Connect with us

Atualidade

CEiiA exibe em Londres o seu ASV dedicado a cartografia, vigilância e defesa marítima

Publicado

on

Foi apresentado, ontem, no rio Tamisa, em Londres, o veículo autónomo de superfície ORCA, desenvolvido em Portugal de raiz pelo CEiiA para utilizações como cartografia, monitorização ambiental, vigilância e missões de segurança e defesa marítima, com recolha de dados e controlo de perímetros portuários e estruturas subaquáticas (oleodutos e gasodutos, navios naufragados, submarinos ou minas). É esta, aliás, uma das valências do ORCA que maior atenção está a receber por parte dos visitantes da Oi – Oceanlogy International 2022, o maior evento mundial dedicado ao setor do mar, que decorre até quinta-feira na capital britânica e onde o CEiiA participa.

Com a demonstração de ontem – que se repete hoje e amanhã –, esta foi a primeira vez que Portugal colocou no rio Tamisa um ASV, demonstrando as potencialidades da tecnologia nacional e a mais recente geração de sistemas robóticos para o oceano que o CEiiA tem vindo a desenvolver e a operar. Este sistema já foi, aliás, testado num exercício militar de Sistemas Marítimos Não Tripulados: REP MUS 2021, coorganizado pela Marinha Portuguesa, o Centro da Organização de Ciência e Tecnologia da NATO para a Investigação e Experimentação Marítima (NATO STO CMRE) e a NATO Maritime Unmanned Systems Initiative (NATO MUSI).

O ORCA dispõe, ainda, de uma área de payload desenhada para servir como plataforma multifunções, podendo adaptar-se rapidamente a diferentes cenários e missões, suportando alguns dos sensores batimétricos mais avançado do mercado (SEABAT T50-P ou Imagenex DT101Xi), sendo capaz de integrar outros equipamentos até 100kg de peso máximo. A par disto, o sistema robótico do ORCA oferece um conjunto de serviços para múltiplas aplicações como batimetria, amostragem de parâmetros da água, missões cooperativas com outros veículos e inspeções. No seu desenvolvimento foi integrada a capacidade de conectividade que pode enviar dados para o Data Center do CEiiA, onde podem ser processadas outras camadas de informação de acordo com as necessidades de cada utilizador.

Além do exercício promovido pela Marinha Portuguesa e a NATO, já foram realizados testes de batimetria (Porto de Aveiro e Porto de Leixões, em Portugal) em colaboração com o IPMA, o IH e a IIC Technologies (empresa especializada em serviços de cartografia marinha), e mostrou que pode fornecer dados específicos com precisão, que pode obter conformidade com Standard S-44 da IHO (Organização Hidrográfica Internacional).

A par das demonstrações diárias do ORCA, o CEiiA também está em destaque no interior do ExCEL London, onde decorre a Oi – Ocealonogy International 2022, como um dos expositores do evento. Em destaque está a ‘família’ de produtos MAANTA, um sistema único de marcação não-invasiva, mapeamento e monitorização de animais marinhos. Estas marcas não-invasivas têm como principais características a durabilidade, a confiabilidade e precisão, a possibilidade de recuperação e reutilização e o acesso fácil a dados.

As marcas não-invasivas MAANTA já foram utilizadas por equipas de investigadores de Portugal, Havai, Arábia Saudita, Equador e Escócia para seguir diferentes espécies: mantas, tubarões-azul, tubarões- frade, tubarões-martelo, baleias, entre outros. Os produtos do CEiiA já mergulharam nas águas dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico e têm, entre outros, clientes como a BBC, que utiliza as MAANTA para recolha de imagens para o programa documental “Animals with Cameras”.

Sobre a área Oceano do CEiiA

A necessidade de desenvolver mais conhecimentos sobre o oceano, para assegurar uma melhor vigilância e uma gestão eficiente e sustentável das atividades humanas no mar, está entre os mais importantes motores de inovação e desenvolvimento tecnológico, sobretudo quando se sabe que 97% do território português é constituído por mar. As soluções desenvolvidas pelo CEiiA nos domínios oceânico abrangem uma vasta gama de aplicações para a Indústria (energias renováveis, aquacultura, petróleo e gás) e para a Ciência Marinha (monitorização ambiental, exploração de águas profundas, vigilância marítima, deteção de poluição).

Sobre o CEiiA

O CEiiA é um Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto que concebe, desenvolve e produtiza novas tecnologias, produtos e serviços para uma sociedade mais sustentável, sendo um dos maiores investidores em I&D em Portugal, e trabalha através da ligação entre cidades, indústria e universidades em setores de alta tecnologia como o automóvel e a mobilidade, aeronáutica, oceano e espaço.

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas