Atualidade
Universidade do Minho celebra o 48º aniversário no Teatro Jordão
Comemorações decorrem entre os dias 13 e 19, em Braga e Guimarães, com dois concertos, um fórum, uma exposição e a sessão solene na “cidade-berço”

A Universidade do Minho (UMinho) vai assinalar o seu 48º aniversário com diversas iniciativas entre 13 e 19 de fevereiro, acentuando a sua abertura à sociedade. O programa inclui concertos em Braga e Guimarães, um fórum sobre o ensino superior, uma exposição e a cerimónia solene no dia 17, que sai pela primeira vez do edifício da Reitoria e vai para o renascido Teatro Jordão, em Guimarães.
As celebrações têm o tema “A Universidade e a Arte de Ouvir” e arrancam domingo, dia 13, com um espetáculo da Orquestra da UMinho e Mateusz Stasto (viola d’arco) a solo, sob a direção do maestro Vítor Matos. O reportório inclui “Concerto para viola e orquestra em ré maior”, de Carl Stamitz, e “Sinfonia nº 2 em ré maior”, de Johannes Brahms. A atuação está marcada para as 18h00, no salão medieval da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga. O concerto repete-se no dia 19 (sábado), às 21h30, no Teatro Jordão, e tem o apoio da Caixa Geral de Depósitos.

Na segunda-feira, dia 14, de novo no Largo do Paço, realiza-se a primeira edição do Fórum + Educação Superior, sob o tema “Debater o futuro na UMinho”. O evento conta das 14h30 às 16h30 com as intervenções do pró-reitor para os Assuntos Estudantes e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa, do presidente da Associação Académica (AAUMinho), Duarte Lopes, do reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Ferreira, da coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Académico do Instituto Superior Técnico, Isabel Gonçalves, e do autor do projeto SUPERTABi, Marco Bento. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia online. A iniciativa pode ser também acompanhada no canal YouTube da UMinho, em www.youtu.be/Lyhikeqcy-U. A organização cabe ao Centro IDEA-UMinho, com apoio da Casa do Conhecimento da UMinho, CreateLab e Nautilus.

A cerimónia do aniversário da UMinho é dia 17, às 11h00, no Teatro Jordão, que a par da vizinha e também renovada Garagem Avenida, vai agora acolher os cursos de Teatro e de Artes Visuais da UMinho, entre outras valências. Os 12 milhões de euros aí investidos pelo município e com apoio comunitário, permitem afirmar o campus de Couros e os projetos da UMinho. Na sessão vão discursar o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, o presidente da AAUMinho, Duarte Lopes, o autarca de Guimarães, Domingos Bragança, e a presidente do Conselho Geral da UMinho, Joana Marques Vidal. Prevê-se, ainda, o cortejo académico, a entrega de diplomas e prémios de mérito, uma performance dos alunos de Teatro e de Música e a atuação do Coro Académico da UMinho. A cerimónia pode igualmente ser acompanhada no YouTube da UMinho, em www.youtu.be/zYVC66kaNqc .
No mesmo dia, às 15h30, vai ser inaugurada na Garagem Avenida a exposição “Atelier Aberto LAV 2018-2022”. Trata-se do trabalho realizado pelos estudantes da licenciatura em Arte Visuais nas disciplinas de Atelier e, também, a documentação de atividades pedagógicas e extracurriculares deste curso lançado em 2018.
Foto e imagens: UMinho.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca