Connect with us

Atualidade

Semana Anti Contrafação: PSP apreende artigos contrafeitos no valor de € 158 000

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública (PSP) levou a cabo, a nível nacional, uma operação de fiscalização direcionada para a prevenção de ilícitos criminais e contraordenacionais relacionados com a criminalidade cometida contra a propriedade industrial, nomeadamente a contrafação.

No decorrer desta operação, foram efetuadas 166 ações de fiscalização que culminaram na apreensão de 5 652 artigos contrafeitos, maioritariamente vestuário e calçado. Foram, ainda, apreendidos diversos acessórios como malas, relógios e óculos de sol.

O valor do material apreendido ascende a € 158 300.

Foram, ainda, efetivadas 43 detenções, das quais se destacam 3 por posso de arma proibida e 5 por tráfico de estupefacientes, e identificados 28 indivíduos.

No âmbito do combate a este tipo de criminalidade, a PSP é membro do Grupo Anti Contrafação (GAC) e, ainda, da European Multidisciplinary Platform Against Criminal Threats (EMPACT), que definiu como uma das suas prioridades para o ciclo 2022-2025 o combate aos crimes associados à propriedade industrial, em particular, o crime organizado.

Um dos objetivos da EMPACT é desmantelar redes criminosas envolvidas no furto, roubo e comércio ilegal de bens. Visa ainda promover o combate à contrafação de bens e moeda, levando assim à disrupção de redes criminais, e de indivíduos que atuam de forma isolada, que produzem, vendem e distribuem (física ou digitalmente) produtos ou moeda contrafeita.

As receitas provenientes deste tipo de atividades ilícitas são utilizadas para sustentar outros tipos de atividades criminosas suscetíveis de fazer perigar pessoas e bens, nomeadamente a atividade terrorista.

Nesta senda, durante o decorrer da operação, a PSP promoveu ações de fiscalização a feiras, mercados, estabelecimentos comerciais, armazéns e outros espaços onde se possam produzir, transportar, armazenar ou comercializar artigos contrafeitos e/ou em violação dos direitos da propriedade industrial.

Atendendo à dimensão que este tipo de atividade tem ganho no contexto da cibercriminalidade, foram também efetuados esforços de monitorização de transações comerciais de material contrafeito.

A PSP apela a todas as pessoas que verifiquem a autenticidade dos produtos que adquirem, principalmente quando se tratam de bens de marca. Verifiquem sempre as etiquetas, procurem selos de autenticidade e desconfiem de ofertas abaixo do preço de mercado.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Delegação da Cities@Heart visita Barcelos

Publicado

on

Barcelos recebeu uma delegação da Rede Cities@Heart, uma Rede de Planeamento de Ação URBACT, dedicada à partilha de boas-práticas e inovações para melhorar a gestão dos centros das cidades.

Esta visita fez parte do programa do terceiro encontro transnacional, organizado pela Associação Quadrilátero Urbano, composta pelas cidades de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães.

Em Barcelos, a comitiva da Cities@Heart visitou o Centro Histórico da Cidade.

Este encontro, que decorreu nos dias 18 e 19, teve como objetivo explorar a identidade urbana e as novas cadeias de abastecimento, através de uma série de visitas de estudo, workshops e discussões.

A Rede Cities@Heart é coordenada pela grande Metrópole de Paris e integra 9 outros parceiros do projeto: Cesena (IT), Granada (ES), Osijek (HR), Amfiktyonies Development Organisation (EL), Celje (SI), Fleurus (BE), Sligo (IE), The Krakow Metropolis Association e a Associação Quadrilátero Urbano (PT).

O primeiro dia teve início em Barcelos, nomeadamente no Museu da Olaria, onde foi apresentada aos participantes a estratégia para a cultura, turismo, desporto e juventude, que tem vindo a ser desenvolvida pelo Município barcelense.

No segundo dia do encontro, realizou-se, em Braga,  uma mesa redonda sobre a identidade urbana e as novas formas de abastecimento, com a participação de Olga Pereira, Vereadora da Câmara Municipal de Braga, Elisa Braga, Vereadora da Cultura, Turismo e Artesanato da Câmara Municipal de Barcelos, Joana Fernandes, Administradora Executiva do Teatro Circo de Braga, Francisco Jorge, Chefe da Divisão de Planeamento Estratégico, Economia e Internacionalização da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, e Ricardo Machado, Diretor do Departamento de Inovação, Transformação Digital e Economia da Câmara Municipal de Guimarães. A mesa redonda foi moderada por Mar Santamaria Varas, perita da cidade líder do projeto.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Britânico oferece coleção ao Museu do Bombeiro de Valença

Publicado

on

O Museu do Bombeiro de Valença recebeu a doação de 627 miniaturas, de réplicas de camiões de bombeiros, do colecionador britânico Peter Elliot.

A cerimónia de receção do espólio decorreu no Museu do Bombeiro Manuel Valdez Sobral. No ato, esteve o doador, Peter Elliot e esposa, que entregaram ao Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, o espólio. A cerimónia contou, ainda, com a presença do Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valença, Abel Guerreiro, e do Vereador, Arlindo de Sousa.

O Presidente da Câmara agradeceu a oferta deste espólio que vem enriquecer, ainda mais, este espaço museológico valenciano.

Peter Elliot, natural do País de Gales, dedicou uma vida à British Airforce, como bombeiro: A dedicação virou paixão e proporcionou esta coleção que, ao longo de 53 anos, reuniu 527 peças. O proprietário, no dia em que faz 74 anos, coloca esta coleção ao serviço da comunidade, no que considera ser “um dos espaços museológicos, dedicados à vida dos bombeiros, dos mais interessantes do mundo”.

Esta é a segunda grande doação que o Museu do Bombeiro de Valença recebe. A primeira ocorreu em 1994, de 4000 peças, doadas por Manuel Valdez Sobral que deu origem à criação deste espaço museológico.

Foto: CMV.

Continuar a ler

Atualidade

Policiamento Velocipédico da PSP do Porto – Operação Verão Seguro 2024

Publicado

on

O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto, no âmbito da Operação Polícia Sempre Presente – Verão Seguro 2024, entre os dias 19 de Junho e 15 de Setembro vai operar com equipas de patrulhamento velocipédico com o objetivo de proporcionar e aumentar a segurança das pessoas e bens nas áreas turísticas e balneares da sua área de responsabilidade, rentabilizando as potencialidades deste tipo de patrulhamento que possibilita o alargamento da área de patrulha assim como maior proximidade com a população.

Estas equipas velocipédicas irão desenvolver patrulhamento nas áreas ribeirinhas, marítimas e históricas do Porto e Vila Nova de Gaia, bem como, nas zonas balneares de Matosinhos, Leça da Palmeira, Vila do Conde e Póvoa do Varzim.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas