Atualidade
Orquestra Metropolitana de Lisboa, participantes e parceiros sobem ao palco do Teatro São Luiz para apresentar concerto final do projeto MUSICAR

MUSICAR é um projeto da Metropolitana que se propôs contribuir, nos últimos dez meses, para o pleno acesso às artes a pessoas com cegueira ou baixa visão e pessoas surdas, por intermédio da promoção do ensino da teoria musical e da prática musical de conjunto. Com caráter exploratório, ensaiou métodos de ensino e aprendizagem em ações de formação e atividades letivas. Tudo culmina neste Concerto Final, onde são convidados dois músicos que inspiram boas práticas. O maestro Adrian Rincón e o pianista Jorge Gonçalves interpretam à frente da Orquestra Metropolitana de Lisboa, respetivamente, a Sinfonia Nº 29 de Mozart e o Concerto para Piano Nº 3 de Beethoven. Juntam-se, ainda, o maestro Pedro Neves, o Coro Mãos Que Cantam, os músicos da Filarmónica Enarmonia e todos os participantes do projeto.
Nascido em 1996, Adrian Rincón formou-se em Direção Orquestral e Coral, pela Escola Superior de Música da Catalunha (2021), e em Piano Clássico pelo Conservatório de Salamanca (2016). Estudou com professores como Salvador Brotons, Josep Vila, Xavier Barbeta e Johan Duijck, entre outros. Na qualidade de compositor, assinou várias obras para música de câmara, entre elas Quartetos de Cordas. Estuda Piano Jazz e Produção Musical de maneira autodidata. Enquanto pianista, colaborou em trabalhos discográficos como Noche Llena (2018), com a cantora de jazz Loly Ayuma, e Cuando Sueño (2012), com o guitarrista Domingo Sánchez.
O espetáculo realiza-se a 29 de novembro, pelas 20h00, Teatro São Luiz, de Lisboa.
Bilhetes aqui.
Será disponibilizada uma versão em Braille da folha de sala.
Imagem: OML.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca