Connect with us

Atualidade

Lisboa: Operações a estabelecimentos comerciais resulta em apreensões e contraordenações

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da ª Divisão Policial, na freguesia de Santa Maria Maior e na da Misericórdia, nos dias 13 e 18 de março, procedeu à fiscalização de diversos estabelecimentos comerciais com atividade vocacionada para a venda de artigos de comércio a retalho.

A fiscalização teve especial incidência a produtos de tabaco e artigos desportivos, sobre os quais recaíam fundadas suspeitas de se estar perante a violação ao Código dos Impostos Especiais de Consumo/CIEC e produtos contrafeitos, violando o Código da Propriedade Industrial, obteve-se o seguinte resultado:

No dia 13 de março resultou a apreensão de 425 artigos no valor total de 5.137 euros, entre os quais 178 relativos a produtos de tabaco (vapers) no valor de 1.882 euros (mil, oitocentos e oitenta e dois euros) e 247 artigos desportivos (camisolas, calções) suspeito de contrafação no valor de 3.255 euros (três mil, duzentos e cinquenta e cinco euros); e a elaboração 18 ANCO (1 por apreensão de bebidas destiladas com teor de álcool sem estampilha IABA; 2 por ausência de menção couverts bebidas e alimentos não cobrados em ementa; 2 por dístico afeto à interdição e fumar irregular; 1 por cuba suja sem agua quente; 3 por ausência de dístico CCTV/irregular; 1 por ausência de extintor, 2 por instalação de extintor irregular; 1 por extintor com prazo de manutenção expirado; 1 por não emissão de fatura; 1 por não envio de folha original livro de reclamações; 3 por ausência de dístico afeto à proibição de venda de bebidas alcoólicas a menores).

Algum do material apreendido (Foto: PSP)

Já no dia 18 de março, em conjunto com a Autoridade Tributária, Autoridade da Segurança Alimentar e Económica, Instituto Português da Segurança Social e Autoridade das Condições do Trabalho, resultou a elaboração de 29 ANCO (1 por falta de dístico alusivo ao Livro de Reclamações; 1 por falta de Livro de reclamações eletrónico; 1 por falta de afixação de mapa de horário; 1 por falta de rotulagem; 1 por falta de ementa em português; 1 por falta de indicação de couverts; 1 por falta de indicação da taxa de IVA em menus; 1 por falta de preço em produtos; 2 por dístico alusivo à CCTV irregular; 1 por extintor com instalação irregular; 1 por extintor com prazo de manutenção ultrapassado; 2 por trabalhador irregular; 6 por falta de emissão de fatura; 7 Anco por falta de higiene;  2 por falta de comunicação de aquisição); encerramento de 4 estabelecimentos comerciais por falta de condições de higiene e infrações diversas; e criação de 5 processos (2 de averiguação e 3 por não comunicação de trabalhador) e ainda foram realizadas 8 notificações para confirmação de trabalhador.

De salientar que foi aplicada a suspensão total de atividade a quatro estabelecimentos, por falta de condições de higiene e infrações diversas, todos eles localizados na Rua do Bemformoso (MATRI VANDAR SWEETS & RESTAURANTE, BANOFUL RESTAURANTE, SHODESH RESTAURANTE, DARUL LAHM TALHO HALAL)

Fotos: PSP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas