Connect with us

Atualidade

Barcelos: Vencedores do Orçamento Participativo recebidos nos Paços do Concelho

Publicado

on

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos recebeu, ontem, nos Paços do Concelho, os autores dos projetos vencedores da edição do Orçamento Participativo – Barcelos 2023.

Na cerimónia, que serviu para oficializar o fecho do processo, o autarca, Mário Constantino Lopes, deu os parabéns aos vencedores e assegurou que a execução dos cinco projetos vencedores será concretizada o mais rapidamente possível.

Na receção nos Paços do Concelho, os autores das propostas vencedoras estiveram acompanhados pelos Presidentes de Junta das freguesias, onde vão ser implementados os respetivos projetos.

Recorde-se que a dotação financeira do Orçamento Participativo 2023 é de meio milhão de euros, cabendo ao projeto vencedor de cada área temática uma verba que pode ascender aos 100 mil euros.

Apresentaram-se a votação 26 propostas divididas por cinco áreas temáticas: Ambiente (5); Cultura (7); Desporto (7) Educação (4); Solidariedade (3), e participaram na votação perto de 5.100 barcelenses.

Os projetos vencedores em cada umas das cinco categorias são: no Desporto, a proposta “SkatePark Couto”, apresentada por Cristiano Dantas; na Educação, o projeto “EB de Durrães: escola para todos”, subscrito por José Luís Maciel; na área do Ambiente, a proposta “Ecovia do Médio Neiva”, submetida por António Miranda; na Cultura, o projeto “Auditório Cultural – Bordado de Crivo”, de Liliana Silva; e na Solidariedade, a proposta “Centro Intergeracional de Lazer e Cultura”, apresentado por Vânia Lima.

Projetos vencedores do Orçamento Participativo 2023

Título do Projeto: SkatePark Couto

Número de votos: 1851

Área de intervenção: Desporto:

Freguesia(s) abrangida(s): U.F. de Alvito (S, Pedro e S. Martinho) e Couto

Descrição sucinta do projeto:

“Da primeira edição do Orçamento Participativo de Barcelos nasceu o “SKATEPARK COUTO”. Hoje, este espaço é procurado por praticantes de skate de todo o concelho e país, tendo inclusive registo de visitas de estrangeiros que chegam guiados pelo mapa dos skateparks existentes no país. É, aliás, o único skatepark do concelho de Barcelos.

Esta proposta visa a ampliação da plataforma de skate e a construção de um parque de lazer, convívio, desporto e recreio, tornando este espaço um local aprazível para todas as idades.

Propõe-se a construção de uma nova plataforma em betão contígua à já existente, que permitirá facilitar a aprendizagem dos iniciantes da modalidade e a prática de manobras de skate street. Será uma mais-valia para quem procura este espaço para a prática da modalidade, mas também porque permitirá trazer novos praticantes pois poderão, com maior facilidade, iniciar a aprendizagem num espaço mais amplo e de menor dificuldade. Propõe-se, também, a instalação de um circuito de equipamentos infantis, como escalada, escorrega, baloiço, troncos de equilíbrio, entre outros, que permitam momentos de recreio, atividade desportiva e brincadeira para toda a família e para todas as idades. Pretende-se que este parque seja diferenciador, respeite o enquadramento paisagístico, a natureza e toda a envolvente rural que caracteriza a freguesia.

Esta é uma proposta inovadora, diferenciadora, que visa o bem comum e contribui para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, pois todos sabemos que o desporto, o lazer e as atividades e convivência social são fatores essenciais para a saúde física e mental”.

Título do Projeto: EB de Durrães: escola para todos

Número de votos: 1842

Área de intervenção: Educação

Freguesia(s) abrangida(s): U.F. de Durrães e Tregosa

Descrição sucinta do projeto:

“Fundada em 1928, a Escola EB de Durrães, ao contrário de muitas outras escolas primárias que encerraram na sequência da desertificação e da criação dos centros escolares, tem visto o seu número de estudantes aumentar, contabilizando atualmente 63 alunos, provenientes de diferentes freguesias do concelho de Barcelos (Durrães, Aguiar, Tregosa, Vila Boa e Fragoso).

Por este motivo, entre 2020 e 2021 foi alvo de obras de requalificação ao nível do seu edifício, que a dotaram de infraestruturas e equipamentos bastante modernos. Contudo, estas obras não resolveram um problema antigo desta instituição, o seu acesso. Para se aceder à escola EB de Durrães é necessário percorrer uma escadaria em granito, sem cobertura, que se torna bastante perigosa sobretudo em dias de chuva, tendo já dado origem a alguns acidentes. Por outro lado, não sendo possível construir uma rampa de acesso a cadeiras de rodas, devido à inclinação do terreno, as duas crianças com mobilidade reduzida que frequentam este espaço de ensino têm de ser transportadas diariamente no colo dos pais para as salas de aula. Além disso, o atual acesso à escola não permite a aproximação de um veículo de socorro ao edifício, o que põe em causa a segurança e a saúde de todos os que trabalham e frequentam esta instituição. Neste sentido, na presenta proposta ao orçamento participativo da Câmara de Barcelos propomos não só a compra do terreno particular situado nas traseiras da Escola EB de Durrães, mas também a abertura de uma estrada de acesso a viaturas nesse mesmo terreno, que torne este espaço de ensino acessível a todos”.

Título do Projeto: Ecovia do Médio Neiva

Número de votos: 1757

Área de intervenção: Ambiente

Freguesia(s) abrangida(s): Cossourado; Panque;

Descrição sucinta do projeto:

“Criação de um trilho pedestre e ciclável ao longo do curso médio do Neiva, entre a Ponte Anhel e a Ponte das Tábuas, aproveitando caminhos rurais (e da própria Estrada Real) e potencializando os valores naturais (ambientais, geológicos), culturais, históricos e etnográficos.

A densidade e diversidade de moinhos de rodízio são um conjunto patrimonial relevante ao longo de todo o percurso proposto.

As intervenções seriam ao nível da homologação do PR, instalação de 3 painéis interpretativos e sinalética internacional, recuperação de tabuleiro da ponte do Folão, instalação de um baloiço interpretativo do vale do Neiva, criação de página web e conservação dos caminhos.

Os objetivos desta Ecovia são os seguintes:

1) Salvaguarda do Património natural e cultural.

2) Envolver a comunidade local no “Ecomuseu do Neiva”.

3) Perspetiva sustentável (sensibilização ambiental, acessibilidade ferroviária) e inclusiva (participação social).

4) Dinamizar atividades culturais.

5) Valorizar e recuperar caminhos (históricos, culturais…) Ecovia do Neiva.

6) Associar a prática do pedestrianismo ao conhecimento do território local.

7) Valorizar o potencial do ecoturismo e do pedestrianismo em particular, num território deprimido (demográfico e económico)”.

Título do Projeto: Auditório Cultural – Bordado de Crivo

Número de votos: 1007

Área de intervenção: Cultura

Freguesia(s) abrangida(s): U.F. de Carreira e Fonte Coberta

Descrição sucinta do projeto:

“Este projeto consiste na criação de um auditório natural (palco, bancadas e espaços de lazer) num terreno propriedade da Junta de Freguesia de Carreira e Fonte Coberta, para fomento da Cultura nestas freguesias bem como nas localidades vizinhas.

A ideia advém da necessidade de criar um espaço onde se possam organizar eventos multiculturais como, por exemplo, atuações do grupo folclórico, festas e eventos das escolas, saraus de leitura, festa das freguesias, galas das diversas associações, espetáculos de teatro e projeção de filmes cinematográficos, workshops e desfiles de moda relativos ao bordado de crivo, entre outros.

O espaço para a criação deste Auditório Cultural tem cerca de 2.500 metros quadrados numa localização privilegiada. Está a cerca de 1.5 km da EN204 e numa envolvente que conjuga o verde da natureza com desenvolvimento do parque habitacional local, destacando-se a existência de dois equipamentos desportivos nas redondezas.

Este projeto pretende também dar mais projeção aos Bordados de Crivo de São Miguel da Carreira – candidato a Património Cultural Imaterial Português – de duas formas muito concretas: a planta aérea do espaço descreverá um tema do bordado de crivo e o palco contará com um painel de grandes dimensões, com um trabalhado alusivo aquela atividade”.

Título do Projeto: Centro Intergeracional de Lazer e Cultura

Número de votos: 852

Área de intervenção: Solidariedade

Freguesia(s) abrangida(s): Várzea

Descrição sucinta do projeto:

“As relações de amizade são fundamentais para o bem-estar em todas as idades, mas adquirem uma nova dimensão numa fase mais avançada da vida. De acordo com os resultados provisórios dos Censos de 2021, há mais de 2,4 milhões de residentes em Portugal com 65 ou mais anos, o que representa 23,4% da população. Nesta faixa etária, 446.900 pessoas viviam sozinhas em 2021, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística e da Pordata. É elementar que estas questões sobre envelhecimento, isolamento e solidão marquem espaço e relevância na agenda política, até lá cabe a nós, sociedade, combater esta batalha com afetos, com carinho e com partilha. Criar espaços e oportunidades para as pessoas participarem em atividades sociais, culturais, recreativas, desportivas será um bom caminho para minorar tais percentagens.

O Centro Intergeracional de Lazer e Cultura (CILC) poderá ser um desses espaços, um espaço de cultura, lazer e tecnologia. Será um local de estar, de convívio, de lazer entre pessoas mais idosas, mas também o ponto de encontro para recordar e reviver tradições e também aprender com as novas gerações com intercâmbios e partilha de conhecimentos. Este projeto consiste em reestruturar três salas e o refeitório da antiga escola primária da Várzea, que ficou “desprezada” após a abertura do centro escolar.

É um projeto importantíssimo para a sociedade que perdeu muitos valores humanos muitas relações após complicados meses de pandemia.

Combater a solidão como forma de zelar o futuro”.

Foto: CMB.

Atualidade

Barcelos recebe nova edição do RallySpirit

Prova leva à estrada carros míticos dos ralis

Publicado

on

Com chegada à cidade de Barcelos, realiza-se, no decorrer do próximo fim de semana, de 30 de maio a 1 de junho, a nona edição do RallySpirit. A prova marca presença no território barcelense na quinta, na sexta e no sábado, prometendo emoções fortes aos amantes dos clássicos. 

A edição 2024 do RallySpirit evoca a “lendária” equipa Diabolique e os saudosos Joaquim Santos e Miguel Oliveira, apresentando um lote muito diversificado de cerca de 120 carros extraordinários que marcaram e marcam a história dos ralis mundiais.

A prova organizada pela X Racing, com a habitual colaboração desportiva do Clube Automóvel de Santo Tirso, integra o exclusivo circuito dos Rally-Legends europeus, Slowly Sideways Europe, e é um dos mais aguardados eventos do desporto motorizado em Portugal. Mantém sede em Barcelos, apresentando um programa de três dias, com algumas novidades relativamente a 2023.

Depois das verificações técnicas ao longo da manhã de quinta-feira, dia 30 de maio (feriado), o RallySpirit 2024 parte da Foz do Douro – Porto, pelas 16h00, para logo de seguida se disputar uma super especial do outro lado do rio, em Vila Nova de Gaia. Segue depois em direção a Barcelos, com passagem no centro de Santo Tirso, e com a realização de duas classificativas noturnas, as já conhecidas Santo Tirso e Barcelos Sul.

Na sexta-feira, depois de uma manhã dedicada às assistências, no Campo da Feira – Barcelos, a comitiva dirige-se a Terras de Bouro e Vila Verde, para a realização de mais três especiais. Prossegue com o reagrupamento no centro de Vila Verde, que antecede uma das principais novidades deste RallySpirit 2024, a super especial no circuito bracarense de Vasco Sameiro, ao final da tarde. Após o regresso a Barcelos, os carros ficam em exposição a partir das 19h00.

Já no sábado, o percurso concentra-se em Barcelos, com a dupla passagem pelas habituais classificativas Barcelos Oeste e Barcelos Sul, merecendo esta última particular destaque, pelo facto de também se disputar em sistema de “boucles”, outra das novidades deste ano.

O RallySpirit 2024 encerra como habitualmente com a Boucles de Barcelos (PE12), às 16h14, no traçado habitual, terminando no centro da cidade, com a exposição final dos carros a partir das 16h59. A Cerimónia do Pódio encerra a edição deste ano, às 21h30.

Carros lendários para todos os gostos

O RallySpirit 2024 volta a ser uma autêntica viagem no tempo através da qual vamos poder ver, entre o Grupo B, preciosidades da dimensão do Ford RS200, de um Lancia Delta S4 e de um Lancia Rally 037, ambos com a famosa decoração da Martini Racing, dos Audi Quattro S1 E2, do Peugeot 205 T16, do MG Metro 6R4, do Toyota Celica Twincam Turbo ou do Porsche 911 SCRS, sem esquecer o Opel Manta 400 ou o precioso Ascona 400 na versão especial Safari, estes três últimos também com as cores oficias. Destaque muito especial para o exclusivo Toyota 222D Grupo S, um dos três únicos existentes no mundo, numa raríssima aparição pública.

Três dias de intenso espetáculo, com carros de sonho a percorrer troços exigentes e de grande beleza ao longo de florestas e de importantes centros urbanos das regiões do Minho e Douro Litoral. A não perder.

Condicionamentos de trânsito

Devido à realização do RallySpirit, o trânsito vai estar cortado, no dia 1 de junho, das 13h30 às 20h00, na Rua de Olivença (entre a rotunda da Estação e a rotunda das Calçadas) e na variante entre a rotunda da Central de Camionagem e a rotunda do Galo. 

Além destes condicionamentos, no dia 30 de maio, das 20h00 à 1 da manhã, haverá alterações ao trânsito nas freguesias de Chorente, Carvalhas, Góios, Pereira, Remelhe, Rio Covo Santa Eulália, e no dia 1 junho, das 8h30 às 18h00, haverá alterações ao trânsito nas freguesias de Paradela, Courel, Macieira de Rates, Chorente, Carvalhas, Góios, Pereira, Remelhe e Rio Covo Santa Eulália. Solicita-se aos srs. automobilistas que sigam as indicações dos comissários da organização e das forças de segurança – PSP e GNR.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Múltiplas atividades marcam Semana do Ambiente

Publicado

on

O Município de Barcelos assinala a Semana do Ambiente, promovendo um conjunto de atividades relacionadas com a natureza, entre 1 e 7 de junho. É uma semana dedicada em exclusivo à Natureza, visando dar a conhecer, através de uma vertente lúdica, as potencialidades do património ambiental concelhio. Todas as atividades da Semana do Ambiente carecem de inscrição obrigatória, através do e-mail gambiente@cm-barcelos.pt.                                         As iniciativas começam no dia 1 de junho, entre as 9h00 e as 13h00, com a tradicional descida do Rio Cávado em canoa, desde Areias de Vilar (junto ao açude) até ao areal de Barcelinhos. O percurso tem a distância aproximada de oito quilómetros, e estima-se que o tempo de descida seja de três horas.

No dia 2 de junho, domingo, às 9h30, com partida do Largo do Município, realiza-se o “Plogging – pelas margens do Rio Cávado”, que consiste numa ação de limpeza das margens do Rio Cávado.

No dia 3 de junho, da parte da manhã, decorre uma visita às instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) – Águas do Norte, em Areias de Vilar.

A Semana do Ambiente continua no dia 4 de junho, no Auditório da Câmara Municipal, com um concerto de Filipe Pinto, que apresentará “AmbientAÇÃO, projeto pedagógico de promoção da sustentabilidade”. O espetáculo, com início às 11h00, é dirigido a alunos do 3.º ciclo.

No dia 5, às 14h30, o Jardim das Barrocas recebe o Desfile Ecológico, que resulta do projeto dirigido às escolas e consiste numa passagem de modelos de peças de vestuário realizadas pelos estabelecimentos de ensino, a partir de materiais reciclados, sob o tema preservação do ambiente. 

No dia 6 de junho, é a vez da Mostra de Produtos Biológicos, das 8h30 às 15h00, na Avenida da Liberdade, numa ação de divulgação dos produtores e comerciantes locais e, ao mesmo tempo, incentivando o consumo daqueles produtos. Nesse mesmo dia, das 10h30 às 13h00, decorre um workshop de showcooking de Cozinha Sustentável, com Marta Cortez, na Avenida da Liberdade.

A programação da semana do Ambiente termina no dia 7 com um workshop de fotografia ambiental, na Casa da Criatividade, das 9h30 às 17h30. Nesse mesmo dia, com ponto de partida no Largo do Município, há ainda lugar, das 20h30 às 22h00, para uma caminhada noturna sensorial, pela Avenida da Liberdade.

De 1 de junho a 30 de julho, pode ainda visitar a exposição “Património Natural de Barcelos” – Concurso de Fotografia”, no Theatro Gil Vicente e a exposição “Património Natural de Barcelos” – Concurso de Vídeo, online no site do Município (www.cm-barcelos.pt).

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Porto: Homem e mulher detidos por contrafação

Publicado

on

No dia de ontem, na área da baixa da cidade do Porto, decorreu mais uma operação que teve como objetivo a prevenção criminal e a fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

Da presente operação, desenvolvida através do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial da 1ª Divisão, resultou a detenção de 01 mulher, de 44 anos, e 01 homem, de 37 anos de idade, ambos comerciantes e residentes no Porto, no âmbito da fiscalização de venda de artigos suspeitos de serem contrafeitos.

A PSP apreendeu 41 artigos de vestuário desportivo suspeitos de serem contrafeitos.

Os detidos foram notificados para comparecerem, hoje, junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas