Atualidade
Barcelos: Sessão Solene assinala Feito dos Alcaides
Apresentada a Comissão de Honra

O presidente da Câmara Municipal de Barcelos sublinhou a importância de se refletir sobre a história como forma de contrariar e combater “a tendência para o imediatismo e para o pensamento e opinião etéreos”. Mário Constantino, que falava na abertura da Sessão Solene das Comemorações dos 650 anos do Feito dos Alcaides de Faria, que decorreu no passado sábado, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, realçou o facto de que “um dos pilares da programação (das comemorações) deveria consistir num projeto com componente pedagógica, que motivasse reflexões sobre esse episódio da nossa história concelhia e também nacional, reflexões essas capazes de ampliar o conhecimento desse acontecimento e exponenciassem o valor da sua mensagem transposta para os dias de hoje”.
O autarca referiu que se vive hoje “numa sociedade em que os acontecimentos são voláteis, o pensamento produzido é efémero, não há tempo para a reflexão aprofundada, o ter ganhou hegemonia sobre o ser, e grandes valores e princípios, que norteavam a sociedade desde o Iluminismo, são desvalorizados, e até substituídos por atitudes, comportamentos e causas que nos merecem apreensão e perplexidades”, daí que tenha sugerido que as Comemorações do Feito dos Alcaides mobilizassem “a comunidade escolar no sentido da participação, reflexão e mensagem desse episódio histórico passado no nosso território”.
Após a abertura da sessão, foi apresentada a Comissão de Honra das Comemorações que é presidida pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e integra outras altas individualidades, com particular destaque para o mundo académico, e a quem foram entregues medalhas alusivas ao ato.
A Sessão Solene prosseguiu com uma “lição” sobre o feito dos Alcaides, pelo professor Carlos Alberto Brochado de Almeida, que fez uma contextualização histórica do período das guerras fernandinas, onde se inclui a história dos Alcaides de Faria. Proferindo os primeiros versos da “Eneida” de Virgílio, o professor Brochado de Almeida apelou a que “nós devemos aqui cantar os feitos dos Alcaides de Faria”, dizendo que “Barcelos foi ignorado, talvez esquecido, mas merece mais respeito porque faz parte dos capítulos mais importantes da História de Portugal”.
No encerramento da Sessão Solene, a vereadora da Cultura, Elisa Braga, salientou que “é um privilégio presidir à Comissão executiva das Comemorações dos 650 anos dos Alcaides de Faria”, agradecendo aos historiadores e às demais pessoas que com a sua presença “prestigiaram as comemorações”. A responsável pela cultura do Município terminou o seu discurso com um repto: “levem a História à vossa comunidade. As gerações vindouras devem ter conhecimento da história de Barcelos na fundação da nacionalidade”.
Encerrada a sessão, passou-se à visita interpretada à exposição “Era uma Vez…o Castelo de Faria”. Instalada na Sala Gótica da Câmara Municipal, esta exposição estará patente ao público até finais do mês de outubro.
O programa das comemorações prossegue de 6 a 8 de outubro, no Castelo de Faria, onde vão realizar-se diversas oficinas alusivas à época, e haverá recriações e animação temáticas.
Composição da Comissão de Honra:
Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa
Primeiro-Ministro, António Costa
Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes
Presidente da Assembleia Municipal de Barcelos, Fernando Santos Pereira
Presidente da Academia Portuguesa de História, Manuela Rosa Mendonça de Matos Fernandes
Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira
Reitor da Universidade do Minho, Rui Manuel Costa Vieira Castro
Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Maria José Fernandes
Presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte, António Augusto Magalhães Cunha
D. Duarte, Duque de Bragança
Arcebispo de Braga, D. José Manuel Garcia Cordeiro
Presidente da Comissão Portuguesa de História Militar, João Vieira Borges
Diretor-Geral da Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, Silvestre de Almeida Lacerda
Diretor-Geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos
Diretora-Regional da Cultura Norte, Laura Lucinda de Oliveira Castro
Presidente da Região de Turismo-Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins
Presidente da Comunidade Intermunicipal do Cávado, Ricardo Rio
Presidente da Fundação da Casa de Bragança, Alberto Ramalheira
Presidente da Sociedade Martins Sarmento, João Antero Ferreira
Teresa Soeiro
Padre António Júlio Trigueiros
Mário Jorge Barroca
Presidente da União de Freguesias de Milhazes, Vilar de Figos e Faria, Miguel Ângelo Silva Pereira
Presidente da Junta de Freguesia de Gilmonde, João Maurício Campos Barros
Presidente da Junta de Freguesia de Pereira, José Carlos Esteves da Costa
Monsenhor da Paróquia de Barcelos, Abílio Fernando Alves Cardoso
Presidente da Direção do Grupo Alcaides de Faria, Manuel Luís Lomba.
Foto: CMB.
Atualidade
Barcelos apresenta “7 Prazeres da Gastronomia” deste ano
Lampreia, rojões e papas de sarrabulho, bacalhau, galo assado, arroz pica no chão, petiscos e doçaria

Está de volta às mesas da restauração de Barcelos o programa anual “7 Prazeres da Gastronomia”. A iniciativa foi apresentada ontem, em conferência de imprensa, no Restaurante Solar das Fontes, na Várzea, e contou com a presença da Vereadora do pelouro do Turismo e Artesanato, Elisa Braga, que vincou a importância deste evento na dinamização da economia local.
Com cerca de 70 estabelecimentos aderentes, os “7 Prazeres da Gastronomia de Barcelos” são uma prova ao “pecado da gula”, já que incluem o que de melhor existe na gastronomia barcelense.
Promovida pelo Município, esta iniciativa envolve o setor da restauração e da hotelaria, bem como produtores vinícolas, tendo associado um conjunto de atividades paralelas que vão desde a animação de rua, ao artesanato, passando pelas caminhadas ambientais, por rotas temáticas e percursos pedestres.
O programa decorre ao longo de todo o ano e pretende fazer a divulgação da cozinha tradicional barcelense. Além de ser um convite à descoberta da gastronomia local, estes fins de semana gastronómicos são ainda um apelo à descoberta do território barcelense e das suas gentes.
No decorrer da apresentação do evento, Elisa Braga, Vereadora do pelouro do Turismo, realçou a importância das tradições culturais ligadas ao valor do produto gastronomia e vinhos para o turismo do concelho, da região e do país. “É uma excelente oportunidade para os operadores da restauração angariarem mais clientes, potenciarem o seu negócio e fazerem face à época baixa. Além de se constituir como fator de desenvolvimento da economia local, os 7 Prazeres da Gastronomia, envolvendo a restauração e a hotelaria, permitem dar a conhecer a identidade do nosso povo que tão bem preserva a sua herança gastronómica e cultural”. Elisa Braga salientou também o valor e as potencialidades dos “7 Prazeres da Gastronomia”, enquanto evento que motiva cada vez mais pessoas a visitarem Barcelos, proporcionando-lhes fins de semana de excelência no nosso concelho.
Este fim de semana, a Lampreia é a primeira proposta dos “7 Prazeres da Gastronomia”
Arroz de lampreia, à bordalesa, ou ainda preparada no forno, e até grelhada, são as opções que pode encontrar nos 15 restaurantes aderentes ao primeiro fim de semana gastronómico, que acontece de 21 a 23 de fevereiro.
Esta iguaria, muito sazonal, é razão de romaria para os amantes deste ciclóstomo e a sua degustação ficará ainda mais completa se a refeição for acompanha por um saboroso Vinho Verde de Barcelos.
Entre outros, estes são os restaurantes onde pode encontrar pratos de lampreia a seu gosto, mas é aconselhável reservar mesa com antecedência: Atina Restaurante (Várzea), Bagoeira (Barcelos), Casa dos Arcos (Barcelos), Chuva (Barcelinhos), Cozinha Regional de Barcelos (Várzea), Dom Carlos (Silva), Galliano (Barcelos), Maria de Medros (Barcelinhos), Manjar das Estrelas (Várzea), Pedra Furada (Pedra Furada), Restaurante O Cruzeiro “O Rabeca” (Gilmonde), Solar das Fontes (Várzea), Taberna Lopes (Gilmonde), Taberna do Armindo (Remelhe) e Taberninha O Chico (Perelhal).
Evento decorre ao longo de todo o ano
Os “7 Prazeres da Gastronomia” são um programa de divulgação da cozinha tradicional barcelense que se desenvolve ao longo de todo o ano, iniciando no próximo fim de semana (21 a 23 de fevereiro) com a “Lampreia do Rio Cávado”.
De 7 a 16 de março, promovem-se os fins de semana gastronómicos do Galo, dos Rojões e das Papas de Sarabulho à moda de Barcelos. Em maio, de 16 a 18, avança o Fim de Semana do Bacalhau, e depois, de 11 a 13 de julho, o Fim de Semana dos Petiscos.
Na época do outono, mais concretamente de 10 a 12 de outubro, há o “Concurso Galo Assado”, ficando o fim de semana do Pica no Chão agendado para 14 a 16 de novembro. Finalmente, os “7 Prazeres da Gastronomia” encerram com o concurso de pastelaria, Barcelos Doce, no dia 6 de dezembro.
Foto: CMB.
Atualidade
Loures: Homem de 39 anos detido por tráfico de estupefacientes

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 15 de fevereiro, pelas 01h30, na união de freguesias Pontinha e Famões, procedeu à detenção de um homem de 39 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefacientes.
A detenção surge no âmbito de uma ocorrência de violência doméstica, verificando-se que o suspeito tinha na sua posse 171,18 doses individuais de haxixe; 1 faca com vestígios de haxixe; 1 balança de precisão; 29 sacos em plástico para acondicionamento de doses de estupefacientes; e 100 euros em numerário.
O detido foi presente perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte, mantendo a aplicação da medida de coação de termo de identidade e residência já aplicada.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Jovem detido por tráfico de drogas

No dia 18 de fevereiro, pelas 09h40, na rua Manuel Fiúza Júnior, em Viana do Castelo, foi detido um jovem de 16 anos de idade, estudante e residente em Ponte de Lima.
Polícias do efetivo da Esquadra de Investigação Criminal, no decurso de diligências policiais relacionadas com o combate ao tráfico de estupefacientes junto da comunidade escolar, intercetaram o estudante na posse de estupefacientes, denominados Haxixe e Canábis, suficientes para cerca de 43 e 02 doses individuais respetivamente, bem como quantidade diminuta de MDMA, substâncias que lhe foram apreendidas, assim como uma balança de precisão e um canivete com resíduos de estupefacientes.
As diligências policiais incluíram, ainda, a realização de uma busca domiciliária.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação