Atualidade
Anadia acolhe Conferência de Medicina Desportiva

O auditório do Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, acolheu, nos passados dias 3 e 4 de maio, a 1ª Conferência de Medicina Desportiva, organizada pelo Município de Anadia.
O evento contou com a presença de reputados especialistas ligados à área da medicina desportiva. No primeiro dia, durante a manhã, Manuel João Coelho e Silva abordou a temática da “Composição corporal funcional no treino desportivo e no exercício”, enquanto José Carlos Carneiro falou da “Avaliação funcional pulmonar em medicina desportiva”, terminando com Manuel Vaz que recordou a importância do “Sono no desporto”.
A tarde ficou marcada pelas intervenções de José Carlos Noronha que desenvolveu o tema das “Lesões ligamentares e meniscais do joelho no atleta”, enquanto Amândio Santos falou da “Avaliação e controlo de treino” e Samuel Amorim destacou a “Nutrição no desporto”.
No segundo dia, os trabalhos decorreram apenas durante a manhã, com Eduardo Teles Martins a abordar a temática “Proteger o coração do atleta – uma indispensabilidade muitas vezes esquecida”. Janete Leiras encerrou a conferência com a “Intervenção do podologista na prevenção de lesões no futebol”.
Na sessão de abertura, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, destacou a relevância desta iniciativa que se enquadra na política desportiva que o Município tem vindo a desenvolver, tendo destacado o grande investimento que o Município tem realizado em infraestruturas desportivas, “as quais se encontram à disposição das várias associações e clubes do concelho, reunindo condições excecionais para a prática de múltiplas modalidades”.
A autarca sublinhou ainda o desporto de alto rendimento presente no concelho e que se encontra centralizado no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia, localizado em Sangalhos. Deu a conhecer que o CAR tem associado várias Federações residentes, desde o Ciclismo, passando pelo Pentátlo, Ginástica, Judo até à Esgrima. “O concelho de Anadia tem ajudado a formar campeões nas diversas modalidades, o que para nós tem sido um grande orgulho”, afirmou.
Maria Teresa Cardoso deixou uma palavra de agradecimento especial a José Carlos Noronha, elemento da Comissão Cientifica da organização e também ao presidente da Assembleia Municipal, Manuel Pinho, mentor desta iniciativa, a qual foi estendida a todos os oradores, bem como às pessoas participantes.
Por sua vez, José Carlos Noronha agradeceu o convite para integrar a Comissão Cientifica da Conferência, considerando que “o programa elaborado é bastante interessante e pertinente”.
O Município de Anadia organizou esta Conferência de Medicina Desportiva, tendo em conta, o facto, de o panorama desportivo, dada a sua evolução, reclamar cada vez mais o empenho na formação de técnicos e na sua constante atualização de conhecimentos.
Foto: CMA.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca