Connect with us

Atualidade

Investigador da Universidade do Minho estreia ópera em Sintra

Publicado

on

A ópera infantil “O Jardim Secreto” – criada pelo jovem compositor Rafael Araújo, no âmbito da sua presente tese de doutoramento em Ciências da Cultura na Universidade do Minho – estreia a 14 de julho, às 21h30, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra. Nesta adaptação do livro de Frances Hodgson Burnett, a menina Margô encontra um jardim secreto fechado há muitos anos e vai procurar renascê-lo. Através de gestos musicais, poesia, onomatopeias, singelas atitudes e criatividade, representa-se formas de alcançar o que cada personagem ambiciona.

Pelo palco vão passar uma dúzia de atores e, nos coros infantis, três dezenas de alunos da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (EAMCN). O espetáculo de 75 minutos tem a direção artística de Rafael Araújo e a encenação de Rúben Saints. Inclui um livreto que cruza o romance e poesia de escritores como Alberto Caeiro, Ruy Belo, Miguel Torga, Antero de Quental e Álvaro de Campos.

“Decidi escolher esta história e em ópera, porque, no mundo em que vivemos, há cada vez menos espaço para o saborear do tempo e da subtileza das palavras; a conquista do fácil triunfa e esse tipo de atitude não me cativa”, explica Rafael Araújo, que espera recetividade e sensibilidade do público, desde os mais novos aos adultos.

Nascido há 30 anos em Afife, Viana do Castelo, Rafael Araújo é investigador do Centro de Estudos Humanísticos da UMinho e docente na Academia Nacional Superior de Orquestra – Metropolitana, na Escola Superior de Dança e na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. “O Jardim Secreto” é a sua quinta obra infantil e a primeira ópera. Como compositor, estreou obras de vários estilos em festivais nacionais, mas também nos EUA, Canadá, Holanda, Alemanha, Espanha, Lituânia e Brasil. Tem obtido diversos prémios nacionais e internacionais.

Foi maestro do Royal Voices Choir (Portugal), do Coro do Orfeão de Leiria (Portugal), do ABH/RSH Chor (Alemanha) e diretor artístico do Coro de Santa Joana de Aveiro. Leva ainda a música a pessoas com deficiência e a reclusos, com apoio da Direção-Geral das Artes. É formado pela Universidade de Aveiro, tendo estudado com Vasco Negreiros e António Vassalo Lourenço, e pela Universidade de Música de Karlsruhe (Alemanha), tendo trabalhado com Frank Leenen, Dieter Kurz e Andreas Weiss. Participou, igualmente, em masterclasses internacionais, com nomes como Simon Halsey, Lior Shambadal, Jean-Sébastien Béreau e Javier Castro, além de grupos de música de câmara e em formações de soundpainting, musicoterapia e improvisação, entre outras.

Foto: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas