Connect with us

Atualidade

Projeto do DSTGROUP em exposição no Museu Pompidou de Paris

Norman Foster inclui o LivingLab que está a conceber no âmbito da agenda mobilizadora no campus do dstgroup na retrospetiva que apresenta no Pompidou

Publicado

on

O projeto de arquitetura LivingLab do dstgroup está patente na exposição de Norman Foster no Centro Pompidou em Paris, tratando-se da maior exposição retrospetiva do artista das últimas seis décadas.

Enquanto consultores do projeto, Norman Foster e a sua equipa multidisciplinar estão a desenvolver o design conceptual dos sistemas de construção e de soluções modulares e de pré-fabricação.

Devido à importância que Norman Foster reconhece ao propósito deste projeto decidiu que o LivingLab deveria fazer parte da sua exposição retrospetiva.

Com uma área de 2200m2, a exposição é comissariada pelo diretor-adjunto do MNAM-CCI (Musée National dÁrt Moderne, Centre de Création Industrielle), Frédéric Migayrou, concebida por Norman Foster e executada em colaboração com a Foster + Partners e a Norman Foster Foundation.

A exposição organiza-se em sete temas: Natureza e Urbanidade, Pele e Ossos, Cidade Vertical, História e Tradição, Planeamento e Localização, Redes e Mobilidade, e Futuro, sendo, portanto, uma compilação completa do trabalho do arquiteto. O LivingLab está patente na ala dedicada ao tema Natureza e Urbanidade, ao lado dos mais recentes trabalhos da Fundação Norman Foster, o Masterplan da reconstrução da cidade de Kharkiv, na Ucrânia.

“Esta exposição traça os temas de sustentabilidade e antecipação do futuro. O nascimento da prática na década de 1960 coincidiu com os primeiros sinais de consciência da fragilidade do planeta. Ao longo das décadas, procuramos desafiar as convenções, reinventar os tipos de construção e demonstrar uma arquitetura de luz e leveza, inspirada na natureza, que pode ser alegre e ecológica”, afirma Norman Foster, fundador e presidente executivo da Foster+Partners e presidente da Foster Foundation.

Recorde-se que o LivingLab é um empreendimento com cerca de 4.000 m2 e aproximadamente 100 unidades modulares habitáveis que responderão a diferentes programas funcionais, designadamente: residências para estudantes; habitações; hotelaria; residências hospitalares; residências seniores e espaço público, que o dstgroup está a desenvolver para a testagem de sistemas construtivos modulares, na sua sede, em Braga.

O LivingLab será um laboratório de I&D para soluções de construção modular, que pretende satisfazer as necessidades nacionais e internacionais de uma construção sustentável.

Neste centro de pesquisa à escala real, o dstgroup em conjunto com Norman Foster está determinado em encontrar as respostas aos desafios colocados pela construção modular e em fazer o que nunca foi feito.

Foto: DR.

Atualidade

Loures: Três detidos em operação de fiscalização

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, realizou, no dia 28 de dezembro, uma operação de fiscalização na Vila da Pontinha da qual resultaram 3 detenções: 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal; 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e resistência e coação sobre funcionário; e 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e tráfico de estupefacientes.

A PSP apreendeu 232 doses individuais de haxixe; 23 doses individuais de cocaína; 2 facas com resíduos de estupefaciente; e 443,48 euros em numerário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Detido por posse de arma proibida

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 27 de dezembro na Vila de Pontinha, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 62 anos, suspeito da prática do crime de detenção de arma proibida.

Tendo sido solicitada a comparência da polícia na sequência de uma desordem supostamente envolvendo armas brancas, foi possível intercetar o agora detido, logo após ter agredido, de forma grave, na face, um outro indivíduo, na posse de uma soqueira.

O detido foi notificado e libertado para comparecer perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amadora: Prisão Preventiva para dois jovens por roubos à mão armada

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 28 de dezembro, cerca das 01h00, na Mina d’Água – Amadora, procedeu à detenção de dois homens, com 16 e 17 anos de idade, por serem suspeitos da prática de 2 crimes de roubo qualificado.

No passado dia 24 de dezembro, dois suspeitos, depois de acionarem o serviço de entrega de refeições através da plataforma GLOVO, abordaram o funcionário e, sob ameaça de arma de fogo e uma faca, subtraíram-lhe a comida e o dinheiro. No dia 27 de dezembro, com a mesma forma de atuar, a mesma dupla conseguiu vitimar outra pessoa, consumando novo roubo, mas subtraindo uma quantia monetária maior.

“O cometimento de crimes violentos e graves merece especial atenção por parte da Divisão Policial da Amadora, designadamente por impactar diretamente com o sentimento de segurança da população e este caso não foi exceção”, sublinha a PSP. Foram desencadeadas diversas diligências para identificar os suspeitos da prática dos crimes, quando, no dia seguinte – 28 de dezembro – se preparavam para praticar um novo crime, com o mesmo modus operandi, foram surpreendidos em flagrante delito pelos polícias, que os abordaram, identificaram e apreenderam uma arma que se veio a apurar ser de alarme, balaclavas e uma navalha. Foram realizadas diligências de recolha de prova nos dois crimes, que sustentaram a emissão de mandado de detenção por autoridade de polícia criminal, procedendo-se à detenção dos suspeitos tendo-lhes sido aplicada, pelo Tribunal de Mafra, a medida de coação de prisão preventiva.

Foi ainda identificada uma criança, a quem foi apreendido o telefone utilizado para acionar o serviço resultado do qual foram cometidos os crimes.

“A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, sendo este tipo de detenções decisivo pela dissuasão de grupos de autores com pretensões idênticas, a par da manutenção das medidas de prevenção criminal necessárias ao fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança”, conclui a PSP.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas