Connect with us

Atualidade

No Dia Nacional da Água, “Os Verdes” realizam caminhada pelo Mondego entre a Lapa do Lobo (Nelas) e Oliveira do Conde (Carregal do Sal)

Publicado

on

Anteontem, dia 01 de outubro, Dia Nacional da Água, o Partido Ecologista “Os Verdes”, realizou uma Caminhada Verde, no Mondego, entre a Lapa do Lobo (Nelas) e a Praia Fluvial Pé Rodrigo (Oliveira do Conde, Carregal do Sal) com o objetivo de alertar, ouvir e intervir sobre a qualidade da água na bacia hidrográfica do Mondego, o maior rio que nasce e desagua em Portugal.

No início da caminhada de 10km, que contou com a participação de dirigentes e ativistas de Os Verdes, foi realizado o enquadramento da iniciativa, onde se realçou a importância da água para a biodiversidade e qualidade de vida da população, assim como, a necessidade de preservar este bem essencial à vida do planeta. Marcaram presença no início da caminhada, para deixarem palavras de apreço para com a iniciativa, o Presidente da Junta de Freguesia de Lapa do Lobo e demais membros do executivo, e os eleitos da CDU na Assembleia de Freguesia, Fernando Carreira, e na Assembleia Municipal, João Paulo Almeida.

A caminhada iniciou-se precisamente junto à ETAR, uma infraestrutura construída há relativamente pouco tempo, depois da pressão constante de Os Verdes e dos eleitos da CDU que, sucessivamente, denunciaram a escorrência de esgotos a céu aberto na Lapa do Lobo.  A intervenção do PEV não se tem pautado apenas na freguesia. Nos últimos anos, o PEV fez chegar à Assembleia da República inúmeras perguntas sobre as descargas de efluentes no domínio público hídrico sem o devido tratamento, ou com tratamento deficitário, em Nelas e Carregal do Sal.

“Não obstante da constante denúncia de Os Verdes dos inúmeros atentados ambientais na bacia do Mondego, muitos dos quais associados às debilidades de tratamento dos efluentes pelas ETAR, neste troço do Mondego, foi possível constatar, além do reduzido caudal, que as águas se encontravam com algas apresentando uma cor esverdeada, ou seja, encontram-se eutrofizadas, processo que está associado, não só, ao baixo caudal (águas paradas) e a temperatura elevadas, mas sobretudo à poluição que aumenta as concentrações de nutrientes (azoto e fosfato) nas massas de ar”, refere o PEV.

No percurso da caminhada, Os Verdes puderam, igualmente, constatar a proliferação de espécies invasoras no vale e margens do Mondego, sobretudo acácias, assim como foi possível observar espécies aquáticas invasoras como é o caso do Lagostim-vermelho-da-luisiana.

Esta iniciativa insere-se no âmbito do roteiro Ecologista que Os Verdes estão a levar a cabo pelo país, orientado para o contacto próximo com as populações e abordagem aos principais desafios que o país e os portugueses enfrentam, em particular os ambientais.

Foto: PEV.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Loures: Três detidos em operação de fiscalização

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, realizou, no dia 28 de dezembro, uma operação de fiscalização na Vila da Pontinha da qual resultaram 3 detenções: 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal; 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e resistência e coação sobre funcionário; e 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e tráfico de estupefacientes.

A PSP apreendeu 232 doses individuais de haxixe; 23 doses individuais de cocaína; 2 facas com resíduos de estupefaciente; e 443,48 euros em numerário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Detido por posse de arma proibida

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 27 de dezembro na Vila de Pontinha, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 62 anos, suspeito da prática do crime de detenção de arma proibida.

Tendo sido solicitada a comparência da polícia na sequência de uma desordem supostamente envolvendo armas brancas, foi possível intercetar o agora detido, logo após ter agredido, de forma grave, na face, um outro indivíduo, na posse de uma soqueira.

O detido foi notificado e libertado para comparecer perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amadora: Prisão Preventiva para dois jovens por roubos à mão armada

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 28 de dezembro, cerca das 01h00, na Mina d’Água – Amadora, procedeu à detenção de dois homens, com 16 e 17 anos de idade, por serem suspeitos da prática de 2 crimes de roubo qualificado.

No passado dia 24 de dezembro, dois suspeitos, depois de acionarem o serviço de entrega de refeições através da plataforma GLOVO, abordaram o funcionário e, sob ameaça de arma de fogo e uma faca, subtraíram-lhe a comida e o dinheiro. No dia 27 de dezembro, com a mesma forma de atuar, a mesma dupla conseguiu vitimar outra pessoa, consumando novo roubo, mas subtraindo uma quantia monetária maior.

“O cometimento de crimes violentos e graves merece especial atenção por parte da Divisão Policial da Amadora, designadamente por impactar diretamente com o sentimento de segurança da população e este caso não foi exceção”, sublinha a PSP. Foram desencadeadas diversas diligências para identificar os suspeitos da prática dos crimes, quando, no dia seguinte – 28 de dezembro – se preparavam para praticar um novo crime, com o mesmo modus operandi, foram surpreendidos em flagrante delito pelos polícias, que os abordaram, identificaram e apreenderam uma arma que se veio a apurar ser de alarme, balaclavas e uma navalha. Foram realizadas diligências de recolha de prova nos dois crimes, que sustentaram a emissão de mandado de detenção por autoridade de polícia criminal, procedendo-se à detenção dos suspeitos tendo-lhes sido aplicada, pelo Tribunal de Mafra, a medida de coação de prisão preventiva.

Foi ainda identificada uma criança, a quem foi apreendido o telefone utilizado para acionar o serviço resultado do qual foram cometidos os crimes.

“A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, sendo este tipo de detenções decisivo pela dissuasão de grupos de autores com pretensões idênticas, a par da manutenção das medidas de prevenção criminal necessárias ao fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança”, conclui a PSP.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas