento total), após proferir ameaças de esfaqueamento à vítima, com 49 anos de idade, agrediu a mesma através de uma cabeçada, tendo esta procurado auxílio numa zona de maior fluxo de pessoas, a fim de salvaguardar a sua vida e integridade física.
Posteriormente, a vítima, enquanto se deslocava para casa, foi, de novo, perseguida pelo suspeito, que empurrou o lesado com tal força que o projetou ao chão, tentado esfaquear a vítima por diversas vezes, sem sucesso.
Neste espaço de tempo, graças à rápida intervenção de um polícia que se encontrava naquela artéria e que, face às agressões e tentativa de esfaqueamento, intercetou o suspeito em flagrante delito, tendo sido apreendida a faca de grandes dimensões, bem como, acionados de imediato os meios de emergência médica para o local a fim de assistir a vítima. O suspeito foi detido, prestou termo de identidade e residência, foi constituído arguido e, face à gravidade do crime cometido, por haver perigo de fuga e continuação da atividade criminosa, bem como por determinação do Ministério Público de Vila Franca de Xira, o agora arguido manteve-se detido e recolheu às celas do Comando Metropolitano de Lisboa.
O detido foi presente ao Tribunal de Turno da Comarca de Lisboa – Norte (Vila Franca de Xira) em sede de primeiro interrogatório judicial de arguido detido, no dia 26 de março, sendo-lhe aplicada a medida de coação de proibição de contactos com a vítima.
Ocorrências do Comando Metropolitano de Lisboa
Na Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 11 de março, foi rececionada uma denúncia contra desconhecidos, por, no dia 07 de março, por esquecimento, a vítima ter deixado uma mochila contendo no interior um Macbook junto a uma porta de embarque no Terminal 1 do aeroporto.
Feitas diversas diligências, veio a apurar-se que a referida mochila foi recolhida por um funcionário de empresa que labora no Aeroporto de Lisboa, ocultando-a, inicialmente, numa arrecadação e, depois, no final do seu turno de serviço, a ter levado disfarçadamente consigo, no sentido de não a entregar como lhe era exigido.
No dia 23 de março, após contacto com o suspeito, este assumiu a posse dos objetos, sendo-lhe aprendido mochila contendo um Macbook Pro, no valor de 3200 euros.
O suspeito, de 47 anos de idade, foi constituído Arguido e submetido a TIR. Foi-lhe, ainda, retirado o cartão que permite o acesso à zona restrita do aeroporto, para ser sujeito a nova avaliação. Os objetos foram entregues ao seu proprietário.
A 1ª Divisão Policial, no dia 26 de março, pelas 18h30, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de 23 anos de idade, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefacientes, posse de arma proibida, injúrias e resistência e coação sobre funcionário.
No decorrer de uma fiscalização rodoviária, sem que nada fizesse prever, um condutor começou a injuriar os polícias fiscalizadores, tendo, em ato contínuo, tentado agredir os mesmos com a porta da sua viatura, bem como através de uma arma branca.
Após a sua manietação e respetiva voz de detenção, foram apreendidos os seguintes itens que se encontravam na posse do suspeito: 47,60 doses individuais de ecstasy; 2,72 doses individuais de haxixe; 1 faca de cozinha com 21cm; 1 balança de precisão; e 330 euros em numerário.
O detido recolheu às salas de detenção do COMETLIS, sendo, posteriormente, apresentado à respetiva Autoridade Judiciária para 1º interrogatório judicial e aplicação de eventuais medidas de coação.
A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 25 de março, pelas 13h07, na freguesia de Santa Maria Maior, procedeu à detenção de um homem, com 53 anos de idade, por ser suspeito de estar ilegalmente no país.
O suspeito deslocou-se à Esquadra de Turismo para participar o extravio do seu passaporte. Ao averiguar a sua situação em território nacional, apurou-se que pendia sobre o mesmo um alerta de recusa de entrada e permanência em Espaço Schengen.
Foi contacto o Gabinete Nacional de Sirene, para se alertar a descoberta de indicação do suspeito e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, o qual informou que devia ser detido e presente diretamente ao tribunal competente.
O detido foi presente em Tribunal, sendo-lhe aplicada a medida de acomodação no Centro de Instalação Temporária.
Foto: DR.
Atualidade
Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.
Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.
O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.
Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.
No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.
Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Vila do Conde: Três detenções por furto

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.
Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.
Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.
No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.
Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade11 meses atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares