Connect with us

Atualidade

Barcelos: Câmara aprova estudos prévios de grandes obras municipais no valor de 16 milhões

Rede viária, habitação e piscinas municipais

Publicado

on

Depois de ontem de manhã ter arrancado a obra do fecho da Circular Urbana – Nó de Santa Eugénia/Gamil, o Executivo Municipal reuniu à tarde e aprovou um pacote de Estudos Prévios destinados à execução de um conjunto de obras públicas, num montante de 16 milhões de euros. Desses estudos prévios, no que respeita à melhoria da mobilidade, constam a Variante do Novo Hospital, a Variante Urbana Nascente, a Reabilitação da EM 505 Carvalhas/Negreiros, a Requalificação da via Perelhal – Vila Cova e a Requalificação da Av. Padre Paulino, em Galegos São Martinho.

Além da melhoria da rede viária, foram aprovados estudos prévios relativamente a obras de construção de duas novas Piscinas Municipais (em Viatodos e em Galegos Santa Maria) e de 50 fogos habitacionais no âmbito do 1º Direito, na União de Freguesias de Campo e Tamel S. Fins.

O Estudo Prévio da “Operação Urbanística para a Construção de Habitação Unifamiliar, em Campo, prevê a construção de 40 fogos, distribuídos por: 5 T1, 19 T2, 15 T3 e 1 T4), ocupando uma área bruta total de 3 993,85 m2, correspondendo a um investimento estimativo de 5, 172 milhões de euros. Nesta deliberação, o Executivo aprovou também a autorização para efetuar candidatura a financiamento do PRR no âmbito do “Programa de Apoio ao Acesso à Habitação”.

Operação Urbanística na União de Freguesias de Campo e Tamel S. Pedro de Fins (Foto: CMB)

Novas variantes para melhorar as acessibilidades rodoviárias

A Variante do Centro Hospitalar de Barcelos desenvolve-se a partir da Rotunda do Galo em direção a norte sobre a Estrada Nacional 204, desviando-se mais à frente, implantando-se sobre os campos agrícolas, até se inserir na Rotunda junto ao Estádio Cidade de Barcelos. Com aproximadamente meio quilómetro, o custo previsto da obra ronda os 4,7 milhões de euros [ndr: imagem de destaque].

Acresce a esta via rodoviária a futura empreitada da “Variante Urbana Nascente”, que inicia a partir da rotunda nascente em direção a norte, terminando na interseção com a Estrada Nacional 306. Terá uma extensão de cerca de 1,2 km e a previsão do custo dos trabalhos é de 2 milhões de euros. Esta nova variante vai dar continuidade à existente, fechando o anel da circular, melhorando significativamente as acessibilidades ao centro urbano e retirando grande parte do trânsito do interior de Arcozelo, nomeadamente, porque quem utilizar esta nova via, evitará de atravessar a passagem de nível.

Imagem desta futura variante (Imagem: CMB)

Além da criação destas novas variantes citadinas, o pacote de estudos prévios contempla, também, a melhoria da rede viária noutras zonas do concelho. É o caso da aprovação do estudo prévio referente à reabilitação da EM505 que liga a freguesia das Carvalhas a Negreiros, passando por Chorente, num percurso com uma extensão de 7,2 km e com uma previsão de custos de mais de 2,6 milhões de euros.

De igual modo, foi aprovado o estudo prévio para a futura reabilitação da estrada municipal, que vai desde o entroncamento com a nacional 103-1, desde Perelhal até ao Cruzeiro de Vila Cova, numa extensão de mais de 2 km. O custo estimado da empreitada é de 1,7 milhões de euros.

Ainda no que respeita a intervenções na rede viária, também foi aprovado o estudo prévio da empreitada de reabilitação da via que vai desde a Estrada Regional 205, em Galegos São Martinho, e termina junto à Igreja Paroquial (Avenida Padre Paulino). A estimativa orçamental é de 1,6 milhões de euros.

Duas novas piscinas municipais em Viatodos e Galegos Santa Maria 

O concelho de Barcelos vai ter duas novas piscinas: uma na freguesia de Viatodos e outra na freguesia de Galegos Santa Maria. Os respetivos estudos prévios também foram aprovados ontem, o que significa que o Município pode avançar agora para a elaboração dos projetos.

Futuro Complexo de Piscinas em Galegos Santa Maria (Imagem: CMB)

O estudo prévio da “Construção do Complexo das Piscinas Municipais em Galegos Santa Maria” apresenta uma estimativa orçamental no valor de 2 875 500,00€, acrescida de IVA, e o da “Construção do Complexo das Piscinas Municipais em Viatodos”, uma estimativa orçamental no valor de 3 097 500,00€, acrescida de IVA à taxa legal em vigor.

Futuro Complexo de Piscinas em Viatodos (Imagem: CMB)

Imagens: CMB.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas