Connect with us

Atualidade

Voleibol de Praia: Carol/Bárbara e Crabb/Brunner vencem em Espinho

Publicado

on

As duplas de Voleibol de Praia Carolina Salgado/Bárbara Freitas (Brasil) e Trevor Crabb/Theodore Brunner (Estados Unidos da América) venceram o FIVB Beach Pro Tour Challenge de Espinho, que terminou ontem na Praia da Baía, com as finais a contarem, como já é de tradição, com casa cheia (estimada em 2.180 espectadores) e muita animação e um entusiasmo contagiante, que deu ainda mais colorido às bancadas e conquista cada vez mais espaço no coração dos atletas, sobretudo os que representam o país-irmão de Portugal. O Brasil justificou bem o facto de ser uma das maiores potências do Beach Volleyball a nível mundial, açambarcando merecidamente quatro das seis medalhas em disputa.

A vitória no Beach Pro Tour Challenge de Espinho assentou que nem uma luva na dupla Carol/Bárbara, sem dúvida a melhor equipa neste torneio feminino e aquela que caiu mais no goto do público luso-brasileiro.

O triunfo sobre as suas compatriotas Andressa Cavalcanti e Vitória de Souza não sofreu qualquer contestação, já que o domínio foi total: 2-0 (21-17 e 21-14).

Na hora dos festejos, Carol e Bárbara não se esqueceram do apoio incondicional, pela organização, voluntários e público, que lhes foi dispensado ao longo dos seis jogos que disputaram.

“É maravilhoso, estou muito feliz! Temos trabalhado muito para atingirmos este momento, a nossa primeira medalha de ouro da época e só espero que seja a primeira de muitas mais. Obrigada Portugal por todo o apoio. Somos sempre muito bem recebidas pelos portugueses, especialmente aqui, em Espinho, e é uma competição em que gostamos de participar“, agradeceu Bárbara Freitas, após a final – que contou com a portuguesa Sandra Deveza na equipa de arbitragem –, com Carolina Salgado a acrescentar: “Antes de tudo, queria agradecer a Portugal, pois adoro jogar neste país, e dizer obrigado à torcida que sempre nos apoiou. Estou muito feliz pela primeira vitória da nossa equipa e por poder festejá-la com a Bárbara e em conjunto com a minha família, o meu marido e os meus filhos”.

Carol (com Maria Antonelli) tinha sido 2ª classificada em Espinho no ano de 2018, enquanto Bárbara (com Fernanda) foi 9ª classificada nas edições de 2018 e 2019 da etapa espinhense do Circuito Mundial.

Por seu turno, Andressa e Vitória subiram mais um lugar no pódio espinhense, pois tinham sido 3ªs classificadas na edição do ano passado.

Ao último degrau do pódio totalmente brasileiro trepou a dupla Agatha Bednarczuk/Rebecca Silva, que venceu, na reta final do jogo, as chinesas Chen Xue e Xinyi Xia por 2-1 (21-17, 10-21 e 17-15).

“É o nosso terceiro torneio juntas e este foi o nosso primeiro pódio. Estamos felicíssimas porque este resultado é importantíssimo na nossa corrida pela qualificação olímpica para Paris 2024 e porque foi conseguida em Espinho, onde nos sentimos em casa. Em 2019, também lutei pela medalha de prata, mas esta acabou por ir parar à equipa da… Rebecca, que agora é minha parceira. Foi uma vitória muito sofrida e talvez por isso o seu sabor e significado seja ainda melhor“, salientou Ágatha Bednarczuk, jogadora de 40 anos, que foi mãe há cerca de oito meses.

Xue e Xia também melhoraram a sua classificação em etapas realizadas na Praia da Baía: Chen Xue tinha sido 9ª classificada em 2019 e Xinyi Xia 5ª posicionada em 2018, 9ª em 2019 e 19ª em 2022.

Em masculinos, os norte-americanos Trevor Crabb e Theodore Brunner somaram a sua primeira vitória em torneios do Beach Pro Tour 2023, ao derrotarem, pela margem máxima (2-0: 21-16 e 21-17), na final os austríacos Julian Horl e Alexander Horst, que foram os carrascos da dupla portuguesa João Pedrosa/Hugo Campos na prova, enquanto Crabb e Brunner, provenientes da fase de qualificação, afastaram Sebastião/Zé Pedro, tendo feito oito jogos no total, mais dois do que os austríacos, que, curiosamente, tinham perdido com os polacos Kantor e Zdybek na fase de grupos.

Após a final, que contou com o português Rui Carvalho na equipa de arbitragem e teve casa cheia, Trevor Crabb confessou: “Esta medalha de ouro é uma maravilha e muito importante para a nossa dupla, pois já passou um bom pedaço de tempo desde que conseguimos uma medalha no Circuito Mundial de Voleibol de Praia”.

A medalha de bronze foi ornamentar o peito dos atletas brasileiros Evandro Júnior e Arthur Lanci, que superaram, no jogo de atribuição dos 3º e 4º lugares, os polacos Piotr Kantor e Jakub Zdybek.

Emocionados com o triunfo e o apoio de que foram alvo pelo público, os brasileiros retribuíram no final do jogo.

Arthur começou por dizer “a única coisa que quero fazer agora é agradecer. É uma alegria imensa ganhar esta medalha aqui, em Espinho, pois vocês, do público, foram fundamentais. parecia que estava a jogar no Brasil. Quero agradecer sobretudo ao povo português pela recetividade e carinho:  Obrigado!”, com Evandro a acrescentar: “Quero agradecer a todos os que estiveram aqui a torcer por nós, ao povo português e ao povo brasileiro. É sem dúvida gratificante voltar aqui. Foi a segunda semifinal que joguei aqui, agora jogando ao lado do Arthur, e com um resultado mais feliz [em 2018, com Vítor Felipe, alcançou o 4º lugar]“.

Por seu turno, Piotr Kantor (na altura com Maciej Rudol), tinha sido 4º classificado no Challenge de Espinho 2022.

A entrega de prémios contou com a presença de Maria Manuel Cruz, Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Ary Graça, Presidente da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), Vicente Araújo, Presidente da Federação Portuguesa de Voleibol, e Susana Feitor, Presidente da Fundação do Desporto.

O valor total dos prémios distribuídos foi de 150.000 dólares (75.000 por género).

Esta foi a 18ª edição da etapa espinhense de masculinos e a 13ª de femininos em Espinho, depois da cidade ter acolhido durante décadas, e mais recentemente em 2018, 2019 e 2022, etapas do Circuito Mundial de Voleibol de Praia (FIVB Beach Volleyball World Tour).

Foto: FPV.

Atualidade

Concurso “Pequenos Grandes Poetas” congrega alunos de Barcelos em volta da poesia

Alunos de todo o concelho levam poesia ao Auditório da Biblioteca Municipal

Publicado

on

O Município de Barcelos, através da Biblioteca Municipal e da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares, promove, no próximo dia 24 de maio, no auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos, a 11ª edição do concurso “Pequenos Grandes Poetas”.

A iniciativa, que conta com a participação de todos os estabelecimentos concelhios nos diferentes graus de ensino, desde o 1º ciclo ao secundário, representados por 78 alunos, inclui a modalidade de poemas inéditos declamados pelos autores e a modalidade de declamadores.

O concurso inicia às 18h00 com os alunos do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico e, às 21h30, é a vez do 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário.

Este evento tem como objetivos promover hábitos de leitura e de escrita, incentivar o gosto pela poesia e pela escrita criativa, e estimular a manifestação artística e a criatividade.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Porto Vivo e AICCOPN celebram contrato que colocará mais 11 habitações no mercado de arrendamento acessível

Publicado

on

Sete habitações de tipologia T0 e quatro T1, inseridas num prédio da AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, foram colocadas no programa municipal Porto com Sentido. A aposta representa um importante incremento na oferta de arrendamento acessível existente na cidade do Porto.

O contrato foi assinado nas instalações da Porto Vivo, SRU, por Pedro Baganha, Vereador da Habitação e Presidente do Conselho de Administração da empresa municipal, estando a AICCOPN representada pelo seu Presidente, Manuel Reis Campos, que manifestou satisfação com o facto de poder integrar o Porto com Sentido.

“Poder contribuir para a promoção da oferta de arrendamento acessível no Porto é algo que muito orgulha esta associação, o que também se insere na prossecução das suas finalidades, enquanto entidade centenária nascida e sediada na nossa cidade do Porto”, referiu Manuel Reis Campos.

Para Pedro Baganha, “esta é uma aposta que faz sentido, verdadeiramente com sentido, como anuncia e cumpre o programa municipal na sua nomenclatura, e que, está a sedimentar-se enquanto resposta habitacional na cidade, conforme todos os dados indicam”.

Cerca de uma semana depois de atingir o número redondo de 300 fogos colocados no mercado de arrendamento acessível, dos quais 188 são por via do Porto com Sentido, a empresa municipal responsável por gerir esta vertente do mercado habitacional, prossegue o esforço no sentido de proporcionar respostas aos cidadãos que estejam à procura de casa na cidade.

A aposta do Município do Porto no alargamento do mercado de rendas acessíveis é parte fundamental de uma estratégia que pretende fomentar soluções habitacionais para os cidadãos.

Foto: AICCOPN.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Praça da Liberdade recebe Wine & Blues Festival este fim de semana

Publicado

on

É já este fim de semana, dias 24 e 25 de maio, que a Praça da Liberdade de Viana do Castelo recebe o Wine & Blues Festival, numa edição que conta com várias novidades.

Para o evento, será montada uma praça de alimentação na Praça da Liberdade, onde os restaurantes aderentes vão disponibilizar menus preparados especificamente para o festival, sempre acompanhados por vinho verde. No local, a Mostra Vínica funcionará, nos dois dias, das 19h00 à 00h00, numa apresentação dos vinhos verdes da região. 

Aposta sólida da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Wine & Blues Festival concretiza este ano a sua 6ª edição e tem vindo a afirmar-se enquanto festival de dimensão internacional, num percurso de consolidação da Mostra Vínica, que contará com a presença de cerca de 14 produtores locais, e de reconhecimento de bandas de renome mundial pelos fãs do género Blues.

Assim, na primeira noite, sexta-feira, 24 de maio, às 21h15, sobem ao palco da Praça da Liberdade os The same way, seguindo-se, às 22h30, Kiko & The Blues Refugees. Sábado, dia 25 de maio, às 21h15 atuam Go Up Band e, às 22h30, Greg Copeland & Chris Wragg Blues Band (https://winebluesfestival.com/).

No âmbito do festival, está já a ser promovida um Roteiro de harmonizações do Loureiro nos restaurantes, bares e tasquinhas da cidade e do concelho, com direito a tapas e a um copo de vinho verde. O Roteiro de Harmonizações funciona até 25 de maio, com o preço único de 5 euros para um petisco típico e um copo de Vinho Loureiro.

No sábado, 25 de maio, a partir das 18h00, o topo norte da Praça da Liberdade vai acolher uma tertúlia dedicada aos 50 anos do Vinho Verde, seguida de Prova vínica comentada de vinho Loureiro pelo enólogo Constantino Ramos.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Mais lidas