Connect with us

Atualidade

Barcelos: Recriação Histórico-Cultural dos 50 anos do 25 de Abril

Sábado à tarde, na Avenida da Liberdade

Publicado

on

É já no próximo sábado, dia 6 de julho, pelas 17 horas, que se realiza a grandiosa Recriação Histórico-Cultural dos 50 anos do 25 de Abril, que conta com a participação de 17 grupos de teatro, associações e escolas do concelho e mais de 100 atores. O evento, apresentado hoje em conferência de imprensa, percorrerá a Avenida da Liberdade e terminará no Largo da Porta Nova, para onde convergirá o quadro com a representação da grande manifestação popular que se juntou ao Movimento das Forças Armadas, às primeiras horas da manhã do dia 25 de Abril.

Integrada no programa geral das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril que o Município de Barcelos tem vindo a promover ao longo do ano, esta iniciativa, segundo o Presidente da Câmara Municipal, pretende ser uma “recriação histórica com um cunho pedagógico, com o objetivo de transmitir à população a ideia de que a democracia é um valor coletivo da maior importância para o progresso humano, e que, por essa razão, deve ser assumido, defendido e aperfeiçoado por toda a sociedade em geral, mas, de modo especial, pelas novas gerações.”

Mário Constantino Lopes referiu que a Câmara Municipal pretende “envolver o maior número de pessoas neste evento” e deixou um desafio aos barcelenses, para que no próximo sábado compareçam e participem nesta importante jornada histórico-cultural.

Fernando Pinheiro, escritor e ator barcelense, e responsável pela encenação da recriação, agradeceu o desafio e a confiança do Município para liderar esta iniciativa, considerando que estamos perante um “grande projeto artístico e cultural. Temos capital humano e artístico para fazer um mega espetáculo de rua”, salientando que talvez nenhum outro município tivesse capacidade para avançar com um evento desta natureza apenas com a prata da casa – os grupos de teatro de todo o concelho.

A fechar a Conferência de Imprensa, a vereadora do pelouro da Cultura, Elisa Braga, elencou os grupos participantes, louvou o trabalho que têm desenvolvido ao longo dos anos, alguns deles quase centenários, e agradeceu o empenho que todos têm colocado para que esta recriação histórico-cultural tenha a grandeza, a dignidade e o sucesso que a evocação do 25 de Abril merece.   

Percurso e quadros da Recriação Histórico-Cultural

Na Avenida da Liberdade, e em sentido descendente, serão apresentados os seguintes quadros:  “Marcha da Fome”, em contexto das greves operárias na CUF, ocorridas em 1944; “Tortura de Presos Políticos pelo PIDE”; “Assassinato do General Humberto Delgado pela PIDE,” em 1965; “As Trágicas Cheias do Rio Tejo de 1967”; “Censura dos Órgãos de Comunicação Social”; “A Primeira Emigração Portuguesa para França”; “O Embarque de tropas portuguesas para a Guerra Colonial”; “O Golpe Militar do 25 de Abril”; e “A Primeira Manifestação Popular em Liberdade”. No Largo da Porta Nova, ocorrerão os dois últimos quadros, a saber: “A Última Ação Repressiva da PIDE”; e, finalmente, “Leitura do Auto da Tomada de Posse da Comissão Administrativa de Barcelos”.

Lista completa dos organismos participantes:

Grupo de Teatro Lírio do Neiva, Durrães

Pioneiros da Ucha, Ucha

A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos

TPC – Teatro Popular de Carapeços, Carapeços

Amigos do Pato, Rio Covo Santa Eulália

AVAI – Associação Vamos a Isso, Lama

Teatro de Balugas, Balugães

D’Improviso Teatro, Barcelos

Via 3 – Companhia de Teatro, Viatodos

Oficina de Teatro da Universidade Sénior de Barcelos

Instituto Autodidata de Barcelos

APACI, Barcelos

Associação de Veteranos de Guerra, Barcelos

Associação Lagoa, Cultura e Património, Barcelos

Nova Comédia Bracarense, Braga

Companhia de Teatro de Santo Tirso, Santo Tirso

Escola de Tecnologia e Gestão

Agrupamento de Escolas de Vila Cova.

Foto: CMB.

Atualidade

Parque de diversões Anadia Splash abre portas a 13 de julho

Publicado

on

Anadia vai ter um parque de diversões, de 13 de julho a 11 de agosto. Instalado no Vale Santo, o Anadia Splash promete animar miúdos e graúdos, dentro e fora de água. O parque estará aberto ao público de terça-feira a domingo, entre as 14h00 e as 19h00, encerrando à segunda-feira.

Além de atrativos aquáticos, como piscinas, insufláveis e escorregas, o parque conta também com um carrossel, trampolins, um comboio elétrico e, entre outros equipamentos, um campo de futebol insuflável. A lista de atrações inclui ainda espaços para jogos, como o dominó gigante, e festas da espuma diárias. No recinto, é possível ter acesso ao bar do parque, que dispõe de esplanada.

A entrada no Anadia Splash tem um custo de 2 euros por pessoa. Para as instituições particulares de solidariedade social e para as associações do concelho, que se apresentem no local com grupos de 15 ou mais pessoas, a entrada custa de 1 euro por pessoa. O uso de meias é obrigatório para todos os utilizadores dos vários pontos de diversões.

O Anadia Splash, promovido pelo Município de Anadia, visa proporcionar momentos de salutar convívio e de diversão, aliados à prática de atividade física, com interesse para várias gerações, e economicamente acessíveis a todos.

Imagem: DR.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe Pit Bull abandonado em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital da PSP de Leiria, através da Brigada de Proteção Ambiental (BRIPA), em colaboração com a Divisão Municipal de Proteção e Saúde Animal de Leiria, efetuou a captura de um canídeo, de raça Pit Bull Terrier, que se encontrava supostamente abandonado.

O canídeo foi avistado a vaguear na via pública, junto ao Bairro do Património, nesta cidade de Leiria, por um cidadão que, ao aperceber-se que o animal já permanecia na via pública há dois dias e por tratar-se de um animal de raça potencialmente perigosa sem açaime, pondo em causa a segurança das pessoas, decidiu dar o alerta para a PSP.

Após a sua captura, e desencadeadas todas as diligências úteis e oportunas para identificação do seu proprietário, constatou-se que o animal não possuía o respetivo chip, conforme legalmente exigido.

O cão foi transportado para o Canil Municipal de Leiria, onde permanecerá pelo prazo legal de 15 dias para ser reclamado pelo seu proprietário ou possuidor e, não o sendo, será objeto de adoção.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Detido suspeito com centenas de doses de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 2ª Divisão Policial, no dia 29 de julho, pelas 12h57, na freguesia de Marvila, procedeu à detenção de um homem de 33 anos, por ser suspeito da prática do crime de Tráfico de Estupefaciente.

O suspeito tinha na sua posse: 102 doses de Haxixe; 596 doses de Ecstasy; 4,37 doses de Cocaína; 440,00 euros em notas do BCE; 1 balança de precisão; 3 canivetes com resíduos de estupefaciente; diversas seringas; e diverso material para preparação, divisão e acondicionamento do produto estupefaciente.

O detido, já com vários antecedentes neste segmento criminal, recolheu às salas de detenção desta Polícia a aguardar a sua apresentação à Autoridade Judiciária, sendo-lhe aplicada a medida de coação de Apresentações Semanais.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas