Connect with us

Atualidade

Barcelos promove mais de duas dezenas de eventos ao longo de todo o mês de abril

Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

Publicado

on

Abril, mês da Revolução dos Cravos, que este ano comemora o quinquagésimo aniversário, tem um diversificado programa de celebrações promovido pelo Município de Barcelos, sendo que para este mês estão agendadas mais de duas dezenas de iniciativas.

Das conferências à música, dos livros às tertúlias, das exposições ao teatro, as propostas culturais preenchem este Abril como a Liberdade preencheu as ruas há cinquenta anos.

Assim, no próximo dia 2 de abril, pelas 21h15, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, realiza-se a Conferência “48 Anos da Constituição da República Portuguesa”, que tem como orador Jerónimo de Sousa – Secretário-Geral do PCP entre 2004 e 2022, evento que conta com a apresentação de Mário Figueiredo.

Três dias depois, a 5 de abril, pelas 10h00, acontece o lançamento do livro “Sílvio, Herdeiro do Cravo” de Francisco Duarte Mangas, na Biblioteca Municipal de Barcelos. No mesmo dia, mas pelas 21h15, no Auditório dos Paços do Concelho, realiza-se a tertúlia “Primeira Assembleia Municipal”. Tendo como moderador Fernando Santos Pereira, esta iniciativa conta com os seguintes intervenientes: João Carvalho de Sousa (Partido Popular Democrático); Fernando António Carvalho Andrade (Partido Socialista); Rodrigo Carlos da Cruz Amaral (Centro Democrático Social); Alfredo Cardoso da Conceição (Aliança Povo Unido); João Macedo Lourenço (Grupo Dinamizadores de Unidade Popular).

A 6 de abril, é tempo de música e palavras. Pelas 10h30, na Biblioteca Municipal de Barcelos, há “Orquestra da Primavera”: Sessão de Contos com Música Clássica por Marisa Carvalho. Mais tarde, às 21h30, o Theatro Gil Vicente tem em palco a Ópera – “Pequena História de um Povo com Memória”, com segunda sessão, no dia seguinte (7 de abril), pelas 16h00, também no Theatro Gil Vicente.

No dia 12, às 21h15, realiza-se a conferência “O Poder Local e Sindicalismo”, moderada por Cândido de Oliveira e que conta com a participação de Fernando Ribeiro dos Reis e Carvalho da Silva, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Exposições marcam espaços culturais

Da programação prevista para abril, tem grande destaque o programa expositivo das comemorações. Assim, no dia 12, são inauguradas as Exposições “Técnicas Cerâmicas nos Países de Expressão Portuguesa”, na Sala da Capela do Museu de Olaria, e a Exposição “Noutros Tempos Era Assim…”, na sala de exposições temporárias do mesmo equipamento cultural.

No dia seguinte, a 13 de abril, pelas 17h00, é a vez da inauguração da exposição “25 de Abril de 1974, Quinta-Feira”, de Alfredo Cunha, na Galeria Municipal de Arte, enquanto a 19 de abril há dose dupla: 17h00, inauguração da exposição “A Revolução e o que ela trouxe “EPHEMERA” – Biblioteca e Arquivo José Pacheco Pereira – no Espaço Cultura, e, pelas 18h00, inauguração da exposição “Silenciados: Os livros que não podiam ser lidos” do Espólio da Biblioteca Municipal de Barcelos e “Livros proibidos durante o Estado Novo”, do acervo documental da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, na Biblioteca Municipal de Barcelos.

O dia cultural termina com a apresentação da peça de Teatro – Cartas de Guerra, pelas 21h30, no Theatro Gil Vicente.

A 20 de abril, pelas 10h30, é tempo para o Workshop de Teatro “25 de Abril, quase como um conto de fadas” com Rui Branco Silva, ação a decorrer na Biblioteca Municipal.

Marcha pela Liberdade mobiliza alunos das escolas do concelho

Da programação das comemorações neste mês de abril, destaca-se a Marcha pela Liberdade que envolve alunos e professores das Escolas do Concelho de Barcelos, uma iniciativa agendada para o dia 23, pelas 14h00, a decorrer no Centro Histórico. No mesmo dia, mas à noite, às 21h30, acontece no Theatro Gil Vicente um espetáculo musical do cantor e compositor luso-brasileiro, Luca Argel.

No dia seguinte, a 24 de abril, há tempo e espaço para mais música: “Que Força é Essa – A Força da Música de Barcelos | Celebrar Abril”, maratona musical que decorrerá das 17h30 às 02h00, no Largo Dr. José Novais e no Largo Dr. Martins Lima.

E chegados ao dia grande das comemorações, “25 de Abril, 50 anos da Revolução dos Cravos”, pelas 10h00, dá-se o Hastear da Bandeira, nos Paços do Concelho; pelas 10h30, Largada de Paraquedistas em Queda-Livre, na Av. Dr. Sidónio Pais (no âmbito do VIII Encontro de Paraquedistas e outros combatentes em Barcelos) e, pelas 11h30, Desfile de Fanfarra pelas Ruas da Cidade e Animação de Rua (Folclore), no Centro Histórico de Barcelos.

Da parte da tarde, pelas 15h00, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no Auditório dos Paços do Concelho, a que se segue, no Largo da Porta Nova, pelas 18 horas, o “Concerto Mil Vozes a Cantar Abril”, pelos Grupos corais do concelho de Barcelos e Orquestra da Banda Musical de Oliveira.

Finalmente, a 27 de abril, pelas 16h00, haverá “Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril” com a participação dos Grupos de Teatro do Concelho de Barcelos, ação que vai decorrer no Campo 5 de Outubro, Avenida da Liberdade e Largo da Porta Nova.

A programação de abril das Comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos encerra com o concerto dos Anónimos de Abril, pelas 21h30, no Theatro Gil Vicente, mas as iniciativas que o Município tem previstas para estas comemorações vão estender-se ao longo de todo o ano.

Imagem: CMB.

Atualidade

Castro Marim previne o cancro de pele

Publicado

on

O Município de Castro Marim vai promover rastreios dermatológicos gratuitos em todas as sedes de freguesia entre os dias 22 e 24 de maio.

O Espaço do Cidadão CIDAFO, em Odeleite, será o primeiro local a receber o rastreio, entre as 09h30 e as 12h30 do dia 22 de maio, seguindo depois para a Unidade de Cuidados Continuados do Azinhal, entre as 14h00 e as 17h00.

A 23 de maio será a vez do rastreio dermatológico gratuito chegar ao Lar Cegonha Branca, em Altura, entre as 09h30 e as 12h30 e das 14h00 às 16h30.

O último dia desta iniciativa vai decorrer na Biblioteca Municipal de Castro Marim entre as 09h30 e as 12h30 e das 14h00 às 16h30.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas no Gabinete de Apoio ao Munícipe e no Gabinete de Apoio ao Presidente, ou através dos telefones 281 510 778 ou 281 510 754.

Esta iniciativa do Município de Castro Marim tem sido realizada ao longo dos últimos anos e tem permitido a deteção de lesões tumorais em fase inicial, além de também se realizar o tratamento de eventuais lesões pré-cancerígenas (queratoses actínicas) com azoto líquido.

Imagem: CMCM.

Continuar a ler

Atualidade

Católica Porto Business School adere à Associação de Escolas de Negócios Africanas

Oportunidade para fomentar ainda mais a colaboração intercontinental

Publicado

on

Em linha com a sua estratégia de internacionalização, a Católica Porto Business School aderiu à Association of African Business Schools (AABS), uma organização de reconhecimento internacional, que define padrões de educação empresarial em África e que reúne escolas de negócios de vários países africanos e europeus.

“Acreditamos no potencial que existe em África, não só a nível das competências transferíveis, que emergem dos contactos multiculturais que esta relação proporciona, mas também em tópicos onde acreditamos que as escolas de negócios africanas podem abrir caminho para uma discussão muito rica,” salienta João Pinto, diretor da Católica Porto Business School, acrescentando que “vemos esta adesão como uma grande oportunidade para fomentar ainda mais a colaboração intercontinental, promover padrões globais e contribuir para o desenvolvimento de profissionais para uma sociedade global, sustentável e ética.”

A Católica Porto Business School mantém uma relação de cooperação e proximidade com o continente africano, em vários projetos e desafios. E um dos principais eixos de atuação, já com mais de uma década, é a cooperação ao nível da formação executiva, nomeadamente na gestão do Programa Atlântico, uma pós-graduação internacional em Gestão, de tripla diplomação, dada pelas três escolas de negócios das Universidades Católicas de Angola (Católica Luanda Business School), Brasil (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e Portugal (Católica Porto Business School). 

Para a Católica Porto Business School, integrar a Association of African Business Schools é uma excelente oportunidade de promover a colaboração entre escolas de negócios europeias e africanas, assente numa troca de perspetivas diversas e multiculturais, e apoiar de forma mais próxima o desenvolvimento do ensino e formação empresarial em África.

Foto: CPBS.

Continuar a ler

Atualidade

Espinho: Detido por suspeita de danos e tentativa de furto em veículo automóvel

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública, hoje, pelas 01H55, deteve 1 homem, de 28 anos, em Espinho, por suspeita de danos e tentativa de furto em veículo automóvel.

Após comunicação a esta Polícia a dar conta de que o indivíduo, momentos antes, tinha arremessado uma pedra de calçada contra o vidro de um automóvel que se encontrava devidamente estacionado na via pública, os polícias conseguiram intercetá-lo, ainda a escassos metros do local do crime, embora tivesse tentado a fuga, ao ser abordado.

O lesado, após ter ouvido um alarme a tocar, vindo do exterior, e também ter sido alertado por um vizinho que tinha ouvido o estilhaçar de um vidro, dirigiu-se ao veículo e verificou danos no vidro do lado do condutor e no para-brisas, bem como o habitáculo remexido, pelo que apresentou queixa na Esquadra Policial de Espinho.

Policias da valência de Investigação Criminal efetuaram as diligências necessárias no local, tendo o veículo sido transportado para as instalações policiais, a fim de ser submetido a perícia. A pedra de calçada foi apreendida, como medida cautelar. O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Aveiro, hoje, pelas 14H00, para conhecimento de eventual medida de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas