Atualidade
SPACIO SHOPPING é palco de exposição de consagrados artistas portugueses
Desde Vhils a Paula Rego, de 12 de junho a 2 de julho

De 12 de junho a 2 de julho, no piso 1, o Spacio Shopping terá em exibição uma exposição de arte, proporcionada pela loja Coisas Originais, que reunirá obras de consagrados nomes do panorama artístico-cultural em Portugal: Bordalo II, Cargaleiro, Maluda, Maria Vieira da Silva, Paula Rego e Vhils.
Nesta dinâmica, onde a criatividade é palavra de ordem, serão apresentadas serigrafias individuais de cada artista. Além disso, a mostra vai contar com uma serigrafia da autoria conjunta de Cargaleiro e Vhils, que, surpreendentemente, esgotou em 6 minutos aquando do lançamento da sua edição.
Consagrado no mundo inteiro, Alexandre Farto, mais conhecido por Vhils, tinha apenas 10 anos quando se interessou pelo graffiti e começou a pintar nas ruas com 13 anos. Desde os 19 anos que vive em Londres, mas os seus trabalhos estão espalhados em espaços públicos de várias cidades do mundo. Nas suas peças impera a originalidade e exemplo disso é o facto de usar explosivos e martelos pneumáticos para esculpir e dar textura a estas.
Manuel Cargaleiro, já galardoado com vários prémios e dono de uma obra de arte plástica vasta, é um artista plástico completo e mundialmente conhecido que continua a apresentar obras magníficas até aos dias de hoje.
Artur Bordalo (Bordalo II), neto do artista Real Bordalo, é um escultor gráfico e artista plástico. Iniciou a sua vida artística com graffiti, tornando-se rapidamente conhecido pelas esculturas feitas com recurso a lixo e resíduos. As suas peças mais conhecidas fazem parte de uma série chamada “Big Trash Animals” e podem ser encontradas em Lisboa, Paris, Talin, Lódz, entre outras 19 cidades em 3 continentes.
A pintora portuguesa Maria Vieira da Silva foi criadora de vários trabalhos em litografia, serigrafia, vitral, azulejos e tapeçaria. Além disso, ilustrou várias publicações literárias e realizou inúmeras exposições individuais em Paris e Nova Iorque, tendo sido condecorada pelo governo francês duas vezes. As suas obras foram expostas em diversas exposições e espaços museológicos internacionais.
Paula Rego, autora de obras conhecidas mundialmente, foi uma pintora luso-britânica condecorada pelo governo português e pela Rainha Isabel II. A sua vida dividiu-se entre Portugal e Inglaterra, mas foi no país britânico que desenvolveu a maior parte da sua atividade artística e onde também deu aulas em várias universidades. Nos seus quadros, são sobejamente conhecidas as figuras de mulheres e momentos baseados em obras literárias ou contos populares.
Maluda foi uma pintora portuguesa que recebeu a Ordem de Infante Henrique. A sua obra baseava-se, principalmente, em retratos visões das cidades, nomeadamente na pintura de paisagens urbanas, janelas, telhados, quiosques e vários outros elementos arquitetónicos. A artista participou em várias exposições individuais e coletivas.
Com esta exposição, aberta para todos os visitantes, o Spacio Shopping torna-se um “portal” para uma incrível experiência de contacto direto com o melhor do talento português no que toca à arte plástica.
Imagem: SS.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca