Connect with us

Atualidade

Lisboa: Detido por posse de armas proibidas

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 5ª Divisão Policial, no dia 25 de janeiro, pelas 05h10, na freguesia da Penha de França, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, com 55 anos de idade, pela prática do crime de posse de armas proibidas.

Os Polícias que se encontravam em serviço de patrulhamento preventivo, procederam à fiscalização de um condutor que, ao ser questionado se teria algum material ilícito consigo, retirou do bolso uma faca borboleta, uma bolsa de cabedal contendo dois punhais e uma navalha.

Pelo facto de os materiais que tinha na sua posse serem considerados, pela legislação, como armas proibidas, bem como, a navalha ter uma lâmina com comprimento superior a 10 cm, o indivíduo foi detido e foram-lhe apreendidas 1 faca borboleta; 2 punhais; e 1 navalha com comprimento de lâmina superior a 10 cm.

Depois de cumpridas todas as formalidades legais tendentes à efetivação da detenção do suspeito, o mesmo foi constituído arguido, sujeito a Termo de Identidade e Residência e presente a primeiro interrogatório judicial para eventual aplicação de medidas de coação.

Foto: PSP.

Atualidade

Viana do Castelo acolhe II Fórum do Peregrino a 16 e 17 de maio

Publicado

on

Nos próximos dias 16 e 17 de maio, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago promovem II Fórum Peregrino, evento criado com o objetivo de discutir temas atuais e relevantes para o desenvolvimento do Caminho de Santiago em Portugal, envolvendo as associações de peregrinos, as autarquias, as entidades religiosas, as entidades nacionais que tutelam a Cultura e o Turismo, a sociedade civil, as entidades de segurança pública, os operadores privados e o público em geral.

A organização perspetiva o evento como sendo um momento de franca participação e ampla reflexão estratégica, onde todos os atores do Caminho de Santiago possam dar a sua contribuição.

O evento inclui um primeiro dia de capacitação certificada, a realizar na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, e um segundo dia de conferência, que terá lugar no Auditório Dr. Francisco Sampaio da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC).

A inscrição é gratuita e deve ser realizada nos seguintes links:

. Dia 16 de maio, na Plataforma Academia Digital, em: https://academiadigital.turismodeportugal.pt/index.php?option=com_training&task=show&id=5885 (deve proceder primeiro ao registo na referida plataforma)

. Dia 17 de maio: https://forms.gle/ShvR2vHtNt6RkdYm8

Assim, dia 16 de maio, a Ação de Capacitação Certificada acontece no âmbito da Formação + Próxima e tem como tema “Itinerários Jacobeus – compreender o passado e desafios futuros”. Tem por objetivos compreender as origens do culto Jacobeu; valorizar as origens do sistema viário jacobeu, na definição dos itinerários de peregrinação; entender o significado de hospitalidade e a abrangência do trabalho das associações; avaliar a importância dos hospitaleiros na gestão e promoção dos equipamentos; conhecer as normas de sinalética e as dificuldades operacionais da sua implementação; reconhecer o acesso a oportunidades de financiamento; e enquadrar o Caminho e os desafios de gestão transfronteiriços, tendo a formação como destinatários os profissionais do setor da Informação Turística, Hotelaria, Turismo e Restauração e outros interessados.

Nessa noite, no Museu de Artes Decorativas, às 21h30, será apresentado publicamente o documentário “O Nosso Caminho”, produzido por Completa Mente, Lda. e realizado por Pedro Gil Vasconcelos. Segue-se o lançamento do livro e sessão de autógrafos do “Caminhos que faço meus”, editado por Ego Editora.

A 17 de maio, o Auditório Dr. Francisco Sampaio da ESTG-IPVC acolhe a conferência do II Fórum do Peregrino, que vai incluir uma assinatura de protocolo de colaboração com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, as mesas redondas “Caminho de Santiago, primeira rota cultural europeia”, “Desafios na gestão do Caminho de Santiago”, “Segurança e hospitalidade no Caminho de Santiago”, testemunhos de peregrinos e momentos musicais.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

XIII Encontros Vínicos do Vinho Verde dias 10 e 11 de maio em Viana do Castelo

Publicado

on

É já nos próximos dias 10 e 11 de maio que Viana do Castelo acolhe os XIII Encontros Vínicos do Vinho Verde, evento que tem como objetivo valorizar a oferta de produtos nacionais, impulsionar a atividade vitivinícola e o Vinho Verde como produto de dimensão estratégica, já que este é o segundo vinho mais consumido em Portugal e o mais exportado depois do vinho do Porto, com uma taxa de crescimento anual de dois dígitos.

Os Encontros Vínicos trazem novamente para debate este vinho tão caraterístico da região do Minho e envolvem um conjunto de iniciativas nos quais este produto é devidamente valorizado, dos quais se destaca um Seminário e uma prova de vinhos. Este evento é uma organização conjunta da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Delegação Distrital de Viana do Castelo e do Colégio de Engenharia Agronómica – Norte, com a colaboração da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.

Durante o dia 10 de maio vão acontecer seminários, provas de vinhos e o habitual Jantar de Gala, na qual serão ainda anunciados os grandes vencedores dos Prémios Vinho Verde do Ano da OERN 2023. Já durante o dia 11 de maio, haverá visitas a locais de produção de vinho da região.

Assim, a 10 de maio, a Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo recebe o seminário ‘Eficiência na gestão de recursos para a vinha’. O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marca presença na sessão de abertura, acompanhado do Presidente do Conselho Diretivo da OERN, Bento Aires, do Presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte (CCDRN)*, António Cunha, da Presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), Dora Simões*, do Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Carlos Rodrigues, e do Delegado Distrital da Ordem dos Engenheiros de Viana do Castelo, Vítor Correia.

No primeiro dia, o seminário integra um 1º painel que irá debater Gestão do Solo, Água e Videira, um 2º painel sobre a Gestão Integrada do Meio Vitícola, e o 3º painel será uma mesa-redonda dedicada à Eficiência da Rentabilidade do Sector Vitivinícola.

Segue-se o Curso de Prova de Vinhos – Provar em Viana, na Delegação Distrital de Viana do Castelo, com o formador Constantino Ramos, enólogo da sub-região de Monção e Melgaço. Nessa noite, a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo acolhe o Jantar de gala e Enogastronómico, com entrega de diplomas aos galardoados da Seleção Vinho Verde do Ano da Ordem dos Engenheiros.

Dia 11 de maio, o programa inclui O Caminho e o Vinho, no Centro interpretativo do Caminho Português da Costa, com visita guiada e degustação enograstronómica, uma viagem de barco do Cais até Cabedelo, com passeio turístico, e visita à Casa da Reina, às vinhas e à Adega, encerrando com almoço enogastronómico na Casa da Reina.

Programa completo e inscrições aqui:

* a confirmar.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia: Município promove caminhada “Anadia + Verde” a 02 de junho

Publicado

on

O Município de Anadia vai organizar a “Caminhada Anadia + Verde”, em parceria com o Saca Trilhos Anadia e os ginásios Cross Company e Curigym. A atividade realiza-se no dia 2 de junho, no âmbito da Feira do Ambiente, Saúde e Bem-Estar 2024.

A participação na iniciativa é gratuita, estando as inscrições abertas até ao dia 16 de maio, online, na página da internet do Município de Anadia, ou, presencialmente nos Paços do Concelho, Biblioteca Municipal, Piscinas Municipais e Velódromo Nacional.

Com um grau de dificuldade médio e um percurso aproximado de 10 quilómetros, a caminhada decorrerá em piso de alcatrão e terra batida, com início e término no Parque Urbano de Anadia. A receção aos participantes tem início às 8h30, seguindo-se, pelas 9h00, o aquecimento pelo Cross Company e Curigym e o início da caminhada.

Os inscritos nesta caminhada têm direito a um seguro de acidentes pessoais e a uma t-shirt de participante, que poderá ser levantada no recinto da Feira do Ambiente, Saúde e Bem-Estar.

A edição 2024 da Feira do Ambiente, Saúde e Bem-Estar realiza-se nos dias 31 de maio e 1 e 2 de junho, no Parque Urbano de Anadia.

Foto: CMA.

Continuar a ler

Mais lidas