Atualidade
Voleibol: Paredes recebe apuramento para o Europeu Sub-22 Femininas
O Pavilhão Multiusos de Paredes recebe, nos dias 21 a 23 de julho, a Pool A de Qualificação para o Campeonato da Europa 2024 de Sub-22 Femininos, competição organizada pela Federação Portuguesa de Voleibol com o apoio da Câmara Municipal de Paredes.
Inserida na Pool A, a Seleção Nacional de Sub-22 Femininos vai defrontar, por esta ordem, a Irlanda, a Dinamarca e a Ucrânia. Os jogos são transmitidos em direto na Volei TV
No primeiro jogo, com a Irlanda, teoricamente o adversário menos forte, será obrigatório vencer? “Assumimos que a Irlanda é o adversário mais acessível pelo histórico do país em competições semelhantes, mas não conhecemos esta geração em particular e, por isso, não cremos que a vitória seja obrigatória. Além do desconhecimento do adversário, certamente que existirá algum nervosismo inerente à responsabilidade de representar uma Seleção Nacional, bem como por ser o primeiro jogo e o facto de todas as atletas estarem sem competição desde o final dos seus campeonatos. Independentemente destes fatores, acreditamos muito na preparação que temos vindo a fazer e desejamos muito entrar a vencer, até para conseguir a confiança necessária para os restantes desafios“, argumenta o Selecionador Nacional, João Santos, adiantando: “Podemos assumir que o principal objetivo passa por conseguir o apuramento para o Campeonato da Europa de 2024. O primeiro classificado qualifica-se automaticamente, havendo ainda hipótese se formos um dos melhores segundos dos quatro grupos, portanto, almejamos uma dessas posições. Além do objetivo principal, pretendemos também dotar esta geração de atletas de experiência internacional e dos métodos de treino utilizados na Seleção de Seniores Femininos de forma que, aquando de uma eventual convocação, seja mais fácil o processo de integração“.
Poder-se-á falar em favoritos?
“É-nos difícil falar em favoritos com as informações que temos sobre os adversários que vamos enfrentar. As equipas da Ucrânia e da Dinamarca marcaram presença no último Europeu e, mantendo algumas das atletas, julgamos que partem como favoritas. Tendo em conta a nossa fase de qualificação em 2022, o facto de jogarmos em casa e o desenvolvimento do nosso trabalho nas últimas semanas, acreditamos muito que podemos discutir a qualificação“, afirma.
A Seleção Nacional de Sub-21 Femininos (agora Sub-22) esteve muito perto de se apurar para o Campeonato da Europa 2022. Isso ainda está presente na memória da equipa técnica e das jogadoras?
“Do grupo de 12 atletas que compôs a comitiva presente em Montenegro em 2022, 6 estão presentes nos trabalhos deste ano, pelo que podemos afirmar que sim… Foi dura a forma como a prova terminou, ficando Portugal fora de uma qualificação histórica – Portugal nunca conseguiu marcar presença numa fase final num escalão de formação feminino – no desempate por sets em relação à Ucrânia. A dedicação e a seriedade com que as atletas encararam os treinos nas últimas semanas mostra claramente que ninguém se esqueceu do sucedido e acreditamos que tenham ficado extremamente motivadas por terem oportunidade de discutir a qualificação com a Seleção Ucraniana“, conclui.
Pools da Fase de Qualificação
Pool A (Portugal org.): Portugal, Ucrânia, Dinamarca e Irlanda.
Pool B (Letónia org.): Letónia, Polónia e Israel.
Pool C (Chéquia org.): Chéquia, Turquia, Áustria e Kosovo.
Pool D: (Luxemburgo org.): Luxemburgo, Sérvia, Eslováquia e Espanha.
Apuram-se diretamente para a Fase Final, onde se juntarão à Seleção da Itália (organizadora, de 29 de junho a 14 julho de 2024), os 1ºs classificados de cada pool e os três melhores segundos classificados entre todas as pools.
Imagem: DR.
Atualidade
PSP de Santa Cruz (Madeira) apreende cerca de 100 artigos furtados
A PSP apreendeu, no dia de ontem, de cerca de 100 artigos de bijuteria, em cor prateada e dourada, os quais apresentam fortes indícios de terem sido furtados.
A ocorrência teve lugar na cidade de Santa Cruz, após a patrulha policial ter sido acionada para uma tentativa de furto em residência, na zona do Caniço. Após percorrer algumas artérias nas zonas adjacentes, foi possível localizar dois suspeitos desta prática, uma mulher de 47 anos de idade e um homem de 38 anos de idade.
Na sua interceção, os mesmos detinham na sua posse os seguintes objetos: 13 relógios de pulso de diversas marcas; 12 colares; 30 anéis, 09 dos quais em cor dourada, com pedras; 32 brincos; 08 broches e alfinetes de Senhora em diversas cores e com pedras; 06 braceletes; 01 peça de bijuteria em formato do Galo de Barcelos, em cor dourada; 02 sinos em cor dourada; 01 alfinete de gravata; diversas moedas de colecionador, nomeadamente: “Batalha de Ourique 1139-1140”; “ Arte Namban 1543-1639”; “Colombo e Portugal”; “Elizabeth II”; e “Tratado de Tordesilhas”.
Apesar de nenhum destes artigos pertencerem à residência que foi alvo de tentativa de furto, os mesmos foram questionados quanto à sua proveniência, não tendo justificado a sua posse.
Por existirem fortes suspeitas da prática do crime de furto os objetos foram apreendidos, seguindo-se agora a investigação para apurar os seus legítimos proprietários.
Foto: PSP.
Atualidade
“Méduse” chega ao MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra
Depois de passar pelo Festival d’Avignon
O coletivo francês Les Bâtards Dorés estará em Portugal, pela primeira vez, para apresentar o espetáculo “Méduse”, no âmbito do MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra, organizado pelo teatromosca.
Duplamente premiado no Festival Impatience, em Paris, (Prémio do Júri e do Público) e apresentado, em 2018, no prestigiado Festival d’Avignon, onde foi considerado um dos espetáculos-sensação daquela edição, “Méduse” reabre o processo referente ao naufrágio da Medusa – um dos desastres marítimos mais infames do século XIX. A tragédia atraiu atenção internacional, não apenas pela sua importância política, mas também pelo sofrimento humano e significativa perda de vidas que envolveu. O episódio foi igualmente perpetuado na célebre obra “A Balsa da Medusa”, de Théodore Géricault.
Em “Méduse”, o coletivo francês encena um julgamento que dista 200 anos deste naufrágio: um duelo verbal onde se procura encontrar culpados, uma resposta, uma explicação para os acontecimentos e questiona se será possível formular um julgamento sem se ter vivido a experiência. A partir desse questionamento, a dramaturgia desmorona-se para dar lugar à performance e à experimentação. Longe da História e das suas versões oficiais, Les Bâtards Dorésmergulharão com o público no abismo.
Ainda dentro do MUSCARIUM#11, este jovem coletivo francês também mergulhará no início do processo de criação do espetáculo “Matadouro” em coprodução com o teatromosca, com banda sonora original de The Legendary Tigerman e estreia marcada para 2026. Afirmando a aposta na internacionalização, o teatromosca estará, do mesmo modo, a trabalhar na coprodução que une a companhia de dança finlandesa Kekäläinen & Company, a companhia de dança da Galiza, Colectivo Glovo, e a companhia de teatro Leirena Teatro, de Leiria, “Conversas com Formigas”, que estreará igualmente em 2026.
Celebrando a francofonia, a décima primeira edição do MUSCARIUM contará ainda com mais dois espetáculos de companhias francesas, “éMOI”, de Tiphaine Guitton, pela Petite Compagnie, e “L’Invention du Printemps“, pela La Tête Noire – La Compagnie.
Em 2025, o festival estende-se até à Alliance Française de Lisboa, onde decorrerá um encontro dedicado à criação teatral contemporânea francesa e onde poderá ser visitada a exposição “Micro-Folie”, uma experiência digital que junta mais de cinco mil obras de arte de diferentes instituições culturais.
O MUSCARIUM#11 decorrerá de 1 a 21 de setembro, em vários espaços do concelho de Sintra e reunirá artistas e companhias como a Imaginar do Gigante, MUSGO Produção Cultural, Krisálida, Mia Meneses,María de Vicente e Tristany Munduque apresentará um concerto-performance único na emblemática Sala da Música do Palácio de Monserrate.
A programação completa do MUSCARIUM#11 poderá ser consultada em www.teatromosca.com e inclui espetáculos de teatro, dança, música, performance, debates, lançamentos de livros, conversas e encontros entre públicos e artistas. Destaque para o debate sobre o futuro da cultura em Sintra, no âmbito das eleições autárquicas 2025 e que terá a presença dos principais candidatos e candidatas à presidência da Câmara Municipal de Sintra.
Os bilhetes para os espetáculos já se encontram à venda na BOL e locais habituais, com valores que variam entre os 5 € e 7 €. O concerto-performance de Tristany Mundu tem o valor único de 12 €. Os ensaios abertos, debates, lançamentos de livros, encontros e a festa de encerramento do festival são de entrada livre.
Imagem: DR.
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Torne-se amigo da Metropolitana de Lisboa na temporada 2025/2026
A Metropolitana de Lisboa, criada em 1992, desenvolve um projeto único no contexto nacional e muito raro no panorama internacional. Assenta o seu valor numa atuação transversal, cruzando o ensino especializado com a prática da música. Uma orquestra (OML) e três escolas (Conservatório de Música, Escola Profissional e Academia Nacional Superior de Orquestra) dão corpo a este projeto musical de eleição, que tem vindo a formar centenas de músicos profissionais.
O quotidiano da Metropolitana caracteriza-se pela convivência de diferentes gerações num mesmo edifício (a sua sede, instalada no edifício da antiga Standard Eléctrica, em Lisboa), com a energia inerente à intensa partilha musical entre alunos, professores, músicos profissionais e funcionários administrativos.
Para que este projeto possa consolidar-se e crescer, não basta a atividade que todos eles desenvolvem. A música que fazemos tem como destinatário o público. Sem ele, a nossa missão ficaria incompleta; com ele, ainda podemos fazer mais.
Junte-se aos Amigos da Metropolitana, um grupo de associados que, através do seu contributo e da sua presença, é chamado a participar ativamente na vida da instituição.
Imagem: ML.
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