Atualidade
Festival MUSCARIUM duplica o número de residências artísticas na edição de 2023
A nona edição do MUSCARIUM investe na realização de mais residências artísticas e quer atrair os públicos a ocuparem as salas de ensaios. Ao todo, oito coletivos, nacionais e internacionais, vão estar a criar as suas obras pelo concelho de Sintra.
Para a equipa do teatromosca, verão é sinónimo das últimas preparações para o MUSCARIUM – festival de artes performativas em Sintra. A nona edição terá lugar de 2 de setembro a 1 de outubro, em vários locais do concelho. Com a realização de oito residências artísticas, duas por semana, o teatromosca ambiciona, por um lado, aproximar, ainda mais, as equipas artísticas e os públicos. Por outro, pretende que os artistas em residência se possam conhecer, dialogar e colaborar.
Em residência artística, estarão artistas de dança, teatro e das artes visuais. Carlota Rosón, artista galega, experimentará as linguagens da dança contemporânea, clown e acrobacia na obra “COLLIGE, VIRGO, ROSAS”, enquanto Bruna Carvalho, bailarina e coreógrafa portuguesa, explora a ideia de “A Ausência da Minha Presença”. Na semana dedicada à escrita e dramaturgia, André Murraças, escritor, encenador, dramaturgo, cenógrafo e intérprete, começa a escrever um solo sobre o bullying na adolescência, “O Meu Amigo Freddy Krueger”. Da Bulgária chegam os coletivos de artistas, Radar Sofia e Drama Pact, com o espetáculo “A Hora da Verdade #2/The Hour of Truth #2” no qual desafiam sete artistas, cujo trabalho principal não implica aparecer em frente ao público, a contar a sua verdade em palco, e serem protagonistas por um dia. A chamada aberta para interessados a participar nesta residência está disponível até 18 de agosto.
A semana três do MUSCARIUM acolhe os ensaios do espetáculo “Maria Coroada”, uma coprodução A Companhia João Garcia Miguel, ASTA e Alma d’Arame. A quarta, e última, semana de festival celebra o diálogo intergeracional. Renata Bueno e Sezen Tonguz desenvolvem o projeto “Correspondência” com os seniores, beneficiários do Espaço Projeto Movimenta-te da Junta de Freguesia de Algueirão Mem-Martins. Maria Caetano Vilalobos estará a trabalhar com um grupo de jovens em torno das temáticas da educação sexual e emocional no projeto “Em Geral Não”. Todas as residências artísticas têm, no final da semana, um momento de apresentação pública do trabalho, de entrada livre, seguido de uma conversa com os espetadores.
Nesta edição, destacam-se os espetáculos para os mais pequenos, maiores de 3 anos, como é o caso de “Isto é tudo inventado” da Imaginar do Gigante e “Corpo Pequenino, Olhos de Gigante”, a partir de “O Menino d’ Olhos de Gigante”, de Almada Negreiros, do Teatro Estúdio Fontenova. Para maiores de 6 anos, “RESPIRAR (doze vezes)”, uma coprodução teatromosca, Teatro Art’Imagem e La Tête Noire – La Compagnie, com texto de Marie Suel, encenação de Patrice Douchet, e banda sonora original de Noiserv, estreia a 16 de setembro, no AMAS – Auditório Municipal António Silva, depois da residência de ensaios finais, também, inserida no festival.
Por seu lado, o público jovem e adulto poderá assistir aos “Os Amores Encardidos de Padi & Balbina” da companhia de teatro, Cães do Mar. A dança está presente com o espetáculo “TABÚ” do Colectivo Glovo, vindo da Galiza. O MUSCARIUM#9 terminará a 1 de outubro com o concerto Encontros com o Jazz no Dia Mundial da Música, do Jazz Ensemble do Conservatório de Música de Sintra e Big Band da Academia de Música e Dança do Fundão.
A programação do festival, que poderá ser consultada em www.teatromosca.com, ainda contempla uma exposição, o lançamento de dois livros e duas formações. Os bilhetes para os espetáculos já se encontram à venda na BOL e locais habituais, com valores que variam entre 5 € e 7 €. Os ensaios abertos ao público e o concerto de encerramento são de entrada livre, limitada à capacidade da sala, pelo que se aconselha reserva. Para mais informações sobre os workshops e a chamada aberta, deverá contactar geral@teatromosca.com.
Imagem: Alex Gozblau.
Atualidade
Viana do Castelo: Requalificação do Largo do Montinho melhora acessibilidades e segurança de Mujães
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou, este domingo, presença na cerimónia de inauguração da requalificação do Largo do Montinho, em Mujães. A empreitada contou com o apoio do município vianense e permitiu melhorar as acessibilidades e dar mais segurança à população local.
No local, foi ainda descerrada uma placa de homenagem a Jorge Faria Torres, benemérito da freguesia, momento que contou com a presença da família.
Luís Nobre destacou a homenagem a Jorge Faria Torres (1890-1965), que se distinguiu “pela vontade de querer vencer” e por sintetizar “Portugal e os portugueses” ao ter sido um emigrante que se distinguiu nas mais diversas áreas, enquanto empreendedor de referência, mas sem nunca esquecer as origens.
“Regressou sempre a Mujães com vontade de partilhar o seu sucesso”, frisou o autarca.
O Presidente da Junta de Freguesia de Mujães, José Oliveira, considerou que o largo está agora “requalificado e digno”, após um investimento de praticamente 32 mil euros, agradecendo aos proprietários que cederam espaço para que esta empreitada fosse possível, “melhorando as condições de segurança para todos” e “desbloqueando uma situação que se arrastava há vários anos”.
“Este era um local que não correspondia às necessidades dos moradores da rua e do lugar”, assumiu o autarca local, realçando que a requalificação do Largo do Montinho permite “a melhoria de acessos, melhoria de mobilidade e de estacionamento” no espaço público.
José Oliveira explicou, ainda, que a homenagem a Jorge Faria Torres é um símbolo de “progresso e cuidado” pelo facto de o benemérito ter “passado a vida a pensar e a melhorar a freguesia”.
“Era um visionário que trabalhou sempre em prol de Mujães. Contribuiu quase na totalidade para o projeto de eletrificação da freguesia, entre muito mais”, explicou o Presidente da Junta.
Foto: CMVC.
Atualidade
Três detenções em operação de prevenção criminal desenvolvida na cidade de Viana do Castelo
O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Distrital de Viana do Castelo, através do efetivo da 1ª Esquadra de Viana do Castelo, Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial, Esquadra de Trânsito e Esquadra de Investigação Criminal, durante o fim de semana, desenvolveu mais uma operação policial que teve como objetivo a prevenção e combate à criminalidade assim como a fiscalização rodoviária e fiscalização em estabelecimentos de forma a promover a segurança, ordem e tranquilidade pública e de reforço do sentimento de segurança dos cidadãos, na sua área de jurisdição.
Da operação desenvolvida resultaram duas detenções por tráfico de estupefacientes e uma por desobediência qualificada.
A PSP efetuou as seguintes apreensões: Ecstasy suficiente para cerca de 81 doses individuais; Haxixe suficiente para cerca de 41 doses individuais; quantidade diminuta de estupefaciente denominado Liamba; 01 arma branca (navalha); e 03 cartas de condução.
Quanto a viaturas controladas por radar (velocidade), das 7457 viaturas controladas, 64 encontravam-se a circular em excesso de velocidade.
Foram elaborados Autos de Notícia por contraordenação (ANCO), nomeadamente, 69 por infrações verificadas ao Código da Estrada e demais legislação rodoviária, de que se destacam 64 infrações por condução com excesso de velocidade; 01 ANCO no âmbito da legislação que regula o funcionamento da atividade de segurança privada; e 01 ANCO no âmbito da fiscalização de estabelecimentos de restauração e bebidas.
Os detidos foram notificados para comparecerem junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: “Prendas para Todos”, da Intensify World, com mais de mil crianças já apoiadas
A Intensify World, associação de Barcelos, sedeada na freguesia de Macieira de Rates, celebrou mais uma edição da iniciativa solidária “Prendas para Todos”, que este ano ajudou 212 crianças em situação de vulnerabilidade, consolidando um impacto que já ultrapassa as 1.000 crianças abrangidas nos últimos quatro anos.
Como funciona a iniciativa?
A entidade identifica crianças em situações vulneráveis em colaboração com instituições e serviços sociais; divulga uma lista online com as informações necessárias para que cada criança possa ser apadrinhada; promove uma campanha para angariar padrinhos solidários dispostos a oferecer prendas personalizadas para as crianças; por fim, os padrinhos entregam as prendas à Intensify World.
De seguida, a Intensify World organiza e distribui os presentes diretamente para as crianças, garantindo que cada uma receba o presente e tenha um Natal feliz.
“Este feito foi possível graças à generosidade de inúmeros padrinhos e madrinhas que, com o seu apoio incondicional, garantiram que cada criança tivesse um Natal especial. A Intensify World agradece profundamente a cada um que contribuiu com carinho e solidariedade, tornando esta iniciativa um verdadeiro sucesso”, sublinha a associação em nota.
Um dos pontos altos desta edição foi a campanha de recolha de Pais Natais de chocolate, coordenada pela Liliana Pereira. Através do esforço coletivo da comunidade, foram angariados mais de 600 Pais Natais de chocolate, que foram distribuídos às crianças, adicionando um toque de doçura às celebrações natalinas. Esta iniciativa foi um sucesso graças à participação de centenas de pessoas a nível individual e de várias empresas do concelho de Barcelos (AC Formação Consulting, Restaurante Gosto Muito, Vianainox, Servifios Padel Center, Bar-Celos, Mini Mercado Zinha, Oculista Santos, Cobertura Excelente, Oficina Momeself, Diamante Solar e Sunwable, Barcelpet, Best Print Estamparia Têxtil, CreativeTextil Solutions e Outono Azul)
“Desde o seu início, a ‘Prendas para Todos’ tem sido um exemplo de como pequenas ações de solidariedade podem transformar vidas. Este ano, mais uma vez, a campanha mostrou que juntos somos mais fortes, criando momentos de alegria e esperança para quem mais precisa. A Intensify World deixa o seu sincero agradecimento a todos os envolvidos – padrinhos, madrinhas, voluntários, empresas e à comunidade em geral – por demonstrarem que o espírito natalício é feito de união e partilha. Aos parceiros e aos pontos de recolha e organização logística de prendas nesta fotografia representados pela Junta de Freguesia de Macieira de Rates, Ginásio Body & Mind e AC Formação Consulting– por demonstrarem que o espírito natalício é feito de união e partilha e por tornarem este sonho possível”, refere a associação.
“Neste Natal mostrou-se, mais uma vez, o poder da união e da solidariedade. Juntos, fizemos a diferença na vida de centenas de crianças, trazendo-lhes alegria e esperança. Quero agradecer profundamente a todos os padrinhos, madrinhas, voluntários e parceiros que tornaram este sonho possível. É graças a cada um de vocês que continuamos a acreditar num mundo mais justo e solidário”, sublinha Luís Dias, presidente da Intensify World.
Foto: IW.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Detido por homicídio na forma tentada
-
Atualidade2 anos atrás
A Seca