Atualidade
“Alto Minho 4D – Viagem no Tempo”
Em maio, a CIM Alto Minho continua a assinalar os 15 anos, promovendo a rede de 10 rotas cronológicas culturais, baseadas na história e nos bens patrimoniais do Alto Minho

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) continua a assinalar os seus 15 anos e, no mês de maio, aposta na promoção turística do “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo”, um projeto dinamizado em conjunto com os seus 10 municípios associados, e que agora volta a ser relançado. Esta ação visa ainda assinalar o Dia Internacional dos Museus – a celebração desta data é realizada desde o dia 18 de maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento.
O “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo” é uma rede de 10 rotas cronológicas culturais baseadas na história e nos bens patrimoniais do Alto Minho. São elas: a Rota da Arte Rupestre e do Megalitismo, a Rota dos Castros, a Rota do Romano, a Rota do Românico ao Gótico, a Rota dos Mosteiros, a Rota dos Descobrimentos, a Rota dos Castelos e Fortalezas, a Rota do Barroco, a Rota da Arquitetura Tradicional e a Rota do Moderno ao Contemporâneo.
A proposta é explorar estas rotas a partir das designadas “Estações ou Porta do Tempo” em cada concelho do Alto Minho
O Alto Minho é detentor de um inestimável património histórico e arqueológico, sendo visível por todo o território inúmeros monumentos funerários (como dolmens ou antas); vestígios de povoados fortificados, conhecidos como castros, cividades ou citânias; castelos e torres medievais; igrejas e mosteiros tradicionais; pontes e paços; antigas fortificações militares de defesa do litoral e magníficas fortalezas seiscentistas.
É toda esta oferta cultural diversificada que se procura valorizar e promover no âmbito do projeto “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo”, nomeadamente através de novos produtos turísticos sistematizados numa rede de dez rotas, baseados na autenticidade, originalidade e diferenciação, num contexto cada vez mais globalizado e de acentuada competitividade, contribuindo para uma maior mobilidade turística na região, mas também para a criação de experiências únicas para quem nos visita.
Como ponto de partida para a visitação de uma rota, foi selecionado um espaço físico em cada concelho do Alto Minho, que incorporou uma solução de base comum em termos de design, equipamentos (tecnologia multidimensional e equipamento multimédia) e valências relacionadas com essa rota. Estes espaços de musealização adotaram a designação de “Estação ou Porta do Tempo”, apresentando-se como centros de recursos partilhados sobre uma determinada rota, com um conjunto de atrações e experiências interativas e multimédia que dão o mote para uma “viagem no tempo” que pode ser feita de duas formas distintas: uma viagem por uma determinada época ou temática por todo o Alto Minho ou uma viagem ao longo do tempo no Alto Minho, cruzando diversas épocas ou temáticas, constituindo-se cada itinerário como elemento estruturador e unificador do território.
Toda a informação sobre estas rotas: https://www.altominho.pt/pt/visitar/experiencias/rotas-alto-minho-4d/
Imagem: CIM-AM.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca