Connect with us

Atualidade

Município de Barcelos disponibiliza a Bandeira Nacional para Honras Fúnebres nos velórios de Antigos Combatentes

Publicado

on

O Município de Barcelos vai passar a disponibilizar a Bandeira Nacional para ser utilizada nos velórios de Antigos Combatentes, em qualquer freguesia do concelho. Esta iniciativa decorre de um protocolo de colaboração celebrado entre o Ministério da Defesa Nacional e a Associação Nacional dos Municípios Portugueses, e visa assegurar o direito consagrado no artigo 19º, da Lei nº 46/2020, de 20 de agosto, pela qual “os antigos combatentes, aquando do seu falecimento, gozam do direito a ser velados com a bandeira nacional, mediante pedido expresso pelo próprio ou a pedido da viúva ou viúvo, de ascendentes ou descendentes diretos”.

Assim, sempre que legalmente esteja previsto, os interessados devem solicitar a Bandeira Nacional no Balcão Único do Município, durante o horário normal de expediente. Se eventualmente houver necessidade urgente, a mesma solicitação pode ser feita aos sábados, domingos e feriados, junto dos Prestadores do Serviço de Segurança, que farão o devido encaminhamento do pedido.

Na formalização do pedido, os/as interessados/as devem proceder à identificação do/a antigo/a combatente falecido/a e fazer prova dessa situação através da anexação de cópia da caderneta militar, cartão de Antigo Combatente, cartão de sócio de alguma Associação de Antigos Combatentes, Veteranos de Guerra, ou outro semelhante. Também devem indicar o local do velório, assim como o nome da pessoa ou entidade responsável pelo levantamento e devolução da bandeira, após a conclusão das exéquias fúnebres.

Em caso de necessidade, e tendo como suporte o referido diploma legal, serão ainda prestados aos Antigos Combatentes, às viúvas ou viúvos, ascendentes e descendentes, os esclarecimentos que forem solicitados sobre o assunto.

Imagem: DR.

Atualidade

S. João da Madeira: Artes Marciais Vietnamitas em estágio Tết

Publicado

on

A Artes Marciais Vietnamitas – Federação Portuguesa organizou, no passado sábado, dia 22 de fevereiro, em S. João da Madeira, mais concretamente no seu Clube de Campismo, um o Estágio de Việt Võ Dạo denominado de Estágio do Tết. Ất Tỵ (ano da serpente de fogo) em referência ao ano que iniciou no Vietname no dia 29 de janeiro.

Organizado pela DAO – Associação Cultural e Desportiva, com sede em Paços de Brandão, da qual o núcleo de S. João da Madeira faz parte, foi precisamente este núcleo que fez as honras da casa e recebeu esta iniciativa que juntou mais de 30 praticantes (võ sinh) vindos das diferentes classes da área geográfica que vai desde Santa Maria da Feira a Braga.

Este estágio de Việt Võ Đạo (Arte Marcial Vietnamita) foi dedicado ao treino de algumas sequências (quyền) de mão nuas, nomeadamente o Vạn Sơn quyền (mil montanhas – referente às mil dificuldades que encontraremos na vida) e o Ngũ cầm hành quyền (quyền dos cinco animais que remete para as muitas formas de estar, ser e fazer). Foram também trabalhadas aplicações praticas de defesas de ataques variados, defesa pessoal e ainda técnicas de projeção e varrimentos, finalizando o vasto e variado programa com técnicas de combate e combate desportivo.

A classe de Việt Võ Đạo de S. João da Madeira, em atividade há mais de 15 anos, está de parabéns pelo trabalho que mostrou e referiu desejar não ter de esperar tanto por outro evento em S. João da Madeira, pois o último foi em 2019. Na verdade, Inês Costa Miranda, uma das praticantes mais jovens da classe de S. João da Madeira de Việt Võ Dạo, mas que já é a sua responsável pela administração e gestão, vê com bons olhos o regresso deste tipo de iniciativas à cidade. “Tínhamos muita vontade que se fizesse aqui este evento porque gostaríamos de dar a conhecer o que fazemos aos Sanjoanenses e às instituições que a representam. Esperemos que a divulgação aguce o apetite de mais pessoas da cidade pela prática desta Arte Marcial ancestral, mas muito centrada nas pessoas e problemas da sociedade atual, pois quanto maior o número de alunos maior a motivação”, explica e termina “estou certa que comigo isso vai acontecer, vamos ter muitos mais eventos, aqui em S. João da Madeira”.

Este tipo de evento realiza-se duas a três vezes por ano e visa reunir praticantes para de uma forma mais abrangente, trabalhar o programa técnico com vista a desenvolver o grupo e criar equipas para competir.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Detido por venda de armas proibidas em Caldas da Rainha

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Intervenção e Fiscalização da Divisão Policial de Caldas da Rainha, desenvolveu, na manhã de 24 de fevereiro, mais uma ação de fiscalização a estabelecimentos comerciais, com vista à deteção de grupos de risco que os frequentem e, acima de tudo, deteção de eventuais infrações e ilícitos, no âmbito do ramo de atividade económica de cada operador identificado.

A operação, que contou ainda com a presença, colaboração e acompanhamento da ANACOM e AT (Autoridade Tributária), teve um duplo objetivo, pois a PSP pretendeu aumentar o sentimento de segurança além de detetar e prevenir situações anómalas, nomeadamente as que colocassem em causa a segurança da população.

De salientar que no decurso da mesma, e no interior de uma superfície comercial de venda a retalho, foram detetados e apreendidos: uma arma branca, de abertura automática e disponível para venda; um bastão extensível, ocultado; uma faca do mato, ocultada; uma soqueira contendo ainda uma lâmina retrátil e dissimulada na sua empunhadura, igualmente ocultado.

Foram, ainda, detetadas irregularidades na faturação, por parte da AT, e apreendidos 45 brinquedos pela ANACOM, por inconformidades várias à legislação vigor, nomeadamente ao nível das condições de segurança dos mesmos.

Pelo exposto, e atendendo à posse e disponibilização das armas proibidas apreendidas, foi detido um homem, de 32 anos de idade, de nacionalidade estrangeira, o qual fora notificado para comparecer perante a autoridade judiciária, no dia de hoje.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Ponte de Lima: Duas detenções por crime de contrafação

Publicado

on

No dia 24 de fevereiro, na avenida 5 de Outubro, em Ponte de Lima, decorreu mais uma operação que teve como objetivo a prevenção criminal e a fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

Da presente operação, desenvolvida através do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, resultou a detenção de um homem de 40 anos e uma mulher de 68 anos de idade, no âmbito da fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

A PSP apreendeu 80 artigos de marroquinaria suspeitos de serem contrafeitos.

Os detidos foram notificados para comparecerem junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas