Connect with us

Atualidade

Prove e aprove a deliciosa culinária portuguesa com os vencedores do Prémio Cinco Estrelas Regiões 2023

De fim de semana prolongado e a precisar de ideias para degustar?

Publicado

on

Hoje assinala-se o Dia da Gastronomia Portuguesa, caracterizada pela sua variedade, personalidade muito própria, e sabores tradicionais de influência mediterrânica. O Prémio Cinco Estrelas Regiões reuniu os vencedores das categorias de Cozinha Tradicional Portuguesa, Doçaria Regional e Restaurantes, deixando uma gama de sugestões diversas, saborosas e perfeitas para degustar com tempo e em família.

Reconhecida internacionalmente pela sua riqueza, diversidade e sabores únicos, a culinária portuguesa tem profundas raízes históricas, influenciada por séculos de exploração marítima, encontros culturais e tradições regionais.

Uma das características marcantes da gastronomia portuguesa é a utilização de ingredientes frescos e de qualidade, como peixes e frutos do mar, carnes, azeite, legumes, ervas aromáticas e especiarias. A localização geográfica privilegiada de Portugal, com uma extensa costa marítima e uma rica diversidade de produtos agrícolas, contribui para a variedade de ingredientes disponíveis. Veja a lista de vencedores de 2023 do Prémio Cinco Estrelas Regiões nas categorias Cozinha Tradicional Portuguesa, Restaurantes e Doçaria Regional e inspire-se. Bom apetite!

Vencedores na Categoria de Cozinha Tradicional Portuguesa e respetivas Regiões:

Arroz de Cachola, Nisa, distrito de Portalegre

Francesinha, distrito do Porto

Sopa da Pedra, Almeirim, distrito de Santarém

Choco Frito, distrito de Setúbal

Vitela à Lafões, São Pedro do Sul e Viseu

Açorda Alentejana, Alentejo

Bacalhau à Narcisa, distrito de Braga

Vencedores na Categoria de Doçaria Regional e respetivas Regiões:

Jesuíta, Santo Tirso, distrito do Porto

Tortas de Azeitão, distrito de Setúbal

Cristas de Galo, distrito de Vila Real

Pastel de Tentúgal, Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra

Bolo de Mel, Madeira

Cornucópias, Alcobaça, distrito de Leiria

Dom Rodrigo, Algarve

Travesseiros de Sintra, distrito de Lisboa

O Prémio Cinco Estrelas Regiões sugere, também, alguns restaurantes de cozinha tradicional, avaliados e premiados pelos consumidores portugueses, onde poderá deliciar-se com estas e outras especialidades.

Vencedores na Categoria de Restaurantes:

Taberna Açor, Açores

Restaurante do Clube de Tiro de Monfortinho, Idanha-a-Nova

Brasão, Porto

O Picadeiro, Tomar

Ferro Velho, Seixal

Marisqueira Torralva, Évora

Em termos de Cozinha de Fusão, as sugestões vão para a Ilha da Madeira, com os restaurantes Ákua (peixe e marisco) e Kampo (carne e legumes).

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos: Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida de Balugães

Iniciativa conta com 70 cavalos e 12 charretes

Publicado

on

É uma iniciativa inédita. O Município de Barcelos, em parceria com Confraria da Nossa Senhora Aparecida, promove, no próximo domingo, 13 de abril, uma “Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida” de Balugães, pelos caminhos de São Tiago. Evento pioneiro no concelho de Barcelos, esta peregrinação equestre arranca junto ao Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, pelas 9h00 da manhã, estando prevista a chegada a Balugães, por volta das 13 horas. Vão participar nesta peregrinação 70 cavalos e 12 charretes. 

Além do caráter religioso, esta iniciativa pretende promover o território de Barcelos, no meio equestre nacional.

A Peregrinação alicerça-se historicamente na passagem pela Casa da Recoleta, atual Albergue Municipal, onde se terá programado a primeira peregrinação à Senhora da Aparecida. Atentos a este quadro, onde se junta atividade equestre, história e tradição, esta iniciativa visa valorizar o “cluster” equestre em Barcelos e posicionar o território neste segmento a nível nacional.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Amadora: Detidos por vaga de roubos

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 2 de abril, pelas 07h40, na freguesia de Encosta do Sol, procedeu à detenção de dois homens de 24 e 26 anos, por serem suspeitos da prática de quatro crimes de roubo.

O modus operandi dos suspeitos baseava-se no seguimento das vítimas até às respetivas residências com o intuito de as invadir. Com recurso à violência deixavam as vítimas na impossibilidade de resistir, apoderavam-se de dinheiro e de ouro que depois vendiam em ourivesarias.

Os crimes ocorreram entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025 e foram declarados como prioritários, sendo alocadas equipas de investigação criminal em exclusivo nestas investigações. Em estreita e simbiótica coordenação com o Ministério Público da Amadora, foi possível recolher indícios da prática dos crimes pelos suspeitos que sustentaram a emissão de mandados de busca domiciliária. Dessas diligências foi possível apreender objetos roubados e vestuário com valor probatório e, de forma superveniente, apreender várias armas de fogo e estupefacientes.

Os detidos, ambos com antecedentes criminais vários, nomeadamente crimes violentos dirigidos à esfera patrimonial, foram presentes a 1.º Interrogatório Judicial tendo sido submetidos à medida de coação de Prisão Preventiva.

A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, tendo em conta a violência com que são praticados, neste caso, contra vítimas especialmente vulneráveis sendo este tipo de detenções relevante para o fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Porto: Mais quatro detenções por contrafação

Publicado

on

No dia 07 de abril, no Porto, a 1.ª Divisão Policial, numa operação de fiscalização e em colaboração com representantes legais de marcas registadas e protegidas, procedeu à detenção de quatro homens com idades compreendidas entre os 54 e os 68 anos de idade, por posse de artigos contrafeitos para venda.

Desta operação, foram apreendidos 18 kits (camisola + calção) e 600 artigos contrafeitos referentes a marcas registadas e protegidas pelo Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.

Os detidos foram notificados para comparecer perante as Autoridades Judiciárias competentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas