Connect with us

Atualidade

“Homo Curiosus” propõe viagem ao futuro com experiências imersivas para toda a família

Conversar com um robot, criar o próprio holograma ou provar insetos e gomas iguais às que os astronautas comem no espaço

Publicado

on

Interagir com um robot através de inteligência artificial, provar comida do futuro ou criar o próprio holograma são algumas das experiências imersivas que poderemos encontrar no HOMO CURIOSUS, o grande evento de divulgação científica, de entrada gratuita, que acontece a 21 de outubro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Para quem sonha em viajar até ao futuro, no HOMO CURIOSUS será possível tomar café com o Ari, um robot de aparência humana que irá responder a perguntas como um verdadeiro Chat GPT, com base em tecnologias como a Inteligência Artificial. Graças à sua inteligência avançada, poderá falar de temas variados, sempre com muito humor e diversão à mistura.

Criar o próprio holograma é uma experiência bastante instagramável e que promete ser verdadeiramente surpreendente. Cada participante terá oportunidade de gerar o seu holograma, podendo depois compará-lo com a sua imagem real e partilhar nas redes sociais.

Quem nunca imaginou como serão os alimentos do futuro? No HOMO CURIOSUS, os mais corajosos vão poder provar alguns deles, tais como insetos desidratados ou gomas iguais às que os astronautas comem no espaço.

Será possível conhecer os seus benefícios nutricionais e ecológicos, o modo de preparação e, através de um jogo de roleta, testar a sorte e provar o inseto que lhe calhar. Assim, os participantes poderão descobrir a sua textura e sabor, ao mesmo tempo que se divertem e surpreendem.

Haverá, ainda, lugar a um stand de realidade virtual, assente em 5G da NOS, onde será possível experimentar conteúdos imersivos e saber mais sobre Ciência e História de forma interativa e totalmente imersiva em 360º.

Além disso, o HOMO CURIOSUS inclui palestras conduzidas por grandes “cérebros nacionais” sobre temas da atualidade, tais como: “Poderemos morar no Espaço?”, “Aquecimento Global”, “Podemos falar com os animais?” ou “Estamos a comer plástico?”, bem como a exibição de documentários exclusivos, premiados internacionalmente.

Para os que não tiverem oportunidade de passar pelo Pavilhão do Conhecimento, poderão aceder ao evento via streaming, através do link www.homocuriosus.pt.

O HOMO CURIOSUS teve a sua primeira edição em Bilbau, em 2019, e é organizado pelos canais de documentários produzidos pela AMC Networks International Southern Europe: Canal HISTÓRIA, AMC BREAK, Odisseia e AMC CRIME, em parceria com a NOS.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas