Connect with us

Atualidade

Esplendor do Palácio de Queluz inspira ateliê de decoração de Ovos da Páscoa

Na atividade, agendada para 30 de março, famílias terão oportunidade de trabalhar com folha de ouro

Publicado

on

Nesta Páscoa, a elegância e sumptuosidade das artes decorativas que caracterizam o Palácio Nacional de Queluz inspiram um original ateliê de decoração de ovos para toda a família. A atividade, agendada para 30 de março, sábado, às 10h00, neste Palácio, dá a conhecer algumas técnicas decorativas muito utilizadas no século XVIII, como a talha dourada, a pintura de fingidos ou a pintura “a fresco”, que são o ponto de partida para um ateliê criativo no qual os participantes terão oportunidade de trabalhar com folha de ouro na decoração de ovos da Páscoa.

Perde-se no tempo a origem da tradição de trocar ovos no equinócio da primavera, para celebrar o fim do inverno e o início da estação das colheitas, da fertilidade e do renascimento na natureza. Após a cristianização desse culto pagão, o ovo passou a estar associado à Páscoa, a festa da morte e ressurreição de Jesus, simbolizando o renascimento de Cristo.

Ao longo dos séculos, o costume de oferecer ovos na Páscoa permaneceu vivo nas cortes europeias. No século XIII, Eduardo I de Inglaterra presenteava os seus súbditos prediletos com ovos banhados a ouro. Mais tarde, no século XVII, Luís XIV, o “Rei Sol”, mantinha a tradição pascal e dava ovos pintados e decorados.

Em pleno século XXI, são os ovos de chocolate que reinam nas mesas de Páscoa, mas, este ano, a Parques de Sintra faz uma proposta menos doce, porém mais original: criar ovos dourados e coloridos para oferecer, como faziam os monarcas de outros tempos.

O ateliê “Ovos dourados, ovos coloridos e as artes decorativas no Palácio” dirige-se a famílias com crianças a partir dos 5 anos e tem a duração de 2 horas. Os bilhetes à venda no site da Parques de Sintra custam 14€ para adultos e 12,5€ para crianças dos 5 aos 17 anos.

Mais informações e venda de bilhetes: https://www.parquesdesintra.pt/pt/programacao/ovos-dourados-ovos-coloridos-e-as-artes-decorativas-no-palacio/

Foto: PSML – José Marques Silva.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Oeiras: Detido por posse de arma proibida, ameaças e condução sob efeito do álcool

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Oeiras, no dia 29 de janeiro, procedeu à detenção de um homem com 41 anos, por ser suspeito da prática dos crimes de posse de arma proibida (arma de fogo), ameaças e condução de veículo em estado de embriaguez.

A PSP recebeu uma comunicação que dava conta de que um cidadão estaria num supermercado a ameaçar os clientes do estabelecimento, com o recurso a uma arma de fogo. Prontamente, foram acionados meios e, no local, os polícias aperceberam-se de que um homem saía em passo apressado do estabelecimento comercial, entrando em seguida numa viatura. Ao aperceber-se que iria ser abordado, o homem tentou a fuga, sem sucesso, tendo em conta que a saída do parque de estacionamento estava bloqueada, o que permitiu a sua intercetação.

Efetuadas diligências junto do estabelecimento comercial, foi possível apurar que o indivíduo intercetado seria o suspeito das ameaças com recurso a arma de fogo efetuadas a vários clientes e funcionários do espaço. Na sequência da abordagem, o suspeito foi sujeito ao exame para o consumo de bebidas alcoólicas, o que confirmou que estaria a conduzir sob o efeito de álcool, com uma taxa 1.711 g/l, deduzido o erro.

Também foi encontrada uma arma de fogo, dissimulada em forma de telemóvel, objeto que utilizou para ameaçar os restantes cidadãos.

O detido foi presente à Autoridade Judiciária competente, em sede de 1º Interrogatório Judicial, para aplicação das medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Três detidos por tráfico de estupefacientes, posse de arma e falta de habilitação legal para condução

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 29 de janeiro, procedeu à detenção, em flagrante delito, de três homens com idades compreendidas entre os 20 e os 22 anos, por serem da prática do crime de tráfico de estupefacientes, posse de arma e falta de habilitação legal para condução.

No decorrer da atividade de patrulhamento desenvolvida pelos polícias, estes procederam à fiscalização de uma viatura bem como do respetivo condutor. Na fiscalização, os polícias abordaram o condutor e o passageiro, por haver suspeitas de que estariam na posse de objetos ilegais. Após serem submetidos a uma revista pessoal e após concretizada uma busca à viatura em que circulavam, foram apreendidos os seguintes artigos: uma embalagem contendo no seu interior 2,4 doses individuais de haxixe; vários sacos plásticos herméticos vazios com vestígios de produtos estupefacientes; uma botija de óxido nitroso; uma arma de fogo semiautomática de calibre 7,65 juntamente com 6 munições do mesmo calibre; 4 telemóveis; 755 euros em numerário; e uma viatura ligeira de passageiros.

Os detidos foram presentes, no mesmo dia, perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte, tendo sido aplicadas as medidas de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Detido para cumprimento de 4 anos e 6 meses de prisão

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 5ª Divisão Policial, no dia 30 de janeiro, pelas 09h30, na freguesia das Avenidas Novas, procedeu à detenção de um homem de 25 anos, sobre o qual pendia Mandado de Detenção para cumprimento de quatro anos e seis meses de prisão, por ter sido condenado pela prática de um crime de Tráfico de Estupefaciente.

No decorrer de uma desocupação de habitação, cuja morada estava em nome de um segundo indivíduo também com 25 anos de idade, os polícias encontraram, no interior da residência, e apreenderam 153,24 doses individuais de Haxixe; 70 euros em numerário; 4 telemóveis; diversas embalagens de plástico individuais e objetos utilizados no fracionamento e acondicionamento de estupefacientes; 4 facas, utilizadas para o fracionamento de estupefaciente; e 2 balanças de precisão digital.

Aquando da abordagem no local, foi possível perceber que o inquilino daquela habitação não estava presente e que coabitava na mesma com o ora detido, que tomou como seus os artigos e produtos acima descritos e apreendidos, há cerca de quatro anos a esta parte.

Ainda com o detido estava a sua mulher de 21 anos de idade e o filho de ambos, com 3 meses de idade. 

O detido foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Lisboa, a fim de ser dado cumprimento da pena efetiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas