Atualidade
Tecnologia de Sinalética Digital e Gestão de atendimento valem €30 mil milhões no mercado global
Mercados (inter)nacionais interessados em tecnologias sustentáveis e facilitadoras da mobilidade encontram em Portugal soluções competitivas

Prevê-se que a procura dos serviços de sinalética digital e gestão de atendimento cresça exponencial e (inter)nacionalmente, de €20 mil milhões em 2020 para €30 mil milhões em 2025. Revelou-se de extrema importância na pandemia, ao permitir a redução de recursos, distanciamento ou utilização decrescente do fator humano, e promete continuar a crescer em contexto pós-pandémico, fruto da sua sustentabilidade e acréscimo da mobilidade, anuncia a EDIGMA, empresa tecnológica.
A EDIGMA, empresa líder em experiências interativas, acaba de reforçar o seu posicionamento nas áreas de sinalética digital e gestão de atendimento, com a criação de uma plataforma de experiência digital 360º, com um investimento de cerca de €3M nos últimos três anos, suportado pela procura (inter)nacional crescente e sem sinais de abrandamento.
“Se é verdade que o crescimento da procura nestas áreas foi muito grande nos últimos 2 anos, também em contexto pós-pandémico serão essenciais, uma vez que estas tecnologias permitem um avanço significativo na sustentabilidade, mobilidade, e melhoria de prestação de serviços ao utilizador, independentemente de se tratar de um hospital, um banco ou uma loja de retalho”, explica Miguel Oliveira, CEO da EDIGMA.
De Inglaterra ao Canadá, passando pelos Países Baixos, Espanha ou Angola, a procura de serviços de sinalética digital e gestão de atendimento é crescente, com um peso cada vez mais significativo (cerca de 40%)nos serviços prestados pela tecnológica, que desenvolve tecnologia nestas áreas, além das experiências interativas.
A sinalética digital trouxe mudanças profundas ao mercado, pois permitiu alterações completas de um determinado layout, de forma rápida, sustentável, com custos e recursos reduzidos. Seja a aparência de uma dependência bancária, seja toda a sinalética de um hospital, ao invés dos tradicionais recursos humanos, trabalhos físicos e logísticos no local, combustível, impressões ‘offset’, etc., tudo o que é necessário é um computador e uma plataforma que carrega a imagem e a distribuiu automaticamente para os vários formatos no local.
A gestão de atendimento trouxe um impacto ainda maior ao mercado, pois afeta o espaço, os utilizadores e até o ambiente. A possibilidade do utilizador de um determinado espaço poder ter acesso à sua senha sem precisar de estar no local, permitiu por um lado a drástica descida de utilização do papel, e, por outro, a facilitação da mobilidade das pessoas, que não precisam de estar todas no mesmo espaço, à mesma hora, para saber qual é o seu lugar no atendimento.
Em síntese, as tecnologias em geral e o uso mais intensivo de soluções inteligentes de sinalética digital e gestão de atendimento estão a contribuir para a redução da pegada de carbono.
“O nosso propósito é transformar o espaço público num ambiente mais comunicativo, tendo por base a atividade dos seus utilizadores e a forma como os meios digitais e a organização espacial se fundem para uma comunicação 360º. Ao explorar estas dimensões, conseguimos criar várias camadas de informação e comunicação, e o espaço converte-se num meio dinâmico e adaptativo”, conclui Miguel Oliveira.
De notar que a tecnológica é especialista em experiências interativas tendo a seu cargo projetos como a implementação do projeto integral do novo espaço do Centro Expositivo e Instalação Museográfica no Promontório de Sagres, num investimento de cerca de um milhão e meio de euros.
A EDIGMA tem, também, implementado projetos reconhecidos nas áreas do património e cultura, como por exemplo, o novo espaço do Aquário Vasco da Gama que conta com uma das maiores videowalls interativas da Europa e o Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros, que congrega num só espaço a história da cidade de Lisboa.
“As pessoas e a experiência são os pilares centrais que caracterizam estes empreendimentos e catalisam toda a atividade da EDIGMA, ao explorar estes conceitos na sua relação com as emoções da audiência e na possibilidade de criação de experiências personalizadas”, explica Miguel Oliveira, CEO da empresa.
A EDIGMA é uma empresa portuguesa especializada no desenvolvimento de experiências interativas e projetos de sinalética digital e gestão de atendimento. Desenvolvem hardware, software e concebem soluções customizadas, intervindo em todas as etapas do projeto, do desenvolvimento à instalação, assegurando apoio técnico pós-venda permanente e especializado.
A EDIGMA é líder na implementação de projetos integrados e interativos e produção de tecnologia e aplicações interativas. Este conhecimento reflete-se na fiabilidade das suas soluções e traduz-se numa mais-valia garantida para clientes e parceiros. A EDIGMA implementou no mercado nacional recentemente projetos de sinalética digital / gestão de atendimento das lojas FNAC, iStore, Decsis e Centro Comercial Glicínias.
Em suma, a EDIGMA cria experiências que combinam o espaço físico com o espaço digital e que, em última análise, se traduzem em melhores experiências para as pessoas.
Imagem: EDIGMA.
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Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
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Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
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Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
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