Atualidade
Viana do Castelo: Em dia do 174º aniversário de elevação a cidade, Município apresenta lista de homenageados com títulos honoríficos

No dia em que se assinala o 174º aniversário da elevação de Viana do Castelo a cidade, o Município dá a conhecer a listagem da atribuição de títulos honoríficos, aprovada, unanimemente, pelo executivo.
A Sessão Solene do Dia da Cidade teve de ser adiada devido ao evoluir da situação pandémica, para data a anunciar em breve.
Eis a lista dos homenageados:
“Cidadão de Honra”:
Alcindo Salgado Maciel Barbosa – Pelos notáveis serviços de cidadania e relevantes serviços prestados à população enquanto médico, dirigente da Sub-Região de Saúde e da ARS Norte e professor universitário.
Johan Jozef Willy Stevens – Pelos notáveis serviços de cidadania e relevantes serviços prestados à economia vianense, à diplomacia, ao associativismo e à solidariedade social.
“Cidadão Honorário”
Rui Manuel Dias Gomes (a título póstumo) – Pelo testemunho de cidadania e notáveis serviços prestados à população de vianense enquanto médico especialista no tratamento do cancro da mama.
Luís Alberto de Seixas Mourão (a título póstumo) – Pelos relevantes serviços de cidadania e notáveis serviços prestados à cultura, enquanto ensaísta e investigador e ao ensino enquanto professor do ensino superior.
“Cidadão de Mérito”
Catarina Alves de Oliveira – Pelos relevantes serviços prestados à ciência e à investigação tecnológica.
Francisco Manuel de Almeida Trabulo (a título póstumo) – Pelos relevantes serviços prestados à cultura vianense e às artes plásticas, enquanto escultor e pintor e ao ensino enquanto professor do ensino superior.
José Júlio da Cunha Amorim Pinto – Pelos relevantes serviços prestados à justiça enquanto juiz presidente da comarca de Viana do Castelo.
David Dias da Silva – Pelos relevantes serviços prestados à cultura enquanto músico clarinetista de carreira internacional.
Rui Alberto Martins Teixeira – Pelos relevantes serviços prestados ao ensino superior politécnico, enquanto professor e dirigente.
Jorge Augusto de Vasconcelos Manso Gigante – Pelos relevantes serviços prestados aos vianenses enquanto médico, dirigente na área da saúde e governador civil.
Arsénio Gonçalves da Silva – Pelos relevantes serviços prestados ao desporto, enquanto dirigente associativo.
João Carlos Costa – Pelos relevantes serviços prestados à ciência e investigação médica na área da Radiologia de Intervenção e bem assim, enquanto médico, aos vianenses.
Manuel Passos Lomba da Costa (a título póstumo) – Pelos relevantes serviços prestados ao desporto enquanto potenciador da formação de jovens, treinador e dirigente associativo.
Maria Luísa de Sá Barbosa Novo Vaz (a título póstumo) – Pelos relevantes serviços prestados aos vianenses enquanto provedora da Santa Casa da Misericórdia e pela ativa participação cívica e política no concelho.
Ilídio Gonçalves do Rego – Pelos relevantes serviços de cidadania enquanto promotor da cultura vianense, membro associativo e autarca.
“Instituições de Mérito”
Cyclones Atlético Clube – Pelo relevante trabalho prestado à comunidade vianense no desporto e associativismo desde 1996.
Associação de Filatelia e Colecionismo do Vale do Neiva – Pelo relevante trabalho prestado à comunidade vianense no associativismo desde 1996.
Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 343 – Sr. Do Socorro/Areosa – Pelos relevantes serviços prestados à formação de crianças e jovens, desde 1971.
Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 348 – Meadela – Pelos relevantes serviços prestados à formação de crianças e jovens, desde 1971.
Pastelaria Cidade Nova – Pelo relevante trabalho na dinamização da economia vianense.
Boaventura & Boaventura, Lda. – Pelo relevante trabalho na dinamização da economia vianense.
Festa & Festa, S. A. – Pelo relevante trabalho na dinamização da economia vianense.
Tobor – Acessórios para a Indústria. Lda. – Pelo relevante trabalho na dinamização da economia vianense.
Premix – Especialidades Agrícolas e Pecuárias, Lda. – Pelo relevante trabalho na dinamização da economia vianense.
Eugénia Lopes & Filhos, Lda. – Pelo relevante trabalho na dinamização da economia vianense.
GELVIANA, Lda – Pelo relevante trabalho na dinamização da economia vianense.
Marques & Marques, Lda – Pelo relevante trabalho na dinamização da economia vianense.
Drogaria Vianense – Pelo relevante trabalho na dinamização da economia vianense.
Móveis Rufo – Pelo relevante trabalho na dinamização da economia vianense.
Farmácia Simões – Pelo relevante trabalho na dinamização da economia vianense.
Padaria e Pastelaria das Neves – Pelo relevante trabalho na dinamização da economia da região.
Foto: CMVC.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca