Connect with us

Atualidade

Funchal: ISAL acolhe o 1º Congresso Internacional de Cidades Inteligentes e Nomadismo Digital

Publicado

on

No próximo dia 12 de setembro, pelas 13h30, o Instituto Superior de Administração e Línguas – ISAL acolhe o 1º Congresso Internacional de Cidades Inteligentes e Nomadismo Digital. O evento será híbrido, a decorrer presencialmente nas instalações do ISAL e virtualmente através da plataforma Zoom.

Esta iniciativa resulta, uma vez mais, da parceria entre o ISAL e o Instituto Ibero-americano de Compliance (IIAC). A organização está a cargo da Vice-Diretora Geral do ISAL, Sancha de Campanella, do Presidente do IIAC, Fabrizio Bon Vecchio, da CEO da GB Editora, Gabriela Barreto, e da Diretora de Relações Institucionais para a América Latina no IIAC, Luana Romero.

O congresso internacional surge com o propósito de fomentar atualizações e as perceções mais recentes sobre a Tecnologia das Cidades Inteligentes e o Nomadismo Digital, sendo pioneiro nestas áreas. Assim, a parceria entre o ISAL e o IIAC estabelece novamente uma ponte entre os dois lados do Atlântico. A iniciativa conta com prestigiados palestrantes da comunidade ibero-americana com vasta experiência nas suas áreas de atuação.

Logo após o término do congresso, o ISAL recebe, pelas 18h00, o lançamento do livro Empreendedoras da Lei Europa, uma coletânea de cinquenta artigos académicos da autoria de mais de setenta juristas e empreendedoras com uma carreira consolidada no mercado jurídico na Europa. Os coautores da coletânea juntam-se, neste lançamento, para trocar conhecimentos e participar de uma sessão de networking.

A obra fortalece a presença da mulher imigrante no mercado de trabalho jurídico europeu, retratando também a realidade brasileira e do marketing jurídico. Sancha de Campanella, Vice-Diretora Geral do ISAL, destaca que “o empreendedorismo feminino, além de ser uma força motriz de crescimento económico, contribui fortemente para a promoção e igualdade de género. As mulheres empreendedoras enfrentam muitos dos mesmos desafios que os homens, mas também enfrentam obstáculos adicionais, incluindo preconceitos de género e redes de apoio limitadas. No entanto, as mulheres empreendedoras ao superar esses desafios criam negócios bem-sucedidos e inovadores”, conclui.

Imagem: ISAL.

Atualidade

Oeiras: Detido por posse de arma proibida, ameaças e condução sob efeito do álcool

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Oeiras, no dia 29 de janeiro, procedeu à detenção de um homem com 41 anos, por ser suspeito da prática dos crimes de posse de arma proibida (arma de fogo), ameaças e condução de veículo em estado de embriaguez.

A PSP recebeu uma comunicação que dava conta de que um cidadão estaria num supermercado a ameaçar os clientes do estabelecimento, com o recurso a uma arma de fogo. Prontamente, foram acionados meios e, no local, os polícias aperceberam-se de que um homem saía em passo apressado do estabelecimento comercial, entrando em seguida numa viatura. Ao aperceber-se que iria ser abordado, o homem tentou a fuga, sem sucesso, tendo em conta que a saída do parque de estacionamento estava bloqueada, o que permitiu a sua intercetação.

Efetuadas diligências junto do estabelecimento comercial, foi possível apurar que o indivíduo intercetado seria o suspeito das ameaças com recurso a arma de fogo efetuadas a vários clientes e funcionários do espaço. Na sequência da abordagem, o suspeito foi sujeito ao exame para o consumo de bebidas alcoólicas, o que confirmou que estaria a conduzir sob o efeito de álcool, com uma taxa 1.711 g/l, deduzido o erro.

Também foi encontrada uma arma de fogo, dissimulada em forma de telemóvel, objeto que utilizou para ameaçar os restantes cidadãos.

O detido foi presente à Autoridade Judiciária competente, em sede de 1º Interrogatório Judicial, para aplicação das medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Três detidos por tráfico de estupefacientes, posse de arma e falta de habilitação legal para condução

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 29 de janeiro, procedeu à detenção, em flagrante delito, de três homens com idades compreendidas entre os 20 e os 22 anos, por serem da prática do crime de tráfico de estupefacientes, posse de arma e falta de habilitação legal para condução.

No decorrer da atividade de patrulhamento desenvolvida pelos polícias, estes procederam à fiscalização de uma viatura bem como do respetivo condutor. Na fiscalização, os polícias abordaram o condutor e o passageiro, por haver suspeitas de que estariam na posse de objetos ilegais. Após serem submetidos a uma revista pessoal e após concretizada uma busca à viatura em que circulavam, foram apreendidos os seguintes artigos: uma embalagem contendo no seu interior 2,4 doses individuais de haxixe; vários sacos plásticos herméticos vazios com vestígios de produtos estupefacientes; uma botija de óxido nitroso; uma arma de fogo semiautomática de calibre 7,65 juntamente com 6 munições do mesmo calibre; 4 telemóveis; 755 euros em numerário; e uma viatura ligeira de passageiros.

Os detidos foram presentes, no mesmo dia, perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte, tendo sido aplicadas as medidas de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Detido para cumprimento de 4 anos e 6 meses de prisão

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 5ª Divisão Policial, no dia 30 de janeiro, pelas 09h30, na freguesia das Avenidas Novas, procedeu à detenção de um homem de 25 anos, sobre o qual pendia Mandado de Detenção para cumprimento de quatro anos e seis meses de prisão, por ter sido condenado pela prática de um crime de Tráfico de Estupefaciente.

No decorrer de uma desocupação de habitação, cuja morada estava em nome de um segundo indivíduo também com 25 anos de idade, os polícias encontraram, no interior da residência, e apreenderam 153,24 doses individuais de Haxixe; 70 euros em numerário; 4 telemóveis; diversas embalagens de plástico individuais e objetos utilizados no fracionamento e acondicionamento de estupefacientes; 4 facas, utilizadas para o fracionamento de estupefaciente; e 2 balanças de precisão digital.

Aquando da abordagem no local, foi possível perceber que o inquilino daquela habitação não estava presente e que coabitava na mesma com o ora detido, que tomou como seus os artigos e produtos acima descritos e apreendidos, há cerca de quatro anos a esta parte.

Ainda com o detido estava a sua mulher de 21 anos de idade e o filho de ambos, com 3 meses de idade. 

O detido foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Lisboa, a fim de ser dado cumprimento da pena efetiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas