Connect with us

Atualidade

Distinção de artesãos marca o encerramento da Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos

Certame com balanço muito positivo por parte do Município

Publicado

on

A homenagem, distinção e reconhecimento aos artesãos do concelho marcou o último dia da 40ª Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos. Na habitual Gala, que decorreu ontem à noite no Parque da Cidade, Luís Gonzaga Coelho foi distinguido com o “Prémio Carreira 2023”, pela sua vida dedicada ao Figurado.

Luís Gonzaga Coelho recebe o Prémio das mãos do Presidente de Câmara (Foto: CMB)

Na categoria “Revelação”, Pedro Macedo venceu o prémio na categoria artesanato contemporâneo, enquanto Daniel Alonso arrecadou o prémio revelação artesanato tradicional.

No que respeita à distinção do Prémio Inovação, o 1º lugar coube a Cristiana Sá (Pasta de Papel), na 2ª posição ficou Mina Gallos (Figurado) e o 3º posto foi para o artesão Testa (Ferro).

Na edição deste ano, estiveram também em destaque os Irmãos Baraça, que arrecadaram o Prémio Melhor Stand, seguidos da TerradoGallo, no segundo lugar, e E.F. na 3ª posição.

Num recinto lotado, e com a participação da Orquestra Jovem de Barcelos, dirigida pelo Maestro Alfredo Macedo, a Gala de Artesanato 2023 prestou homenagem, a título póstumo, à artesã Maria Inês Ferreira (Bordado de Crivo), que faleceu no ano passado.

“Expressão máxima, pura e genuína” da identidade e cultura do concelho

Na cerimónia de entrega dos galardões, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos sublinhou a importância do artesanato barcelense e da criatividade dos seus protagonistas, considerando que o artesanato de Barcelos é “expressão máxima, pura e genuína” da identidade e cultura do concelho.

Dirigindo-se à juventude, Mário Constantino Lopes referiu que “é importante que os jovens não tenham medo, que saibam ousar, que vão à procura dos seus sonhos e das suas convicções”, dando o exemplo dos premiados na categoria Revelação. “Quando vemos o trabalho do Pedro e do Daniel, percebemos que há muitos jovens a acreditar nas suas potencialidades e a esforçarem-se para conseguirem seguir os seus sonhos. Esse desafio é muito importante”, vincou Mário Constantino Lopes.

Fazendo um balanço do certame, o autarca caracterizou a Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos como um momento de festa e alegria, onde as sete categorias do artesanato e arte popular de Barcelos se mostram na sua máxima plenitude.

Visivelmente satisfeito, o Presidente da Câmara aproveitou o momento para “agradecer a todos os que tornaram possível este certame durante 40 anos – todas as câmaras, executivos, funcionários que durante quatro décadas conseguiram manter viva esta tradição que é a Mostra de Artesanato. É uma honra e um orgulho muito grande todos os anos termos esta manifestação de vitalidade e nunca é por demais agradecer aos nossos artesãos, pois são absolutamente extraordinários e fazem jus à distinção de Barcelos, enquanto Cidade Criativa da UNESCO”.

Certame com balanço muito positivo

Realizada na “casa” do costume, no Parque da Cidade, a 40ª edição da Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, que decorreu entre o dia 28 de julho e o dia 6 de agosto, teve, todas as noites, casa cheia, recebendo, dia após dia, milhares de pessoas. Reunindo cerca de cento e trinta expositores, de norte a sul do país, o certame teve animação diária, com Folclore e os concertos da Banda Atlantis, Augusto Canário, Sérgio Mirra, Bárbara Tinoco e Aurea, Dança da ARCA e Tunas do IPCA.

A ‘cereja no topo do bolo’ foi a realização da Gala de Artesanato, que encerrou a edição deste ano, e durante a qual, ao som do maestro Alfredo Macedo, foram entregues distinções a diversos artesãos.

A mostra barcelense afirma-se pelo trabalho criativo dos artesãos do concelho – este ano estiveram presentes cerca de setenta – e pela valorização dos produtos da terra. Mais do que artesãos da atualidade, cada um deles é um repositório da memória coletiva do saber-fazer muito barcelense e da identidade territorial e social do concelho.

Fazendo jus ao título de Barcelos Cidade Criativa da UNESCO, a Mostra de Artesanato e Cerâmica constitui uma montra viva de produtos das artes e ofícios, desde a olaria e o figurado, à cestaria, bordados e linhos, passando pelos trabalhos em madeira e em cobre, artigos em pele e têxteis, até ao artesanato contemporâneo e joalharia.

O certame teve também uma forte componente lúdico-pedagógica e todos os dias permitiu que crianças e adultos participassem nos inúmeros workshops criativos por: Joaquim Pinto; AQBEL; Irmãos Baraça; Luís Gonzaga Coelho; Grupo Cultural e Etnográfico de Aldreu; Edmundo Sousa; Horácio Dantas; Ermelinda Rodrigues; Eduardo Barbosa; José Freitas; Nelson Oliveira; João Rêgo; Helena Silva; Elisabeth Gonçalves; Hélder Ferreira e Manuel Borges.

Fotos: CMB.

Atualidade

Ministra da Saúde garante construção do novo Hospital de Barcelos

Entrega de 15 viaturas elétricas às equipas de saúde do Concelho

Publicado

on

“Palavra dada é palavra honrada”. Foi desta forma que a Ministra da Saúde garantiu, ontem, a construção do Novo Hospital de Barcelos, no decorrer da cerimónia do auto de transferência de 15 viaturas para o Município de Barcelos, destinada às unidades de saúde do concelho.

A Ministra, Ana Paula Martins, respondia, assim, ao Presidente da Câmara, que, no uso da palavra, indagou sobre as intenções do Governo, relativamente à nova unidade do hospital barcelense. Mário Constantino Lopes pediu desculpa à Ministra pela “deselegância”, mas afirmou que os barcelenses não o “perdoariam” se não aproveitasse a presença da governante para saber das intenções do novo Governo, sobre um assunto que é “um desígnio central dos barcelenses, unânime entre todas as forças políticas”.

Na resposta, a Ministra da Saúde foi taxativa: o Governo vai cumprir a palavra e vai avançar com o processo de construção do novo Hospital de Barcelos. E como forma de garantia, Ana Paula Martins parafraseou o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro: “palavra dada é palavra honrada. Posso anunciar-vos que vamos finalizar o processo de arquitetura e preparar o lançamento do concurso do Hospital de Barcelos. O atual Governo, liderado pelo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, tem um único lema e que nos faz todos os dias recordar: palavra dada é palavra honrada, contem connosco, nós contamos convosco”, garantiu a governante.

15 viaturas elétricas vão servir Unidades de Saúde de Barcelos

As 15 Unidades de Saúde de Barcelos: 10 USF – Unidades de Saúde Familiar; 3 UCSP – Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados; e 2 UCC – Unidades de Cuidados na Comunidade receberam hoje 15 viaturas elétricas, destinadas às equipas que prestam cuidados de saúde primários.

Cada viatura será equipada com um computador portátil para registar dados clínicos em tempo real, além de já estarem preparadas para o acondicionamento de resíduos contaminados resultantes da atividade domiciliária.

A entrega destas viaturas visa reforçar a capacidade de prestação de cuidados de saúde no domicílio, contribuindo para uma resposta mais eficiente às necessidades da população.

A aquisição destas viaturas resultou de uma candidatura ao PRR feita pela ARS Norte, no valor de cerca de meio milhão de euros.

O Presidente daquela entidade sublinhou “a importância dos cuidados de saúde primários, afirmando que “cada equipa gasta em média quatro a seis horas/dia nas visitas que faz aos doentes”. Vincando que este passo é muito importante para a qualidade dos serviços, Carlos Nunes salientou o impacto muito positivo que esta medida vai ter nos trabalhos dos profissionais de Saúde.

Viaturas entregues (Foto: CMB)

Unidades Funcionais do Município de Barcelos que receberam viaturas elétricas:

• UCSP Vila Cova

• UCSP Sequeade

• USF Santo António

• USF Lígios

• UCC Barcelinhos

• USF São Brás

• USF Cávado Saúde

• UCSP Fragoso

• UCC Barcelos Norte

• USF Barcel Saúde

• USF Calécia

• USF Bom Caminho

• USF Alcaides de Faria

• USF Martim

• USF Viatodos

Fotos: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Câmara promove Dia Mundial da Criança com jogos tradicionais na natureza de 27 a 29 de maio

Publicado

on

“Brincadeiras sem Tempo” é o mote para a celebração do Dia Mundial da Criança 2024, promovida pelo Município de Barcelos, entre os dias 27 e 29 de maio, no Centro Hípico Irmão Pedro Coelho, localizado em Areias de Vilar. Durante três dias, os alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico das escolas públicas do concelho, que se inscreveram nesta iniciativa, vão viver uma autêntica aventura na natureza, numa grande operação que mobiliza todos os serviços municipais.

Jogos tradicionais, como o jogo do lencinho, saltar à corda, corrida de sacos, jogo do elástico, jogo do mata, jogo do galo, barra do lenço, entre muitos outros, são algumas das atividades preparadas para os mais de 2.500 alunos das escolas do concelho, entre o Pré-Escolar e o 1.º Ciclo, que assim terão a oportunidade de experimentar, de forma lúdica e divertida, todos os jogos tradicionais, em ambiente recreativo e de grande convívio.

Para esse efeito, a Câmara de Barcelos preparou um programa especial que integra atividades que privilegiam o brincar na natureza, proporcionando às crianças momentos agradáveis, durante os quais serão desenvolvidos jogos em sistema rotativo. Paralelamente, as crianças também vão poder participar num diversificado programa de outras atividades, como oficinas variadas, ateliês e espetáculos.

Nestes três dias, a Câmara Municipal de Barcelos assegura o transporte das crianças das suas escolas e jardins de infância para o Centro Hípico, fornecendo também um lanche a todos os alunos.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Câmara Municipal promove oficinas participativas para o Plano Municipal de Ação Climática

Publicado

on

A Câmara Municipal de Barcelos promove diversas oficinas participativas para a elaboração do Plano Municipal de Ação Climática (PMAC), na próxima segunda-feira, 27 de maio, no Auditório da Biblioteca Municipal (de manhã), e na Casa da Criatividade (de tarde).

Estas sessões assinalam o processo participativo entre o Município e as partes interessadas da sociedade civil, nomeadamente os parceiros sociais e económicos locais, no âmbito da elaboração do PMAC, um documento estratégico que definirá as políticas a médio e longo prazo, na gestão das questões das alterações climáticas e neutralidade carbónica.

Ao longo da manhã, no Auditório da Biblioteca Municipal, uma equipa técnica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa avançará com projeções e riscos climáticos no Município de Barcelos e medidas de mitigação e adaptação de forma a minimizar os impactos das alterações climáticas. A sessão será pública, decorre das 10h às 12h30, e abre espaço para a interação com os participantes, com o objetivo de recolher opiniões sobre os resultados e sugestões adicionais de medidas de mitigação e adaptação especificamente direcionadas para o Município.

Depois de apresentados os resultados relativos aos contributos para o “Plano Municipal de Ação Climática de Barcelos” (PMACB), ao longo da tarde realiza-se, na Casa da Criatividade, uma sessão restrita a decisores-chave e entidades relevantes para o Município, focada na priorização das medidas de mitigação e adaptação propostas, bem como na(s) estratégia(s) possíveis para a sua implementação.

Os PMAC constituem um novo instrumento da política climática que cabe à Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., propor, desenvolver e acompanhar a execução das políticas de ambiente, nomeadamente no âmbito do combate às alterações climáticas.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas