Atualidade
Câmara Municipal de Aveiro lança “Aveiro Tech City Challenges”
Iniciativa destina-se a startups, scaleups e centros de I&D e tem prémio global de 120 mil euros

Estão abertas as candidaturas à 1ª edição da “Aveiro Tech City Challenges”, uma iniciativa promovida pelo município de Aveiro que pretende dar a oportunidade a startups, scaleups e centros de I&D para desenvolverem e testarem soluções e produtos inovadores em ambiente real, na área das Cidades Inteligentes e da Internet das Coisas.
José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, adianta que “o ‘Aveiro Tech City Challenges’ consiste numa iniciativa de promoção, desenvolvimento de ideias e projetos inovadores que respondam aos desafios urbanos”, prosseguindo a sua política de desenvolvimento económico e de criação de negócio, suportada por um acesso cada vez maior a soluções tecnológicas que permitem o desenvolvimento de modelos de negócio inovadores e disruptivos. “Cabe-nos, enquanto agentes de governação pública, lançar e promover políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento de ecossistemas favoráveis à criação de emprego e que permitam a criação de bens e serviços diferenciadores e capazes de acrescentar valor ao mercado”, sublinha, ainda, o autarca.
Desafios urbanos e Aveiro Tech City Living Lab valem 120 mil euros em prémios
Até ao dia 14 de abril, é possível concorrer ao “Aveiro Tech City Challenges” nas categorias Desafios Urbanos e Aveiro Tech City Living Lab, numa estratégia que se propõe atrair projetos mais inovadores e disruptivos, que permitam ter uma visão do que serão as cidades do futuro, e que atribuirá um valor global de 120 mil euros.
Nos Desafios Urbanos, os interessados encontram três temáticas distintas, nomeadamente, a Gestão de Acessos e Pagamento nas Feiras Municipais, que procura solução tecnológica vocacionada para a gestão do acesso de Feirantes a eventos organizados pela Câmara Municipal de Aveiro, integrando solução de controlo de pagamento; a Gestão eficiente de consumos de água em jardins, direcionada para uma solução tecnológico que assegure a otimização dos consumos de água no âmbito de rega de jardins; e, por fim, a Monitorização da Eficiência Energética de edifícios públicos, vocacionada para uma solução tecnológica composta por sensores e plataforma de gestão que permita a quantificação de consumos energéticos em edifícios pelos vários tipos de fonte energética e a respetiva identificação de desperdícios e oportunidades de poupança.
Já a categoria Aveiro Tech City Living Lab pretende selecionar três projetos que tirem partido da infraestrutura existente em Aveiro para desenvolver projetos na área das Cidades Inteligentes e Internet das Coisas. Recorde-se que Aveiro está dotada com o único laboratório em Portugal com uma rede 5G experimental operacional no centro urbano de uma cidade, convidando centros de investigação, empresas e universidades, a desenvolver, testar e validar conceitos inovadores, novos produtos e serviços, assumindo-se como um ecossistema de inovação aberto, com um conjunto de serviços disponíveis.
O Aveiro Tech City Living Lab é suportado numa infraestrutura rede de tecnologia ótica e rádio rede, interligando mais de 40 unidades rádio e cerca de 16Km de fibra. A rede fornece comunicações de curto e longo alcance e unidades de computação avançada, cobrindo a área urbana da cidade de Aveiro. Estas unidades estão distribuídas pela cidade de Aveiro através de dois tipos de estruturas fixas (em 44 locais): em postes desenhados para integrar esta tecnologia e em fachadas de edifícios. A infraestrutura de comunicações inclui, ainda, uma rede 5G, cobrindo a área urbana da cidade, que disponibiliza comunicações 5G em modo non-standalone (NSA) e standalone (SA) aos projetos e utilizadores finais, com recurso a um core 5G gerido pela Altice Labs.
Das candidaturas apresentadas, serão pré-selecionados 25 projetos, cinco semifinalistas para cada desafio urbano e 10 semifinalistas na categoria Aveiro Tech City Living Lab, sendo selecionado um vencedor por desafio urbano e três vencedores na segunda categoria. Os seis vencedores têm acesso a um prémio monetário de 20.000 euros cada.
As candidaturas podem ser efetuadas em https://www.aveirotechcity.pt/, até ao dia 14 de abril, data após a qual serão selecionados os projetos semifinalistas. No início de maio, serão anunciadas as 25 candidaturas que seguirão para a fase Aveiro Tech City Pitch, agendada para 9 de maio, seguindo-se o evento de kick-off e formação para os projetos finalistas. De junho a outubro, decorre a fase de desenvolvimento e teste, estando os demodays previstos para a Aveiro Tech Week 2022, em outubro. O final pitch decorre a 14 de outubro, sendo que, até 30 de novembro, serão realizados os ensaios finais e a conclusão do desafio.
Imagem: CMA.
Atualidade
Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.
Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.
O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.
Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.
No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.
Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Vila do Conde: Três detenções por furto

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.
Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.
Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.
No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.
Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade11 meses atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares