Atualidade
Festival MUSCARIUM duplica o número de residências artísticas na edição de 2023

A nona edição do MUSCARIUM investe na realização de mais residências artísticas e quer atrair os públicos a ocuparem as salas de ensaios. Ao todo, oito coletivos, nacionais e internacionais, vão estar a criar as suas obras pelo concelho de Sintra.
Para a equipa do teatromosca, verão é sinónimo das últimas preparações para o MUSCARIUM – festival de artes performativas em Sintra. A nona edição terá lugar de 2 de setembro a 1 de outubro, em vários locais do concelho. Com a realização de oito residências artísticas, duas por semana, o teatromosca ambiciona, por um lado, aproximar, ainda mais, as equipas artísticas e os públicos. Por outro, pretende que os artistas em residência se possam conhecer, dialogar e colaborar.
Em residência artística, estarão artistas de dança, teatro e das artes visuais. Carlota Rosón, artista galega, experimentará as linguagens da dança contemporânea, clown e acrobacia na obra “COLLIGE, VIRGO, ROSAS”, enquanto Bruna Carvalho, bailarina e coreógrafa portuguesa, explora a ideia de “A Ausência da Minha Presença”. Na semana dedicada à escrita e dramaturgia, André Murraças, escritor, encenador, dramaturgo, cenógrafo e intérprete, começa a escrever um solo sobre o bullying na adolescência, “O Meu Amigo Freddy Krueger”. Da Bulgária chegam os coletivos de artistas, Radar Sofia e Drama Pact, com o espetáculo “A Hora da Verdade #2/The Hour of Truth #2” no qual desafiam sete artistas, cujo trabalho principal não implica aparecer em frente ao público, a contar a sua verdade em palco, e serem protagonistas por um dia. A chamada aberta para interessados a participar nesta residência está disponível até 18 de agosto.
A semana três do MUSCARIUM acolhe os ensaios do espetáculo “Maria Coroada”, uma coprodução A Companhia João Garcia Miguel, ASTA e Alma d’Arame. A quarta, e última, semana de festival celebra o diálogo intergeracional. Renata Bueno e Sezen Tonguz desenvolvem o projeto “Correspondência” com os seniores, beneficiários do Espaço Projeto Movimenta-te da Junta de Freguesia de Algueirão Mem-Martins. Maria Caetano Vilalobos estará a trabalhar com um grupo de jovens em torno das temáticas da educação sexual e emocional no projeto “Em Geral Não”. Todas as residências artísticas têm, no final da semana, um momento de apresentação pública do trabalho, de entrada livre, seguido de uma conversa com os espetadores.
Nesta edição, destacam-se os espetáculos para os mais pequenos, maiores de 3 anos, como é o caso de “Isto é tudo inventado” da Imaginar do Gigante e “Corpo Pequenino, Olhos de Gigante”, a partir de “O Menino d’ Olhos de Gigante”, de Almada Negreiros, do Teatro Estúdio Fontenova. Para maiores de 6 anos, “RESPIRAR (doze vezes)”, uma coprodução teatromosca, Teatro Art’Imagem e La Tête Noire – La Compagnie, com texto de Marie Suel, encenação de Patrice Douchet, e banda sonora original de Noiserv, estreia a 16 de setembro, no AMAS – Auditório Municipal António Silva, depois da residência de ensaios finais, também, inserida no festival.
Por seu lado, o público jovem e adulto poderá assistir aos “Os Amores Encardidos de Padi & Balbina” da companhia de teatro, Cães do Mar. A dança está presente com o espetáculo “TABÚ” do Colectivo Glovo, vindo da Galiza. O MUSCARIUM#9 terminará a 1 de outubro com o concerto Encontros com o Jazz no Dia Mundial da Música, do Jazz Ensemble do Conservatório de Música de Sintra e Big Band da Academia de Música e Dança do Fundão.
A programação do festival, que poderá ser consultada em www.teatromosca.com, ainda contempla uma exposição, o lançamento de dois livros e duas formações. Os bilhetes para os espetáculos já se encontram à venda na BOL e locais habituais, com valores que variam entre 5 € e 7 €. Os ensaios abertos ao público e o concerto de encerramento são de entrada livre, limitada à capacidade da sala, pelo que se aconselha reserva. Para mais informações sobre os workshops e a chamada aberta, deverá contactar geral@teatromosca.com.
Imagem: Alex Gozblau.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca